sábado, 28 de maio de 2011

HUOL inaugura nova estrutura de internação e gestão modernizada

Saúde - RN


Num investimento de R$ 21 milhões, o Hospital Universitário Onofre Lopes inaugurou, agora a pouco, 202 novos leitos no Prédio Central de Internação. A nova estrutura tem nove andares, e hoje foram inaugurados seis deles. Por andar, foram montadas dez enfermarias, num total de 31 leitos. Além disso, cada andar possui um núcleo de gestão, que será responsável pelo abastecimento e pela observação dos pacientes. Após a solenidade, as autoridades farão visitar as dependências do Prédio Central de Internação. Estão participando da solenidade o minsitro da Previdência, garibaldi Alves Filho, e o deputado Federal, Henrique Eduardo Alves.



Novo prédio, nas instalações do Hospital Universitário Onofre Lopes, foi inaugurado hoje pela manhã




Cada enfermaria tem apenas três leitos, banheiro, armários e lavabo. Além disso, em cada andar, elas têm vista para o mar. Segundo Lagreca, esse novo prédio é todo informatizado. Além do núcleo de gestão, tem uma central de prescrição, com o prontuário do paciente online, onde os profissionais vão se comunicar com os setores de farmácia, UTI, laboratório, imagem e internação. O prédio central de Internação tem oito salas de aula e uma sala de prescrição, por andar.



Segundo Lagreca, inicialmente, o número de leitos aumenta pouco, passando de 184 para 202. Mas no final do ano, quando os outros três pisos estiverem concluídos, mais 64 leitos serão abertos, somando 266. Os antigos pavilhões que abrigavam 21 enfermaria serão desativados. Lagreca informou que a área dará lugar ao novo centro cirúrgico e a nova UTI do HUOL, com uma unidade coronariana. A reforma será feita com recursos do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários (REHUF).



O Ministro da Previdência Social Garibaldi Alves Filho esteve presente e discursou durante a solenidade

A obra do prédio central foi realizada com verba do Ministério da Saúde e Ministério da Educação. “Esse novo prédio inaugura uma nova fase, um novo momento para a internação e para o hospital. Porque a internação é o eixo central da assistência e do ensino e com ele tudo será realizado com muito mais qualidade”, finalizou Lagreca.


Fifa descarta Natal oficialmente

Copa 2014


A confirmação oficial da ausência de Natal na Copa das Confederações, em 2013, não surpreendeu. O cronograma de obras, aprovado pela FIFA e apresentado pela SECOPA, para a construção da Arena das Dunas, em fevereiro deste ano, já alertava para o fato, uma vez que a conclusão dos serviços está previsto para dezembro de 2013 e a competição que serve como “ensaio” para o Mundial está marcada para junho, ou seja seis meses antes da finalização da Arena. O secretário da SECOPA, Demetrio Torres e o diretor de Marketing do Corínthians, Pedro Paulo Rosemberg, responsável pela construção do Itaquerão, que receberá o Mundial em São Paulo, tiveram discursos parecidos ao recebrem a notícia oficial da exclusão

Demétrio Torres, da Secopa, não se mostrou surpreso com a exclusão


“Nós entendemos a preocupação da Fifa e a preocupação da sociedade de um modo geral. Mas, segundo todas as previsões (pessimistas e otimistas), a construção do estádio leva 30 meses. Ou seja, se começarmos as obras em julho e cumprirmos o prazo normal (sem termos que dobrar turnos ou números de operários para apressar a obra), o estádio estará pronto em dezembro de 2013, seis meses antes do início da Copa do Mundo de 2014”, disse Rosenberg, por intermédio da assessoria de imprensa do clube.


Demetrio Torres seguiu a mesma linha de raciocínio do dirigente corintiano. “A Copa das Confederações já estava descartada quando passamos novos prazos para a Fifa e para o COL. A arena ficará pronta em dezembro de 2013 e só esse fato já tiraria a cidade da Copa das Confederações”, confirmou. “Já começamos o cadastramento de funcionários, estudos topográficos e mapeamento de redes de água, eletricidade e esgotos no local. Já em junho esperamos isolar o campo de trabalho para começarmos a execução da obra”, completou Torres.


