sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Folha de Notícias




Informativo Quinzenal

Ano 1 Edição 01       Serrinha-RN       15 de Novembro de 2010


Flaviosaude.blogspot.com         8879-8713 e 9931-7589




Lixão de Serrinha-RN

Flávio do Carmo mostrando que o lixão fica a 200 metros da cidade
200 metros de nossa cidade






Bem meus irmãos, temos um grave problema de saúde pública e tem nome “lixão” aonde são jogados todo o lixo de nossa cidade sem nenhum tipo de coleta seletiva,sem nenhum cuidado com o meio ambiente e principalmente com o cidadão Serrinhense. Estive pessoalmente no local e constatei que o fedor é insuportável,além do lixo não ter nenhum tipo de coleta como já havia dito antes, também estão jogando no local animais mortos e pra acabar de completar o limpa fossa da cidade também esta contribuindo usando o local de deposito para os dejetos que são recolhidos de toda cidade.



Estive na residência do Sr. Severino de Couto da Silva de 85 anos,em poço doce. Maior prejudicado de toda esta história real, pra vocês terem uma idéia do que estou falando façam uma visita a Sr. Severino e vejam com os seus próprios olhos,durante o dia a família não consegue fazer nenhuma refeição com tranqüilidade, pois uma das mãos tem que está sempre ocupada espantando as moscas enquanto a outra tampando o nariz.

 
Para você Serrinhense que ainda não tem conhecimento deste lixão,ele fica logo ali bem pertinho de você amigo morador, a 200 metros da última residência de nossa cidade, localizado precisamente em poço doce vizinho a fazenda do amigo e comerciante de nossa cidade,Carlinhos Aguiar
 
 
 
Doenças causadas pelo lixão
 
São elas:

cisticercose, cólera, disenteria, febre tifóide, filariose, giardíase, leishmaniose, leptospirose, peste bubônica, salmonelose, toxoplasmose, tracoma, triquinose.



Telefones úteis  

Policia militar 190

Samu 192

Corpo de bombeiros 193

Cosern 116

INSS -prevfone 135

Hospital. walfredo Gurgel

3232-7500

Hospital de pediatria da UFRN

3215-4400

Hospital das clinicas Onofre Lopes 3202-3719

Hospital Maria Alice Fernandes

3232-5400

Hospital Dr. Luiz Antonio

4009-5400

Hospital da policia militar

3221-3623

Hospital Gizelda trigueiro

3232-7900

Hospital infantil varela Santiago

3211-5170

Programa saúde para todos

9931-7589


Parabéns ao Flamengo do Jacumirim dos Secundo pelo seu novo uniforme




terça-feira, 9 de novembro de 2010

Walfredo Gurgel

Acordo judicial pretende desafogar Walfredo Gurgel



» 9/11/2010 - 10:20h

por Assessoria de Imprensa do MPRN

Promotoras da Saúde se reúnem com prefeituras do interior para explicar acordo que pretende desafogar os corredores do Walfredo Gurgel. O Processo nº 001.99.002514-5, que tramita desde 1999, prevê o fechamento dos Pronto-Atendimentos nos Hospitais Regionais no interior do estado e de Referência em Natal.
O acordo firmado entre MP e Governo do Estado tenta evitar que pacientes sejam transferidos aleatoriamente para o Hospital Walfredo Gurgel (HWG). Com isso, os municípios do interior terão que atuar de forma mais eficaz nos serviços de atendimento de média e de baixa complexidade; uma vez que esta é uma responsabilidade local.

No acordo, o Estado se prontificou garantir a internação mais próxima das residência dos munícipes, em hospitais onde os pronto-atendimentos (PA) serão fechados, uma vez que os municípios não poderiam garantir a internação das pessoas, embora casos de urgência e emergência de baixa complexidade e atendimento ambulatorial seja de responsabilidade dos municípios.

Para que as medidas previstas no acordo firmado tenham sucesso é preciso que as cidades do interior se articulem e se organizem de forma sistematizada, mas não simplesmente mandem os pacientes para a “capital”; uma vez que a assistência básica os municípios já fazem. É preciso que haja uma garantia de efetividade e continuidade destes serviços, já que em muitos casos o problema não é simplesmente falta de pessoal.
Como resultado da reunião que pretendia esclarecer e informar aos representantes municipais os detalhes do acordo firmado, as Promotoras da Saúde requisitaram ao Secretário Estadual de Saúde, no prazo de até dez dias, informações sobre como se dará a composição e a readequação de escalas de plantões médicos nos hospitais regionais e/ou de referência, de forma a garantir efetiva assistência hospitalar, especificando ainda quais tipos de patologias e perfis de pacientes serão atendidos, após se dá o fechamento dos PA's que hoje existem nos referidos hospitais.


Contato: (84) 3232-7146 / pgj-ascom@rn.gov.br

Acesse o Portal de Notícias do MPRN www.mp.rn.gov.br

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Cuidado com o lixão de Serrinha - RN

Doenças causadas pelo lixo




Dengue: Causada por um vírus da família Flaviridae que é transmitido através do mosquito Aedes aegypti. Hoje a dengue é considerada um dos principais problemas da saúde no mundo.

