sábado, 25 de junho de 2011

Ex-prefeito Carlos Eduardo aponta "fraude" na crição de CEIs

Politica - Natal,RN


De Allan Darlyson para a Redação do diário de Natal



O ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo Alves (PDT) acusou a bancada da prefeita Micarla de Sousa (PV) na Câmara Municipal de Natal (CMN) de fraudar o protocolo da Casa para protocolar os requerimentos das três Comissões Especiais de Inquérito (CEI) criadas para investigar supostas irregularidades em sua administração. "Essas CEIs foram fraudadas. O protocolo da Câmara estava fechado, enquanto havia a ocupação. O mecanismo usual não foi obedecido. Foi uma grande fraude", declarou. O presidente da Câmara, Edivan Martins, tem dito que "alguns setores" da casa estavam funcionando durante o período em que a CMN esteve fechada.



Segundo Carlos Eduardo, as investigações pedidas pela base da atual prefeita têm o objetivo de desviar o foco do inquérito que investigará os contratos da prefeitura na atual administração. "Essa CEI da base da prefeita quer desviar o foco da CEI dos Contratos, que foi exigida pela população, pois o povo apoiou a atitude dos jovens que acamparam na Câmara para pedira investigação. Essa CEI contra mim é casuística. Foi ordenada pela prefeita, após dois anos e seis meses. Por que não abriram a investigação antes?", questionou.


O ex-prefeito também sugeriu que Micarla de Sousa "obrigou" os parlamentares da sua base a assinarem os pedidos de inquérito contra ele por estar com medo de ser investigada. Segundo o pedetista, há indícios de irregularidades nos contratos da atual gestão. "Eles inventaram temas para essa investigação, pois não havia o que questionar. Já se passaram dois anos e meio. Se tivesse algo a ser questionado, que tivesse sido antes. Isso ocorre porque querem me atingir", analisou o ex-prefeito.


Pré-candidato a prefeito de Natal para as próximas eleições, Carlos Eduardo viu também, na abertura da CEI que o investigará, uma tentativa do grupo da situação de prejudicá-lo eleitoralmente, tendo em vista que ele lidera todas as pesquisas de intenção de voto para a sucessão municipal. "Estão vendo que o povo está comparando nossa gestão com isso que aí está. O povo aprovou nossa gestão. Esta é uma manobra para tentar desviar o foco negativo que está sobre a prefeita", finalizou.


As CEIs protocoladas pela base da prefeita visavam investigar a reforma do Machadão, as obras inacabadas e contratos da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) na gestão do ex-prefeito. Como existiam quatro pedidos de investigação e a Casa só poderia instalar duas simultaneamente, o presidente da Câmara, Edivan Martins (PV), decidiu abrir a CEI dos Contratos, propostas pela oposição, e a CEI da base governista, que decidiu investigar as "obras inacabadas".


Alves nega problemas em obras


O ex-prefeito Carlos Eduardo negou irregularidades nos contratos da Semsur, na reforma do Machadão e disse que não entregou obras inacabadas. De acordo com ele, a reforma do Machadão foi realizada sem processo licitatório, pelo fato de, na época, ter sido feita com urgência para que o América Futebol Clube (AFC) pudesse jogar a série A do Campeonato Brasileiro de Futebol.


Segundo ele, as obras foram acompanhadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU), o Ministério Público Federal (MPF) e a secretaria de Obras de sua gestão. A empresa A. Gaspar, frisou ele, foi escolhida pelo Sindicato dos Construtores do Rio Grande do Norte (Sinduscon/RN).


"Nós pagamos algo em torno de R$ 13 milhões à empresa pelas obras no Machadão. Depois, a A. Gaspar cobrou mais R$ 3 milhões. Por determinação do TCU, do MPF e da Semov, nós não pagamos. Eles entraram na Justiça e aguardam receber até hoje", declarou o ex-prefeito. Sobre as suspeitas da atual administração relativas ao Parque da Cidade, o ex-prefeito afirmou que não existiunenhuma irregularidade.