O secretário da SEJEL, Rodrigo Cintra também esclareceu a questão através de nota enviada pela assessoria de imprensa da secretaria: “A cidade de Natal jamais pleiteou o posto de cidade sede da Copa das Confederações, haja vista que, de acordo com o cronograma de obras do novo estádio, a Arena das Dunas ficará pronta em dezembro de 2013, após o término da Copa das Confederações. Amanhã (hoje), ocorrerá a passagem oficial da posse do estádio Machadão por parte da Prefeitura do Natal para o Governo do Rio Grande do Norte, em uma solenidade de encerramento das atividades, de modo que no mês de junho, serão iniciadas as obras de demolição e de construção da nova Arena. As obras de mobilidade urbana terão início no dia 30 de junho deste ano e serão concluídas em maio de 2013. O orçamento para as obras de mobilidade estão totalmente asseguradas, com o financiamento Federal e a contrapartida da Prefeitura”.


A Prefeitura realiza hoje, às 16h, a solenidade de Encerramento das atividades do Machadão, juntamente com a Formatura de mais uma turma do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd). O evento será aberto ao público e a terá entrada gratuita pelos portões seis e oito do estádio Machadão.


A programação contará com apresentação de banda da Polícia Militar do RN, e desfile de várias instituições como o Bope, Corpo de Bombeiros, Rocan, Polícia Federal, Exército, viatura da Ronda Escolar com o campeão do XVI Jerninhos, entre outras. Após os desfiles, haverá a benção ecumênica . A solenidade de encerramento representa o fim de uma série de atividades que marcam a despedida do estádio Machadão.


Seminário


A prefeita Micarla de Sousa concede entrevista coletiva na próxima segunda-feira, às 10h, no Palácio Felipe Camarão. Na oportunidade, fará a divulgação da programação oficial do Seminário Natal Copa 2014 que vai trazer convidados nacionais e internacionais à capital potiguar em junho.


O Brasil Econômico integra o grupo EJESA (Empresa Jornalística Econômico S.A.), que ainda conta com os jornais Marca Brasil, O Dia e Meia Hora. Representantes do grupo também participarão da coletiva. Além dos palestrantes do evento, serão conhecidas a data e o local do seminário.

Superlotação na obstetrícia preocupa médicos da MJEC

Saúde - RN


As vagas de obstetrícia disponíveis na Maternidade Escola Januário Cicco, que recebe pacientes de todo o Rio Grande do Norte, vão durar no máximo só até hoje. O alerta foi feito pela médica obstetra Valéria Montenegro e revela um problema presente nas principais maternidades de Natal. Dos 60 leitos, sete estavam vagos na manhã de ontem, nenhum deles no setor de alto risco.



Maternidade Januário Cicco sofre com um problema que já dura muito tempo: a falta de leitos.




“Um plantão mais movimentado preenche todos eles”, justifica Valéria. Para desocupar um leito, leva-se, no mínimo, dois dias: tempo necessário para uma parturiente, cujo parto foi normal e sem complicações, receber alta, de acordo com uma normatiza do Ministério da Saúde. Algumas parturientes chegam a permanecer vários meses no mesmo leito.


No Hospital da Mulher Leide Morais também havia sete leitos vagos na manhã de ontem. Situação bem diferente da encontrada no início da semana, quando as gestantes estavam sendo encaminhadas para outras unidades devido a falta de vagas.



Os responsáveis pelas maternidades negaram qualquer tipo de desabastecimento e disseram que a regra é atender todas as pacientes, mesmo que para isso precisem improvisar leitos, como ocorreu nas principais maternidades de Natal na semana passada.


No Hospital Santa Catarina e na Maternidade Escola Januário Cicco parturientes estavam sendo internadas em macas dentro dos consultórios ou em cadeiras de plástico nos corredores. Na Maternidade Leide Morais, no início da semana, as gestantes que chegavam estavam sendo encaminhadas para outras unidades devido a falta de leitos.


Para o diretor da Leide Morais, Yuri Marques, a normatização do Minsitério da Saúde reduz pela metade o número de partos realizados pelas unidades. “Se uma unidade realizava 600 partos, agora realiza 300. Já tentamos suspender esta medida, mas não obtivemos sucesso. A normativa está baseada em dados científicos”, relatou.


