sábado, 26 de novembro de 2011

Concluída a demolição do Machadão

Copa 2014 - Natal - RN

A "Era Machadão" chegou ao fim. A última parte do estádio de Lagoa Nova, que faltava ser derrubada, para dar lugar a Arena das Dunas, foi ao chão na tarde desta sexta-feira, dia 25 de novembro. Mais precisamente às 14h56. O antigo portão 5, que servia de entrada para a torcida do América, que costumava assistir as partidas do seu time ao lado direito das cabines de rádios, foi derradeira parte a ser demolida pelas máquinas que trabalham no local. Mas, no momento da ação, o João Cláudio de Vasconcelos Machado parecia não querer ficar apenas na memória dos potiguares. Na primeira investida, o cabo de aço colocado nas máquinas, que servia para puxar a estrutura, rompeu, o que atrasou a conclusão da obra

Mas, o sopro de alívio para alguns saudosistas, que não admitiam a derrubada do Machadão, durou apenas alguns minutos. Na segunda tentativa, enfim, a estrutura veio ao chão, levantando poeira pela Avenida Prudente de Morais. "Estamos conseguindo avançar com as obras dentro do que foi planejado para este ano. Tudo que estava previsto, foi cumprido, rigorosamente", afirmou Demétrio Torres, secretário da Secopa, órgão do Governo Estadual responsável pelo andamento das obras da Copa de 2014.

Com a conclusão das obras de demolição do Machadão concluídas, agora, de acordo com o secretário, o importante é olhar para o futuro. As fundações da Arena das Dunas é a próxima etapa a ser iniciada. "O importante é raciocinar para os próximos passos. Vamos começar um etapa muito importante, que é o início das obras de fundações da Arena das Dunas. Devemos ter tudo pronto até a metade de dezembro, para que, em março do próximo ano, essa etapa esteja concluída", informou Torres. A Central de Bilheterias do antigo Machadão e a caixa d´água que fica no mesmo local, devem ser demolidas nas próximas semanas.

Com início no dia 21 de outubro, a demolição do Machadão ocorreu de maneira mais rápida do que o cronograma inicial traçado pela construtora OAS, responsável pelas obras. A Arena das Dunas Concessão e Eventos S/A - Sociedade de Propósito Específico, (SPE) concluiu as etapas da obra do novo estádio previstas para 2011, com 36 dias de antecedência.

HISTÓRICO

Inaugurado em 4 de junho de 1972, agora a antiga praça esportiva de Lagoa Nova, o Machadão foi projetado pelo arquiteto Moacyr Gomes da Costa, e batizado como Estádio Humberto de Alencar Castelo Branco, que ficou conhecido como Castelão. No ano de 1989 teve seu nome alterado para João Cláudio de Vasconcelos Machado, homenageando o ex-presidente da Federação Norte-riograndense de Futebol, que presidiu a entidade durante nove anos, entre 1965 e 1974, falecendo em 1976, antes da inauguração do Castelão.

Carnatal não atrapalha as obras

Na próxima quinta-feira, dia 1º de dezembro, começa, em Natal, o Carnatal. O percurso da festa teve que ser alterado nesse ano, justamente porque o local que os trios passavam é o mesmo das obras da construção da Arena das Dunas. A expectativa fica por conta se, nos dias de folia, que vai ser de quinta-feira até domingo da próxima semana, as máquinas e os operários da empresa OAS, irão parar por causa da festa. Mas, de acordo com Demétrio Torres, titular da Secopa, as obras vão continuar em pleno vapor. "Não existe a possibilidade das obras pararem. Fizemos reuniões com a OAS para definir o percurso do Carnatal e nada vai atrapalhar a festa, que é importante para a Natal, nem o cronograma na construção da Arena das Dunas, que é importante para o Estado", revelou Torres.

Para o secretário, o que precisava ser feito em relação ao Carnatal, foi realizado. "Isolamos todo o local aonde vão ficar os camarotes. Tudo foi bem planejado e as obras vão continuar", disse

Sobre as licenças ambientais necessárias para o andamento das obras, Demétrio Torres informou que tudo que era necessário, foi feito. "Os entulhos da demolição estão sendo reaproveitados aqui mesmo. Não estamos trazendo nada de fora. Até no quesito meio ambiente, estamos adiantados, já que fizemos mais do que o solicitado pela Fifa", afirmou.

Sobre fiscalização da Fifa, o secretário da Secopa foi firme. "temos duas câmeras da Fifa aqui nas obras e a entidade vem acompanhado tudo em tempo real. Nosso relacionamento com eles está muito bom", disse, relembrando que hoje às 9h, os funcionários realizarão uma confraternização.

Centros de Treinamento são fiscalizados

Os Centros de Treinamento das Seleções (CTS) para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 foram tema de uma apresentação do Comitê Organizador Local (COL) e da FIFA, na Câmara Municipal de Campinas (SP). Durante o Fórum Legislativo, organizado pela Comissão de Turismo de Desporto (CTD) da Câmara dos Deputados, o diretor executivo de Operações do COL, Ricardo Trade, o gerente de Competições e Serviços às Equipes do COL, Frederico Nantes, e o gerente de Eventos do Escritório de Acomodações da Fifa, Laly Warnecke, apresentaram aos ouvintes as especificações técnicas e o andamento do processo de triagem dos CTS, no qual o estádio Frasqueirão, de Natal, está incluído, que serão a casa das 32 seleções nacionais que participarão da competição em 2014.