Marina pede para sair do PV

Politica - Brasil


Sem conseguir promover mudanças no comando do Partido Verde, a candidata que conquistou 19,5 milhões de votos deixará o partido nesta semana


Marina Silva, a mulher de saúde frágil que aprendeu a ler aos 16 anos e quase virou freira, sonha em ser presidente do Brasil. Acriana do vilarejo de Breu Velho, pobre e filha de seringueiros, Marina entrou na política em 1985, aos 27 anos, por influência do ambientalista Chico Mendes, com quem fundou o PT no Estado. A militância em favor dos seringueiros a levou rapidamente à Câmara de Vereadores de Rio Branco e, em seguida, à Assembleia do Acre. Em 1994, aos 36 anos, tornou-se a senadora mais jovem da história do país. Sempre com a causa verde na ponta de sua afiada retórica, em 2003 Marina virou ministra do Meio Ambiente do governo Lula – e começou a cobiçar a Presidência da República. No PT, porém, suas chances de disputar o cargo seriam nulas.
 

As brigas entre Marina e José Luiz Penna (ao lado), que controla o PV há mais de dez anos, começaram na campanha eleitoral e não pararam desde então


Em nome da utopia, Marina fez uma escolha pragmática. Convidada a ser candidata à Presidência, aceitou filiar-se ao Partido Verde, o PV, uma pequena legenda identificada não apenas com a agenda ambientalista – mas também com propostas liberais, como a legalização da maconha e do aborto. Marina, que se convertera à religião evangélica em 1997, ignorou as latentes tensões entre suas convicções religiosas e as posições liberais da plataforma verde. Apesar do bom desempenho na campanha presidencial do ano passado, não deu certo. Dois anos e 19,5 milhões de votos depois, Marina decidiu: deixará o PV. O anúncio ocorrerá nesta semana.


A união entre Marina e o PV começou com promessas e terminou em desilusões. Desilusões produzidas, sobretudo, ao sabor das inevitáveis divergências de uma campanha eleitoral. Marina e o PV, especialmente por meio de seu presidente, José Luiz Penna, discordaram em quase tudo nas eleições. Aos poucos, sua campanha separou-se da estrutura do partido. Os problemas começaram na arrecadação de dinheiro. O vice da chapa, o empresário e fundador da Natura, Guilherme Leal, centralizou os trabalhos de coleta de recursos. Os tradicionais arrecadadores do PV se incomodaram com a resistência de Leal aos métodos tradicionais – e heterodoxos – de financiamento de campanhas no Brasil, do qual o partido nunca foi exceção. Um dos dirigentes do PV conta como anedota o dia em que Marina mandou devolver uma mala de dinheiro “não contabilizado”, em linguajar delubiano, ao empresário paulista que o havia enviado.


O segundo ponto de atrito entre Marina e o PV deu-se em razão da entrada de líderes evangélicos na organização política da campanha. Pastores da Assembleia de Deus, igreja de Marina, influenciavam decisivamente na elaboração da agenda da candidata. A força deles no comando da campanha não casava com o perfil histórico do PV. Se em sua plataforma e em seu discurso o PV era favorável à legalização da maconha, do aborto e do casamento gay, era uma clara incoerência que sua candidata à Presidência se colocasse contra essas posições. O PV temia perder o eleitorado urbano, moderno, descolado. As lideranças evangélicas argumentavam que isso não seria um problema e prometiam trazer 40 milhões de votos para a candidata, caso a campanha se voltasse aos eleitores evangélicos.


Marina quer criar um partido para concorrer novamente à Presidência nas eleições de 2014



Era tão difícil conciliar a dualidade entre os evangélicos de Marina e os liberais do PV que, até o meio da campanha, Marina cumpria duas agendas: uma política, com as tradicionais visitas a prefeitos e comícios, e outra religiosa, que incluía reuniões em igrejas com pastores. Marina sofria pressão dos evangélicos para que não visitasse terreiros de umbanda e candomblé. Na pré-campanha, ela aquiesceu. Em seguida, porém, a candidata foi convencida a gastar menos tempo com os eventos religiosos – e mais em busca de votos.


Ao longo da campanha, Marina não abdicou dos jejuns religiosos que costuma fazer pelo menos uma vez por mês. Alguns próceres do PV consideram os jejuns uma irresponsabilidade de Marina, em função de sua instável saúde – ainda jovem, ela foi contaminada por metais pesados e acometida por graves doenças, como malária e hepatite. Em entrevista a ÉPOCA, há um mês, ela se irritou diante de uma pergunta sobre esse tipo de crítica. “A minha vida espiritual é assim desde que me entendo por gente. Se um critério para ser do PV é abandonar minha vida espiritual, então já sei pelo que vou optar. Vivo a minha fé e visitar igrejas faz parte da minha fé. Sou missionária da Assembleia de Deus”, disse Marina.