Na última quarta-feira, a Januário atingiu a capacidade máxima e passou a acomodar as parturientes em cadeiras plásticas na recepção. Embora prejudicial, a medida tinha como objetivo garantir que todas as pacientes fossem atendidas. “Atendemos todos os casos de alto risco de nossa referência. Elas ficam em cadeiras, mas ficam”, disse Valéria Montenegro.


Valéria reconhece que a situação é complicada. “Deixar pacientes na cadeira é constrangedor para a paciente, para a família dela e para nós da maternidade. Explicamos sempre a situação para elas. Num primeiro momento, elas entendem. Depois se cansam e começam a reclamar”. A médica, tenta, mas não consegue enxergar uma solução. “As maternidades do interior não funcionam. Todos os casos de alto risco do Rio Grande do Norte vem para cá”.

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Greve dos professores está mantida após reunião com o Governo

Educação - RN


Marco Carvalho - repórter da Tribuna do Norte



Em greve há 25 dias, os servidores ligado ao Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública (Sinte/RN) permanecerão por tempo indeterminado sem retornar às salas de aula da rede estadual de ensino. A decisão veio após o diálogo com autoridades da administração estadual na manhã desta sexta-feira, 27. Apesar disso, a presidente do Sinte, Fátima Cardoso, saiu com a impressão positiva do encontro e já há a perspectiva de atendimento das reivindicações da classe.

A decisão veio após o diálogo com autoridades da administração estadual na manhã desta sexta-feira, 27
 O encontro na Governadoria reuniu o secretário-chefe do Gabinete Civil, Paulo de Tarso, e o secretário de Administração, José Anselmo de Carvalho. Para Paulo, houve um avanço significativo nas negociações e o diálogo também serviu para acabar com tensões entre os protestantes e o Executivo.



A boa notícia para os servidores foi a informação de que a arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) superou a meta estipulada. Nos primeiros cinco meses do ano, cerca de R$ 300 milhões chegaram aos cofres do Governo, quando a expectativa não ultrapassava os R$ 220 milhões. Esse aumento pode vir a garantir o atendimento das reivindicações feitas pelo Sinte.


O chefe do Gabinete Civil, Paulo de Tarso, declarou que o Governo está no caminho certo, mas pede cautela na interpretação dos números. “Não podemos garantir que esse aumento do ICMS seja estável. Vamos aguardar para ver “, disse.


Paulo voltou a descartar os reajustes imediatos para as categorias e reiterou a necessidade de negociação global com as categorias paralisadas.


A impressão foi positiva para os sindicalistas. “Cada vez mais temos a certeza de que o Governo atenderá as nossas reivindicações. Na próxima sexta-feira poderemos ter um panorama melhor da situação com a atualização do limite prudencial e o estudo de impacto das reivindicações no orçamento”, comemorou Fátima Cardoso.

A categoria pede o cumprimento do plano de cargos e também a equiparação dos salários dos profissionais da educação com os funcionários dos demais âmbitos estaduais.

 

Fifa oficializa exclusão de Natal e São Paulo da Copa das Confederações

Copa 2014


A Fifa anunciou oficialmente a exclusão das cidades de São Paulo e Natal da Copa das Confederações, que acontecerá no Brasil em 2013. A informação foi divulgada no mesmo comunicado que definiu o Rio de Janeiro como sede do Centro Internacional de Transmissão da Copa 2014.



"Foi determinado na reunião que apenas cidades com previsão de conclusão das obras nos estádios até o início de 2013 serão consideradas para sediar partidas da Copa das Confederações da Fifa", divulgou o Conselho de Administração do Comitê Organizador Local (COL) da Copa 2014. Como as capitais paulista e potiguar não terão seus estádios concluídos no prazo determinado, as cidades acabaram excluídas da competição.



O COL recebeu relatórios sobre diversas áreas operacionais na organização das cidades-sedes, incluindo detalhes da construção e melhoria dos estádios, e considerou que "a maioria das atividades (está) no rumo certo".


