segunda-feira, 19 de setembro de 2011

CEI dos Contratos já analisou 124 contratos

Politica - CEI dos Contratos - Natal - RN


Na tarde desta segunda-feira (19), os vereadores que integram a Comissão Especial de Inquérito (CEI) dos Contratos se reuniram para mais uma fase de análise das contratações celebradas pela Prefeitura de Natal. Na ocasião, mais de 70 processos estiveram sob apreciação da Comissão. A reunião contou com a presença da coordenadora do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Defesa do Patrimônio Público, promotora Isabel de Siqueira Menezes.



Foram analisados processos das secretarias municipais de Comunicação Social; Trabalho e Assistência Social; Educação; Saúde; Habitação e Regularização Fundiária; Mobilidade Urbana; Urbanismo; Serviços Urbanos; Tributação; Gestão de Pessoas; Logísticas e Modernização Organizacional; Turismo e Desenvolvimento Econômico; e Segurança e Defesa Social.


Durante a reunião foi deliberado à solicitação de cópias de contratos dos órgãos citados e oitivas dos gestores responsáveis pela assinatura de cada contrato. Para a presidente da CEI, vereadora Júlia Arruda (PSB), a fase de análise dos documentos encaminha-se para a finalização. "Acredito que na próxima reunião sanaremos essa fase minuciosa de análise dos contratos. Hoje demos um passo importante com o reforço do Ministério Público", disse a vereadora.


De acordo com o relator da Comissão, vereador Júlio Protásio (PSB), após debater todos os contratos começará a etapa dos depoimentos. "A reunião de hoje foi positiva e já debatemos ao todo 124 contratos. Além disso, decidimos que vamos fazer mais visitas aos imóveis investigados ainda esta semana e nos próximos dias queremos marcar os depoimentos", frisou Protásio.


De acordo com a promotora Isabel Menezes, o Ministério Público acompanhará os trabalhos da CEI dos Contratos. "A CEI pediu ao Procurador Geral de Justiça, Manoel Onofre Neto, o acompanhamento dos desdobramentos da Comissão e estou aqui para saber o que está se passando e ver o que foi apurado para que seja remetido às autoridades competentes", ressaltou a promotora.


Os vereadores Adenúbio Melo (PSB), Chagas Catarino (PP) e Sargento Regina (PDT) também participaram da reunião da CEI dos Contratos.


Com informações da Assecam.

domingo, 18 de setembro de 2011

PMDB se reúne amanhã para discutir adesão à base governista

Politica - Adesão do PMDB ao Governo Rosalba - RN


Presidente municipal do partido considerou inadequada postura do deputado Henrique Alves em declarar apoio antes de conversar com demais membros.



Por Delma Lopes e Marcos Alexandre
 
 
 
Após declarar abertamente à imprensa o seu desejo de compor a base da Governadora Rosalba Ciarlini do DEM, o deputado federal Henrique Alves agora terá que convencer os demais membros do partido de que essa é a melhor opção para a legenda. No entanto, ele não esperava a reação de alguns deputados como Nélter Queiroz que na tribuna da Assembleia Legislativa afirmou que continua na oposição.


O presidente municipal da legenda, Hermano Morais, por sua vez tem mantido até hoje uma postura de independência na Casa, e não gostou da forma como o líder do seu partido se comportou.


Amanhã (18), a Executiva Estadual do PMDB ser reúne para decidir em conjunto se adere ou não ao Governo.


Delma Lopes – A decisão de aderir à base governista foi tomada em conjunto pelo PMDB?


Hermano Morais – O que houve foi um convite formal da governadora Rosalba Ciarlini ao presidente do nosso partido o deputado Henrique Eduardo Alves. Esse assunto ainda será objeto de discussão interna no nosso partido que tratará do assunto em reunião da Executiva Estadual amanhã.
 
 
DL – Então quer dizer que pode voltar atrás?



HM – Pelo o que eu tenho acompanhado pela imprensa já há uma posição pessoal tomada pelo presidente do partido e que ele pretende discutir com os demais membros do partido, inclusive com a bancada do PMDB na Assembleia Legislativa.


Marcos Alexandre – Mas como o senhor classifica a postura do deputado Henrique Alves de tomar essa decisão antes de conversar com os membros do partido?


HM – Pela posição do deputado Henrique Alves, como presidente estadual da legenda e líder com expressão em Brasília, ele pode conversar com a governadora do Estado a qualquer momento, ainda mais se convidado para tratar de um assunto de interesse do Rio Grande do Norte. Nós discordamos, é de já termos visto na imprensa uma manifestação pessoal do presidente do partido, o que poderia ter sido feito em conjunto, após conversar internas. Minha discordância foi nesse sentido. Eu até entendo a posição do deputado que é a de tentar unificar o PMDB no Estado. Todos sabemos que o partido esteve dividido na última eleição com grande parte já votando na então candidata ao Governo Rosalba Ciarlini, e a outra não, inclusive eu que sou o presidente municipal do partido. Mas passada a eleição é natural que as conversas aconteçam.



MA – O deputado Nélter Queiroz não votou na governadora Rosalba Ciarlini e afirmou em sessão na Assembleia Legislativa que segue na oposição. O senhor vai manter a linha independente que tem adotado até agora?


HM – Eu vou ouvir o deputado Henrique Alves para saber em quais termos esse convite foi colocado para depois me posicionar.


DL – O senhor disse que viu essa decisão como tentativa de unificar o partido. Mas no momento em que o presidente toma uma decisão sem consultar os demais membros, isso não gera uma insatisfação?
HM – É verdade, eu comungo dessa opinião. Depois de ter recebido o convite, deveria primeiro ter tratado do assunto com o partido para depois externar. Mas houve uma antecipação.



DL – Mas olhando para o cenário das eleições do próximo ano, o senhor vê essa adesão como positiva para o PMDB?


HM – O DEM que é o partido da governadora, já foi um parceiro do PMDB em duas eleições. Na última estivemos juntos apenas parcialmente. A meta nacional do PMDB é se consolidar como o maior partido do país, elegendo o maior número de prefeitos e vereadores. Sem dúvida é um parceiro importante, a governadora tem uma grande liderança, precisa de ajuda para conduzir o Estado, e penso que a iniciativa de procurar o PMDB ela está pensando no futuro do RN, o PMDB tem que avaliar e poderá ter parcerias em todo o estado. Tudo vai depender do desfecho dessa conversa. Independente dessa questão eu acho o termo adesão muito forte. O que há é um convite.


Todos os direitos reservados ao NOMINUTO.COM