O terceiro motivo para o desgaste entre Marina e o PV foi político. Apesar de ter rompido com o PT, Marina mantém uma relação ambígua com o ex-presidente Lula. Suas recusas em criticar Lula publicamente durante a campanha provocaram estremecimentos entre a candidata e Guilherme Leal. Leal é simpático ao PSDB e doou dinheiro para a campanha do tucano Geraldo Alckmin à Presidência, em 2006. Por outro lado, Marina contrariou aliados ex-petistas quando decidiu não usar uma campanha em vídeo preparado por seu marqueteiro cujo slogan era “Marina, a verdadeira sucessora de Lula”. “A campanha era maravilhosa, impactante, contava a trajetória de vida dos dois, a proximidade deles”, diz um aliado. Marina mantém sua decisão: “Acho pretensioso, poderia parecer pretensioso (o vídeo). Eu tenho muita consciência do meu tamanho”.


O resultado da eleição confirmou que Marina é, ao menos em votos, a maior terceira via que o país já teve desde a redemocratização. Confirmou, também, que não havia lugar para Marina no PV – e no PV para Marina. “Não houve nenhuma sinalização do PV de que os compromissos com ela serão cumpridos, então não há condições de que ela permaneça filiada”, afirma João Paulo Capobianco, coordenador da campanha de Marina. Ele a acompanhará na desfiliação nesta semana, ao lado de outras lideranças do PV. A saída do partido não significa que Marina desistiu do sonho de ser presidente. Ela pretende criar um partido para se candidatar novamente, em 2014.

Médicos pedem menos tomografias para evitar radiação

Saúde - Brasil


Médicos brasileiros estão reduzindo os pedidos de tomografia e substituindo o exame por outros que não emitem radiação ionizante, como o ultrassom e a ressonância magnética.


A iniciativa, confirmada pelo CBR (Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem), ocorre após estudos recentes revelarem que até 2% dos cânceres nos Estados Unidos são resultantes das irradiações da tomografia computadorizada.



Também está em discussão na Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) a revisão de uma portaria de 1995 que regulamentou a radiologia no Brasil.


A nova versão do documento vai estabelecer o limite de radiação que os pacientes devem receber em um exame radiológico.


A radiação ionizante pode causar morte celular, e a probabilidade de câncer é proporcional à dose recebida.


Hoje não há um limite estabelecido de quantos exames uma pessoa pode fazer para estar segura. A orientação é quanto menos, melhor.


Estudos apontam que o risco de câncer aumenta quando a exposição à radiação, que é cumulativa, passa de 40 millisieverts (mSv).


Em uma tomografia computadorizada de abdome, por exemplo, o paciente se expõe de 2 mSv a 10 mSv de radiação ionizante. Se for obeso, a dose chega a ser o dobro.


A preocupação cresceu porque, nos últimos anos, a tomografia passou a ser um dos exames mais pedidos pelos médicos e, muitas vezes, sem necessidade.


Nos EUA, ela responde por 50% de toda radiação recebida em exames. Estima-se que até 40% dos exames feitos por ano sejam desnecessários. No Brasil, não há estimativas do tipo, mas estudos mostram situação parecida.


ULTRASSOM


Para o radiologista Fernando Alves Moreira, especialista em tomografia e porta-voz do CBR, o comportamento dos médicos brasileiros começa a mudar.


"Como a tomografia tem uma resolução melhor e consegue pegar alterações menores, o pessoal pedia mais. Agora, com a preocupação da radiação, já se intercala com ultrassom ou ressonância."


O urologista Miguel Srougi, professor titular da USP, é um dos que mudaram de conduta, passando a limitar os pedidos de tomografia computadorizada no seguimento de pacientes oncológicos.


Antes, ele solicitava uma tomografia a cada quatro meses nos casos de tumores de bexiga, por exemplo. Agora, intercala o exame com o ultrassom. "Se der alguma anormalidade, aí peço a tomografia. Diante das novas evidências, deve ser usada com cautela."


O oncologista Paulo Hoff, diretor-geral do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo Octavio Frias de Oliveira, diz que há mudanças também no acompanhamento do câncer de testículo.


"O exame deve ser feito para complementar uma hipótese clínica, nunca para avaliar se há um câncer quando não existe outra indicação de que isso esteja acontecendo."