A Fifa ainda informou que as questões sobre operação de aeroportos e infraestrutura de transportes estão sendo tratadas com as autoridades brasileiras. "É crucial que todos os locais que sediarão a Copa do Mundo da Fifa tenham infraestrutura adequada, que atenda aos milhares de espectadores e possibilite que eles se movimentem pela cidade para irem a um jogo. Se esse não for o caso, não poderemos sediar jogos nessas cidades", enfatizou o Secretário Geral da Fifa, Jérôme Valcke, durante a reunião do COL.


* Fonte: Terra.

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Coração amargurado

Espaço Cultural


Blog do Drauzio Varela


Entrei no táxi falando no celular. Quando desliguei, percebi que o motorista me olhava de soslaio:
– O senhor não é aquele médico que dá conselho na televisão?
Pensei em explicar que não eram conselhos, mas concordar simplificava.
Assim que comecei a digitar os números do telefonema seguinte, ele interrompeu com delicadeza:
– O senhor teria paciência para ouvir um coração amargurado?
Em meu lugar, leitor, você diria não?
– Doutor, vivi com duas mulheres. A primeira era garota de programa; a segunda, uma evangélica fervorosa que nem nua na minha frente ficava. Advinha qual das duas me deu problema?
– A santa.
– Como o senhor sabe?
A garota de programa era vizinha de quarto na pensão da Alameda Glete, em que ele foi morar quando chegou em São Paulo aos dezenove anos, sem ter um gato para puxar pelo rabo, segundo ressaltou.

A moça havia fugido de Pernambuco com dezesseis anos para escapar das investidas do padrasto, que a mãe insistia em considerar simples manifestações de carinho. Aqui, conseguiu emprego numa fábrica de roupas na rua Oriente, para trabalhar doze horas por dia na máquina de costura. Três meses depois que a fábrica foi à falência, estava ameaçada de despejo do quartinho alugado no Brás, quando surgiu a inevitável amiga bem vestida que a apresentou ao dono de um inferninho na zona norte.
A solidão aproximou os dois na pensão da Alameda Glete. Nos fins de semana, passavam horas conversando; às vezes saíam para passear, mas não se tocavam.
Depois de meses de convivência, ele a beijou. Ela disse que nunca havia sido tratada com tanto respeito; por um homem como ele abandonaria a vida na noite, seria uma companheira dedicada e sincera.
Sem casar no papel, viveram em harmonia durante oito anos, num sobradinho do Jaçanã:
– Minha casa era um brinco. Se disser que ela me deu motivo para desconfiar que estivesse interessada em outro homem, estou mentindo.
Quando foi promovido a encarregado do almoxarifado da firma em que trabalhava, ele conheceu a outra, mocinha, evangélica recatada que corava na presença do chefe. A esposa ideal para constituir família, concluiu.
A separação foi dolorosa. A primeira mulher chorou muito, mas não entrou em desespero, pressentia o desenlace: ele nunca esqueceria o passado.
– Eu também sofri feito cachorro. Gostava mais dela do que da outra.
Mesmo assim, casou com a evangélica no civil e no religioso, tiveram duas filhas criadas em obediência aos princípios religiosos da mãe e um neto que havia acabado de nascer.
Com a segunda mulher não havia clima para os arroubos de paixão carnal que povoaram as noites do primeiro casamento, ausência compensada pela tranquilidade da vida familiar e de uma relação afetiva tépida, sem sobressaltos:
– Nunca usou um decote, uma saia curta. Se íamos a um aniversário, ficava entre as mulheres, nem perto dos homens chegava.
Entregue de corpo e alma à família, a esposa experimentou a sensação de vazio que se instala em mulheres como ela, quando os filhos saem de casa. Passava os dias entristecida, sem ânimo até para pentear o cabelo, à espera que o marido voltasse do trabalho.
Por sugestão de um amigo que enfrentara problema semelhante, ele comprou um computador para distraí-la durante o dia.
A transformação impressionou a família inteira. Em poucos dias, ela parou de reclamar da vida, virou uma mulher alegre e extrovertida; até roupas coloridas saiu para comprar.
Cinco dias antes de nosso encontro no táxi, aconteceu o inesperado: pela primeira vez ela não estava em casa quando ele chegou. Nem na casa das filhas. No espelho do banheiro havia um bilhete: “Conheci um rapaz pela internet. Fugi com ele. Não me procure, tenho direito de buscar a felicidade”.
– Veja quanta ingratidão. Com o computador, que ainda faltam duas prestações para pagar.
– Você foi atrás dela?
– Feito louco. Com o revólver.
– Não faça uma besteira dessas. Vai acabar na cadeia, cheio de remorsos. Suas filhas jamais o perdoarão. Mulheres não faltam, encontre outra, é a melhor maneira de esquecer.
– Agora, vou lhe dizer do fundo do coração, doutor, se um dia eu arrumar