Tipos de Dengue: No mundo temos quatro tipos de dengue causadas por quatro sorotipos. No Brasil são encontrados os tipos 1, 2 e 3 e o 4 só foi encontrado na Costa Rica.

Formas de apresentação: A dengue pode ser apresentada de 4 formas: Infecção Inaparente, Dengue Clássica, Febre Hemorrágica e Síndrome de Choque. As principais são: Dengue Clássica e a Febre Hemorrágica.

Infecção Inaparente: É a forma assintomática da doença, estima-se que 10-20% das pessoas não ficam doentes.

• Dengue Clássica: Parece com a gripe e tem início repentino, durando no máximo uma semana, com estes sintomas: Febre alta, dores de cabeça, cansaço, dor muscular e nas articulações, indisposição, enjôos, vômitos, manchas vermelhas na pele, dores abdominais e outros. Depois de uma semana a pessoa pode continuar sentido cansaço e indisposição.

Dengue Hemorrágica: É a segunda forma mais grave da doença, caracterizada por séries de sangramentos internos. Aprincípio se asemelha com a dengue clássica, mas no terceiro ou quarto dia começa a apresentar hemorragias por contas de rompimento de vasos sanguíneos e orgãos internos. Provoca também hemorragias nasais, gengivais, urinárias, gastrointestinais ou uterinas. Se não for tratada com rapidez o doente morre.

Síndrome de Choque da Dengue: É a forma mais grave da doença, caracterizada pela perda de pressão arterial. A pessoa infectada apresenta inquietação, palidez, pulsação fraca e perda de sentidos. Há também resistros de várias complicações, como: Alterações neurológicas, problemas cardiorrespiratório, insufisiência hepática, hemorragia digestiva e derrame pleural. Das alterações neurológicas, temos: Delírio, sonolência, depressão, coma, irritabilidade extrema, psicose, demência, aminésia, paralisias e sinais de menigite. Se não tratado com rapidez mata.
Como evitar a doença: Não adianta matar o mosquito então temos que acabar com ele na reprodução e ele se reproduz na água parada e limpa ou seja é só não deixar acumular água parada e limpa que em geral sa acumula em geral nos seguintes lugares:

• Garrafas;

• Pneus;

• Pratos de vasos de plantas e xaxim;

• Bacias;

• Copos descartáveis.
Também não se esqueça de tapar:

• Caixas d'água;

• Cisternas;

• Tambores;

• Poços;

• Outros depósitos de água.

Dicas


• Lave bem os pratos de plantas e xaxins, passando um pano ou uma bucha para eliminar completamente os ovos dos mosquitos. Uma boa solução é trocar a água por areia molhada nos pratinhos.
• Limpe as calhas e as lajes das casas.
• Lave bebedouros de aves e animais com uma escova ou bucha; e troque a água pelo menos uma vez por semana.
• Guarde as garrafas vazias de cabeça para baixo.
• Jogue no lixo copos descartáveis, tampinhas de garrafaas, latas e tudo o que acumula água. Mas atenção: o lixo deve ficar o tempo todo fechado.

Tétano: Cauasada pelo bacilo Clostridium tetani descoberto em 1885,a contaminação pode ser dar de duas maneiras: ferindo-se com objetos cortantes contaminados ou andando descalço em solo contaminado. Os sintomas se manifestam após 5-10 dias após a infecção, a doença é caracterizada pelos seguintes sintomas: Irritabilidade, cafalea, febre e dificuldade de deglutinação, além de provocar deformações fisionômicas no rosto (riso sardônico), rigidez muscular e ao cher na nuca, projeta a cabeça para trás, no abdomêm causa o chamado abdomêm-tábua, na língua e na faringe deixa quase impossível a ação de engolir. Prevenção é a vacinação que deve ser efetuada em criança de dois a três de idade com intervalos de 30 a 60 dias. Se você tiver sofrido algum corte profundo e acha que esta contaminada use água oxigenada 10 volumes.

Leptospirose: Causada pela bactéria Leptospira presente na urina de ratos, geralmente a contaminação se dá no período de enchentes onde a urina se mistura na água, o contágio se dá pelo contato, principalmente se a pessoa tiver algum arranhão ou corte. Os principais sintomas são parecidos com os da gripe: Febre, dor de cabeça, dores pelo corpo, principalmente na panturrilha, podendo ocorrer icterícia (coloração amarelada da pele e das mucosas, daí o apelido da doença ser amarelão). Nas formas mais graves são nescessários cuidados especiais, inclusíve internações hoptalares. A melhor forma de combate é o diagnóstico precoce e o tratamento é basicamente feito com antibióticos.

Febre Tifóide: Causada por pela bactéria Salmonella typhi que se desenvolve no lixo. Apresenta como sintomas: febre constante, alterações intestinais, aumento das víceras, bradicardia relativa, esplenomegalia, manchas rosadas no tronco do corpo e tosse seca, se não for tratada com urgência leva a uma confusão mental e a morte. o contágio se dá através da ingestão de alimentos ou água contaminados, esta contaminação ocorre através do contato dos alimentos ou água com as fezes humanas contaminadas.