RESTRIÇÃO EM CRIANÇAS


Estudos mostram que uma tomografia computadorizada em uma pessoa de 25 anos aumenta o risco de câncer em 0,6%, em relação a quem nunca tenha feito o exame.

Moreira diz que, em crianças, o bom senso em limitar exames deve ser ainda maior.


Já existe um movimento mundial neste sentido. Para crianças com doenças pulmonares crônicas, já se discute dispensar algumas fases do protocolo do tratamento (que prevê exames periódicos para análise da doença) para evitar o excesso de radiação.




Comperve publica edital para Vestibular 2012

Vestibular 2012


Júlio Pinheiro - reporte da Tribuna do Norte



A Comissão Permanente de Vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Comperve) publicou ontem o edital para o Vestibular 2012 da UFRN. Este ano, todas as inscrições serão feitas através da Internet, no site da Comperve. Ao todo, a UFRN oferecerá 6.209 vagas nos campi do estado.


Com as provas agendadas para os dias 27, 28 e 29 de novembro, a Comperve cobra R$ 110,00 pela inscrição de cada vestibulando que não tem direito ao benefício da isenção. As provas serão aplicadas nos mesmos moldes do Vestibular de 2011, divididas com a redação sendo aplicada no segundo dia do certame para todos os candidatos.


O Argumento de Inclusão, que causou polêmica neste ano devido ao uso irregular por parte de alguns candidatos, continua vigorando. Para ter acesso, os candidatos precisam comprovar que cursaram o ensino médio em instituições públicas de ensino e, caso ele tenha acesso ao benefício, haverá a multiplicação de 10% no argumento parcial do candidato.


Assim como no vestibular passado, o curso que oferece mais vagas é o de Ciência e Tecnologia, com 1.120 divididas entre primeiro e segundo semestres, nos turnos da tarde e noite. O curso de Direito, somente no Campus em Natal, vai oferecer 200 vagas, enquanto os vestibulandos que querem ingressar na carreira médica disputarão uma das 100 vagas oferecidas para o Campus da capital potiguar.

O edital está disponível no dite: www.comperve.ufrn.br.






Fifa critica andamento dos preparativos da Copa no Brasil

Copa 2014


Genebra (AE) - Em um discurso orquestrado, a Fifa faz duras críticas contra a preparação da Copa do Mundo no Brasil, em 2014, diz que a Rússia, que sediará o evento em 2018, está mais adiantada e que os brasileiros estão mais preocupados em ganhar o Mundial que em organizá-lo. A Agência Estado obteve confirmações dos bastidores da Fifa, porém, que o ataque é uma manobra para justificar e pressionar pela aprovação de leis no Senado dando carta branca à Fifa e à CBF, atropelando as regras de licitação e garantindo o sigilo dos orçamentos.


Na Fifa, fontes apontam que de fato a cúpula da entidade considera os atrasos na preparação como uma "demonstração do caos da administração pública brasileira" e alertam que podem já colocar em risco a qualidade do Mundial em três anos.



O secretário-geral da Fifa, Jerome Valcke, escolheu um evento em Moscou ontem com a cúpula dos dirigentes do futebol mundial, patrocinadores e investidores para lançar seu ataque contra o Brasil. Essa foi a sua primeira aparição pública depois das eleições na Fifa e da eclosão dos escândalos de corrupção. Mas a decisão de sair ao ataque agora não ocorre por acaso.


Para a Fifa, a aprovação no Senado de leis que simplesmente dão carta branca para a entidade modificar como quiser o orçamento da Copa se tornou uma prioridade. Pelo artigo 39 da Medida Provisória que estabelece as novas regras, o governo transfere poder à Fifa e a seu agente no Brasil, Ricardo Teixeira, presidente do comitê organizador da Copa e da CBF, para alterar projetos e refazer preços de obras contratadas.


Na Câmara dos Deputados, essas leis já passaram. Mas criaram uma verdadeira polêmica no mundo político brasileiro. Agora, precisam ser aprovadas no Senado para vigorar. A Medida Provisória partiu da presidente Dilma Rousseff e o Palácio do Planalto argumenta que o sigilo é a forma de evitar que empresas fechem preços e estabeleçam cartéis. Mas a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) já declarou ser contra e o próprio senador José Sarney criticou a medida.