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Secretaria Municipal de Saúde de Touros - RN

Saúde - Touros,RN


SMS de Touros de cara nova



antes

depois


Greve dos ônibus acaba amanhã

Greve dos ônibus - Natal,RN


A greve dos motoristas e cobradores de ônibus de Natal, que em curso desde a segunda-feira (23), tem data para acabar. Os trabalhadores vão retornar ao trabalho já na quinta-feira (26). Mesmo sem terem chegado a um acordo com o Seturn durante reunião no Tribunal Regional do Trabalho, que terminou no início da tarde desta quarta-feira (25), os rodoviários concordaram em retomar as atividades.


Negociação entre rodoviários e empresários vai continuar até o dia 8 de junho, quando terão nova reunião


Reivindicando, entre outras coisas, reajuste salarial e alteração nos valores repassados referentes ao vale transporte, os rodoviários não ouviram do Seturn a proposta que queriam. Apesar disso, o desembargador do TRT José Rêgo Júnior sugeriu que os trabalhadores retornassem ao serviço, uma vez que os empresários se comprometeram a negociar com a categoria.



Os rodoviários e os empresários terão reuniões constantes até o dia 8 de junho, quando ocorrerá nova reunião no TRT para que haja o acerto sobre situação dos profissionais. Os empregados, no entanto, não descartam nova paralisação caso as partes não cheguem ao acordo.

Taxista faz protesto inusitado ao lado da Prefeitura de Natal

Protesto - Natal,RN


Ricardo Araújo - Repórter da Tribuna do Norte

Vestido de Papai Noel e carregando, além do saco de presentes, uma placa com duas mensagens direcionadas às chefes do Executivo Municipal e Estadual, o taxista Reginaldo Lucas, de 47 anos, faz um protesto silencioso e solitário nas proximidades da Assembleia Legislativa e do Palácio Felipe Camarão, no Centro de Natal. A data do protesto remete ao aniversário da cidade, dia 25 de dezembro.


 
"Estou cansado de ver o povo sofrer. Me vesti de Papai Noel para lembrar à prefeita que Natal deveria ser uma cidade feliz e não está sendo assim. Estou lutando pela minha cidade e fiz isso para protestar", esclareceu Reginaldo. O taxista afirmou que abriu mão de um dia de trabalho pois até mesmo para os taxistas, está difícil com tantos buracos espalhados pelas vias da cidade.


Nem mesmo a chuva e uma poça formada pelo acúmulo de água no local escolhido pelo taxista, fizeram-no desistir de mostrar sua indignação aos transeuntes. Muitos vendedores, estudantes e cidadãos que circulavam pelo centro da cidade elogiaram a iniciativa.

As mensagens inscritas na placa eram as seguintes:


"Prefeita Micarla, Natal como estar (sic) mal administrada, quem sofre é o povo potiguar".

"Prefeita Micarla, Governadora Rosalba: Isso é uma vergonha que está acontecendo com o povo. Não merecemos essa humilhação".

População promove apitaço e pede saída de Micarla da Prefeitura

Politica - Natal,RN


Movimentos sociais organizaram, na noite desta quarta-feira (25), uma manifestação contra a administração da prefeita de Natal, Micarla de Sousa, nos arredores do Midway Mall. Com diversas faixas e cartazes pedindo a saída da gestora e melhorias na educação, saúde e segurança pública, os manifestantes realizaram um apitaço na calçada do shopping e nas avenidas Salgado Filho e Bernardo Vieira.



Com a presença de centenas de manifestantes, o trânsito na Salgado Filho e Bernardo Vieira foi interrompido às 18h55, com a Polícia Militar acompanhando de perto para evitar possíveis atos de violência. Antes da interrupção do trânsito, sempre que os semáforos ficavam vermelhos, uma faixa era estendida em frente aos carros, pedindo a saída de Micarla.
 