Campanha


Ontem, Valcke fez o seu papel de alertar para o pior dos cenários, na esperança de criar um consenso no Brasil pela aprovação da lei. "Não temos estádios, não temos aeroportos", afirmou Valcke. "Eles (brasileiros) ainda têm muito o que entregar. Não têm estádios, não têm aeroportos, não têm um sistema de transporte nacional em funcionamento", disse. "A principal preocupação no Brasil não é organizar a Copa do Mundo, mas vencê-la", alertou.


Outro ataque de Valcke foi direcionado ao Maracanã. Segundo ele, há o risco de que o estádio no Rio de Janeiro que seria o ícone da Copa fique pronto apenas "algumas semanas" antes do ponta pé inicial do Mundial.


A CBF se manifestou de forma oficial nesta sexta para rebater as declarações do dirigente. A entidade negou, por meio de sua assessoria, que as arenas do Mundial estejam com seu cronograma de obras atrasado, exceto São Paulo, que é a cidade que mais preocupa a Fifa em relação a este assunto. "Com relação aos estádios, está tudo dentro do cronograma, com exceção de São Paulo. O Comitê Organizador Local espera que, na Copa das Confederações (de 2013, no Brasil), no mínimo sete dos 12 estádios da Copa estejam prontos", afirmou Rodrigo Paiva, diretor de comunicação da CBF e do COL da Copa de 2014.


Já ao falar sobre os problemas envolvendo a organização do Mundial que não sejam relacionados aos estádios, Paiva enfatizou que eles não são de responsabilidade da CBF.


Confederações: sedes saem em julho


Campana, Buenos Aires (AE) - O Comitê Organizador da Copa do Mundo (COL) de 2014 vai anunciar no próximo dia 28 de julho as cidades que vão abrir e fechar a Copa das Confederações, em 2013. Embora ninguém no COL confirme oficialmente, Brasília e Rio de Janeiro são as escolhidas para os dois jogos. A capital federal vai receber a abertura e pode repetir a festa no ano seguinte, no Mundial. Ao Rio caberá o encerramento das duas competições.


De acordo com o diretor de Comunicação do COL e da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Rodrigo Paiva, o anúncio formal das cidades que vão sediar o primeiro e o último jogo do Mundial deve ser feito até setembro. "Mas isso não vai ser conhecido até 30 de julho (data do sorteio preliminar dos grupos das Eliminatórias da Copa)", disse Paiva.


Ele voltou a lamentar a demora da definição do estádio a ser utilizado por São Paulo na Copa. Mas disse que o Estado estava sinalizando alguns avanços para ter o Itaquerão em condições de receber a abertura do Mundial. "Parece que agora São Paulo está iniciando de verdade a preparação do estádio".


Paiva informou que entre 26 e 28 de julho representantes das 12 cidades do Mundial vão se reunir no Rio de Janeiro com dirigentes do COL e da Fifa.

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Funcionários do INSS encontram mulher de 120 anos no Acre

INSS


Funcionários do INSS (Instituto Nacional de Seguro Social) de Tarauacá (AC) encontraram, ao fazer o recadastramento previdenciário de idosos que ultrapassaram 110 anos de idade, uma índia que pode ser a mulher mais velha do mundo.


Nascida em 3 de setembro de 1890, segundo sua certidão de nascimento, Maria Lucimar Pereira tem 120 anos. Ela é da etnia kaxinawá e mora na Aldeia Grota, próxima ao município de Feijó (AC).

No último dia 21, morreu a brasileira Maria Gomes Valentim, reconhecida pelo "Guinness World Record" como a mulher mais velha do mundo. Ela tinha 114 anos e morava na cidade de Carangola, em Minas Gerais.

ACRE

Segundo os servidores do INSS de Tarauacá, Lucimar foi convocada em maio para atualizar os dados previdenciários, por haver uma norma que determina a atualização cadastral de todos os idosos que ultrapassarem os 110 anos.

Como a índia mora em uma comunidade isolada, o INSS precisou utilizar a rádio pública, que por alguns dias noticiou o aviso para que ela comparecesse.

De acordo com os servidores, a idosa, por ter passado a maior parte da vida na aldeia, consegue falar poucas palavras em português.


Lucimar teve dez filhos. Ela tem 22 netos.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Governo altera regras para consulta básica em planos de saúde no Brasil

Planos de saúde - Brasil


Operadoras têm até sete dias para garantir atendimento aos beneficiários.

Regra vale para serviços como pediatria, clínica médica e cirurgia geral.
 
 
Do G1, em São Paulo


A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), órgão que regula os planos de saúde no Brasil, passou a exigir das operadoras o atendimento em até sete dias a beneficiários para consultas básicas como pediatria, clínica médica, cirurgia geral – incluindo atendimentos odontológicos –, ginecologia e obstetrícia.


A alteração nas regras para os planos de saúde foi publicada no Diário Oficial nesta segunda-feira (20). As novas normas começam a valer daqui a 90 dias. Segundo a ANS e a Federação Nacional de Saúde Suplementar (Fenasaúde), que representa planos de saúde, até agora não havia prazos obrigatórios para o atendimento.


A própria agência já havia feito uma pesquisa junto a planos de saúde em 2010 para saber quanto tempo cada operadora leva para atender à demanda. Depois, entre 3 de fevereiro e 4 de março de 2011, foi conduzida uma consulta pública com 3 mil pessoas sobre o tema.


Para as outras especialidades médicas, o prazo é o dobro: 14 dias. Consultas e sessões com fonoaudiólogos, nutricionistas, psicólogos, terapeutas ocupacionais e fisioterapeutas deverão ser garantidos em até 10 dias pelas operadoras.


Serviços de diagnósticos feitos por laboratórios de análises clínicas deverão ser atendidos em até 3 dias. Já as outras demandas de exames e terapia deverão ser conduzidas em até 10 dias.


O cliente poderá ser atendido na localidade que exigir, desde que esta esteja dentro da área de abrangência do plano.


Para poder cumprir com os prazos, a operadora deverá encaminhar o pedido por consulta ou serviço a qualquer prestador habilitado na rede assistencial do município escolhido pelo cliente. Isso significa que o beneficiário não será atendido necessariamente por alguém escolhido por ele.

domingo, 19 de junho de 2011

Chuvas provocam caos nas ruas de Natal

Chuvas - Natal,RN


A cena volta a se repetir. Chuva forte segue sendo sinônimo de caos nas ruas de Natal. Neste domingo (19), não foi diferente. Com as chuvas desde a manhã, moradores e motoristas da cidade precisam se virar para evitar prejuízos, além da dor de cabeça. Várias pessoas, no entanto, não conseguiram evitar os problemas sérios.



Na lateral do Instituto Maria Auxiliadora, em Petrópolis, dois carros ficaram quase que completamente submersos devido ao acúmulo de água na rua. Um Corsa branco e um Cerato prata "boiaram" na via, para a surpresa de um dos proprietários.
 



Proprietária de um buffet, Mônica Ramos Pascoal estacionou, ao meio-dia, o carro na lateral da escola para fornecer alimentos durante encontro de casais da paróquia de Nossa Senhora das Graças e Santa Terezinha. Pouco mais de 30 minutos após deixar o veículo, retornou e encontrou o carro quase submerso. No entanto, lá não é o único ponto onde as chuvas vêm causando problemas na cidade.
 
 
Também em Petrópolis, os trechos na Avenida Afonso Pena, entre as ruas Assu e Mossoró, estiveram intransitaveis durante a chuva. Sem orientação de fiscais de trânsito, os próprios moradores acharam uma alternativa para evitar que carros fiquem no local ou que a água seja espalhada para dentro das residências: eles colocaram pedras na via.
 


 
"Como uma cidade que não oferece o mínimo de saneamento e drenagem para a população quer realizar uma Copa do Mundo?", questionou o morador João Maria Lopes, 40 anos.


 
Além dos problemas em Petrópolis, os motoristas devem ter cuidado redobrado ao trafegar nas avenidas Engenheiro Roberto Freire e João Medeiros Filho, onde há pontos de alagamento e o trânsito é intenso.

Jovem morre em acidente na BR 101

Acidente de trânsito - BR 101



Um rapaz identificado como Raniere Holanda Resende, de 20 anos, morreu na manhã deste domingo em um acidente no km 101,8 da BR 101, próximo ao bairro de Emaús. De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal, o jovem, que dirigia um Gol vermelho de placas NNT 2062, colidiu com um ônibus e uma caminhonete por volta das 6h30.



Segundo as autoridades, uma equipe do Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (Samu) chegou a prestar socorro a Raniere, que estava preso às ferragens. O jovem, entretanto, não resistiu ao trauma e faleceu no local. Os outros envolvidos na batida não tiveram ferimentos graves.




A PRF ainda investiga as causas do acidente. Até o momento, sabe-se apenas que o veículo conduzido pelo rapaz bateu na traseira dos outros carros, ficando com a frente totalmente destruída.