O fato curioso foi que, mesmo com a presença maciça de grevistas da administração estadual, havia apenas uma faixa em referência à administração de Rosalba Ciarlini, com os dizerem "Micarla e Rosalba, o povo não merece isso". Os trabalhadores que estão de braços cruzados cobrando melhorias nas condições de trabalho e reajuste salariais disseram que participam do protesto como forma de apoiar os movimentos sociais.
 

Segundo a Polícia Militar, cerca de 200 pessoas estão participando do movimento e a maioria dos protestantes são jovens. No ínicio do movimento, haviam 10 policiais acompanhando o protesto. Nesse momento, apenas 4 dão suporte. O delegado da 3ª DP, Natanion de Freitas, foi ao local observar se a movimentação estava tranquila.
 



Nesse momento, os protestantes fecham o cruzamento das avenidas Salgado Filho e Antônio Basílio. Com isso, o trânsito de veículos na avenida Bernardo Vieira já está liberado.



segunda-feira, 23 de maio de 2011

Ex-governador diz que atual gestão não valoriza servidor público

Politica - RN

O ex-governador do Rio Grande do Norte, Iberê Ferreira de Souza (PSB), rebateu as acusações do atual Governo sobre a suposta culpa que o gestor teve para que greves fossem iniciadas no serviço público potiguar. Através do Twitter, Iberê disse que a atual hestão não valoriza o servidor público.



O secretário chefe do Gabinete Civil, Paulo de Tarso Fernandes, disse que a lei do Plano de Cargos Carreiras e Salários para 14 categorias, feito pela gestão passada e aprovado pelos deputados estaduais, foi um ato "irresponsável" e que seria difícil o pagamento das vantagens aos servidores. Para Iberê, que foi derrotado na última passada por Rosalba Ciarlini (DEM), o atual Governo começou trabalho de forma equivocada.



"O que esperar de um governo que culpa um ex-governante por conceder planos de cargos e salários ao funcionalismo público? Um governo que não valoriza o funcionário público, não vai a lugar nenhum. É lamentável ver o atual governo nesse caminho", disse o governador.


Movimento


Além das declarações de Iberê, outras reações sobre as greves no estado também surgiram no Twitter. Os usuários do microblog criaram a hastag #RioGrevedoNorte, em referência às paralisações da Polícia Civil, professores, rodoviários, Detran e possíveis greves de outros setores do serviço público.

Até o início desta tarde, o assunto era o mais comentado pelos brasileiros que usam o Twitter.

domingo, 22 de maio de 2011

Centrais do cidadão vão parar atendimento

Greve - RN


A população potiguar e a administração pública enfrentarão mais uma paralisação de serviços públicos esta semana. Os servidores que atuam nas Centrais do Cidadão irão suspender o atendimento ao público, a partir da próxima terça-feira, dia 24. O movimento visa pressionar o governo a retomar o pagamento das gratificações de gabinetes – em atraso desde janeiro deste ano - que foram suspensas na última semana por decreto da governadora Rosalba Ciarlini. Em todo o Estado, são 842 servidores, cedidos de diversas secretarias estaduais e prefeituras que trabalham em 22 Centrais.

Serviços nas centrais do cidadão estão comprometidos por problemas de estrutura e falta de material de expediente

O abono, no valor de R$ 600, para profissionais de nível superior e de R$ 450,00 para os de nível médio, faz parte do acordo para cessão à repartição e ao trabalho de atendimento, com horário diferenciado de terça à sábado. “Muitos funcionários estão tendo dificuldades inclusive para pagar a condução e vir trabalhar. É um direito nosso que está sendo privado. E não há uma resposta sobre quando e como esse impasse será resolvido”, observa a supervisora Jaíra Peres.



As condições de trabalho também são motivo de insatisfação. Na Central do Cidadão do Shopping Via Direta, mesmo antes da greve, alguns serviços estão suspenso por falta de material de expediente, como papel, caneta, cola e cartuchos para impressora, além de problemas na estrutura. Lâmpadas queimadas e quebradas, problemas na instalação elétrica, fiação exposta e diversos pontos de fonte de energia descobertos somados à inúmeras infiltrações e vazamentos, oferecem risco aos servidores e usuários. Buracos e rachaduras no revestimento do teto se multiplicam. O painel foi desativado e alguma placas ameaçam ceder do teto. “Trabalhamos em condições desumanas e retiram a gratificação”, disse uma funcionária que preferiu não se identificar.


Há cerca de um mês, a emissão de certidão de antecedentes é o único serviço prestado no box do Instituto Técnico Científico de Polícia. Isto porque falta plástico e os equipamentos de plastificação e impressora estão quebrados. Os funcionários contam que é preciso trazer monitores para o setor para conseguir trabalhar. No box do Sine, um vazamento do aparelho de ar condicionado compromete a instalação elétrica. O serviço foi paralisado na última sexta-feira.


Por telefone, o secretário de Justiça e Cidadania Thiago Cortez, informou que não foi notificado da paralisação e que a Secretaria não pode se posicionar contra um decreto da governadora.


Motoristas vão entrar em greve


Os motoristas e cobradores de ônibus de Natal entrarão em greve por tempo indeterminado, após a meia-noite deste domingo. A decisão foi tomada na última quarta-feira, dia 18, após assembleia geral da categoria e o “insucesso” nas negociações entre o Sindicato dos Transportes Rodoviários do Rio Grande do Norte (Sintro/RN) e o sindicato patronal Seturn, iniciadas em abril. Os rodoviários reivindicam reajuste de 13,98% no salário-base. Atualmente as remunerações praticadas são de R$ 1.192,00 para motorista, por jornada diária de trabalho de 7h20min, e de R$ 715,00 para cobradores. A contrapartida apresentada pelos donos de empresa, de 6,30% referente ao IPC. “O percentual não representa ganho real, apenas a reposição da inflação no período”, ressalta o presidente do Sintro Nastagnan Batista.


Além, do aumento salarial, a categoria busca a unificação do vale-alimentação para R$ 300,00 – equivalente a R$ 10,00 por dia. A implantação de plano de saúde, cesta básica e o retorno do quinquênio – abono de 5% uma aumento de 5% e a supressão da clausula de dupla função.


Na última quinta-feira, dia 18, a categoria promoveu paralisações de ônibus em três pontos da cidade: no Baldo, em frente ao sindicato da categoria (Sintro), onde era realizada a assembleia; na Bernardo Vieira; e também nas proximidades da Prefeitura de Natal.


A partir de amanhã, o serviço de transporte coletivo será feito por frota emergencial, composta por 196 veículos distribuídos pelas empresas, o que segundo Aldilene Zuza, diretora do Departamento de fiscalização e Vistoria da Semob, obedece a lei de greve que exige a manutenção de 30% da frota atual de 647 veículos. “A Secretaria fará a fiscalização tanto nas garagens das empresas, quanto nos pontos de ônibus para assegurar o cumprimento e a frequência dos serviços”, afirmou Aldilene Zuza.


Serviços essenciais são paralisados


As deflagrações de greves no funcionalismo público estadual atinge a prestação de serviços essenciais à população do Rio Grande do Norte. Afora, os servidores das Centrais, diversas categorias estão em greve ou anunciaram o início da paralisação para os próximos dias.


Em protesto contra a falta de cumprimento do Plano de Cargos e Salários, os servidores da Secretaria Estadual de Tributação, entraram em greve ontem, e o Detran, a partir de amanhã.


Cerca de 700 técnicos da SET reivindicam a implantação de 70% restantes do plano de carreira aprovado em 2010. O atendimento foi parcialmente suspenso nas dezesseis unidade espalhadas pelo Estado. Os 260 servidores do Detran no estado, cerca de 150 em Natal, estarão parcialmente paralisados devido a busca de direitos e a negociação com o governo.


Equipamentos


A categoria cobra, além de melhorias salarias, melhores condições de trabalho, como aquisição de equipamentos de segurança e aparelhos que otimizem o serviço.


No dia 25, os servidores da Junta Comercial também cruzam os braços para pressionar o governo a pagar a 2ª parcela do plano de carreira. Além destes, os professores e a polícia civil se mantém em greve desde o dia 2 e 17 deste mês, respectivamente. E os médicos deflagram o movimento no dia 1º de junho.