Ricardo Trade apontou que o mapeamento de centros de treinamento é inédito no Brasil: "Os CTS deixarão um legado turístico e de visibilidade para as regiões que os abrigarão, que estão além das 12 cidades-sede da Copa do Mundo da Fifa. A candidatura existente de mais de 20 estados brasileiros comprova que os CTS já estão espalhando o evento pelo país, o que é muito positivo", disse o diretor executivo de Operações do COL, referindo-se aos inscritos na primeira e segunda janelas, em 2011, e lembrando, ainda, que, em 2012, haverá mais duas janelas de inscrição para a elaboração do catálogo final, que será exposto às seleções nacionais em 2013. "Estamos trabalhando com o número de 80 a 90 opções de CTS neste catálogo final, que é um número maior que o exigido pela FIFA, que é de 64 CTS, dois por seleção. No final, teremos um equilíbrio, nem poucas nem tantas opções, e essa mobilização que acontece por todo o país já é muito positiva", complementou o gerente de Competições e Serviços às Equipes do COL, Frederico Nantes.

Para o presidente da CTD, deputado federal Jonas Donizette, "É muito importante essa participação do COL e da Fifa, como neste Fórum, informando às cidades e aos Estados candidatos a abrigar os CTS".

Domingo Final

Futebol - Campeonato Brasileiro - Serié A


O Corinthians pode celebrar a conquista do título brasileiro com antecipação ainda neste domingo? Pode. Mas, diante da lei das probabilidades, tal desfecho passa para o plano do insondável, e essa afirmação transfiro para os engenhos dos matemáticos, embora o senso comum a avalize. Aliás, o que vem marcando este Brasileirão desde seu início.
São três resultados possíveis nos dois jogos decisivos – Figueira x Corinthians, em Floripa, e Fluminense x Vasco, no Engenhão, campo neutro para ambos.
Poupem-me e entrar nesse cipoal de números que envolvem esses dois jogos com os três pretendentes ao título para me deter apenas nos resultados mais claros que poderiam dar a faixa de campeão ao Timão: vitória do líder no Orlando Scarpelli e derrota do Vasco no Engenhão. Aí, cest fini la marmelade.
E, se há um time, neste momento capaz de vencer esse Vasco de campanha tão deslumbrante nesta temporada, depois daquele início horroroso no Cariocão, é justamente esse Fluminense de Deco e Fred.

Digo capaz, pela excelência de seu elenco e pela arrancada prodigiosa no segundo turno do Brasileirão. Mas, o Vasco responde com Juninho Pernambucano, Felipe, que parece ter se recuperado do incômodo que o tirou do jogo com La U, no meio de semana, Bernardo, Rômulo, Fagner etc. Sentirá a falta de Eder Luís, insubstituível, pelo estilo.
De qualquer jeito, deverá ser um jogo disputado sob a tensão natural de uma decisão, sim, mas com técnica esmerada e muita emoção, de lado a lado. Ouso dizer que será o jogo do Brasileirão, sem contar aquele hipnótico 5 a 4 do Flamengo no Santos, este, histórico.
Quanto a Figueira e Corinthians, desconfio que a coisa toda se definirá no plano da emoção. O Figueirense está a um passo de fazer história. É um time bem armado, joga em casa no impulso de sua torcida, mas vem de decepcionante derrota para o Flu, por goleada.
A ânsia pela reabilitação e a conquista de vaga na Libertadores bem que pode impulsionar o Figueira a voos inconcebíveis nesse jogo. Em contrapartida, pode fazê-lo perder o senso e desabar diante de um Corinthians que vem, ao longo de todo o campeonato, controlando os nervos e as ações como nenhum outro no certame.

Suponho uma partida truncada, nervosa e de desfecho imprevisível.
Pra meu gosto particular, vou assistir ao clássico carioca, gravando e bicando sempre o jogo de Floripa.
O fato é que qualquer um dos três – Corinthians, pela regularidade, Vasco, pela grande volta por cima, e Fluminense, pela espetacular reação no segundo turno – merece o título, seja neste domingo, seja no próximo.

FLA E INTER


São duas potências do futebol brasileiro, campeões do mundo e tal e cousa e lousa e maripousa., que se encontram em Macaé em busca de uma das duas vagas para a Libertadores.
O Flamengo teve seu momento de alta no campeonato, quando Ronaldinho Gaúcho, finalmente, desabrochou. E seu momento de baixa, como agora, quando Ronaldinho Gaúcho murchou.
Não sei o quanto esse impasse entre a Traffic e o Mengo, sobre o contrato com o craque, tenha influenciado no rendimento de Ronaldinho (já se fala até na sua ida para a Grécia, no próximo ano).
O fato é que Ronaldinho, se é um mágico com a bola nos pés, nunca foi um craque de alma de aço, capaz de dar a volta por cima em plena adversidade. Sem receber salários há dois ou três meses, é óbvio que isso se reflita, de um jeito ou de outro, em seu futebol.
É bem possível que, nessas circunstâncias, ele resolva acabar com o jogo diante do Inter e dar uma bofetada moral nos seus empregadores. É possível. E, nesse caso, o Inter se verá em maus lençóis.
Mas, de resto, o Mengão me parece meio sem rumo, com Luxemburgo acenando para a volta à formação de três zagueiros, essas coisas que só denotam falta de convicção do treinador que sempre abominou tal solução.

Já o Inter, que passou bom tempo frequentando o meio da tabela, um pouco acima, digamos, encetou uma arrancada nas últimas rodadas, e foi espanando outros pretensos candidatos à Libertadores pelo caminho.
E, se não tem em suas fileiras um Ronaldinho, tem Oscar e Leandro Damião, dois craques decisivos e em ótima forma.
Jogo pra mais de metro, creiam.

CLÁSSICO PAULISTA


Ao Palmeiras só resta encerrar o ano com certa dignidade, vencendo os dois rivais do Trio Ferro: o São Paulo, neste domingo, e o Corinthians, no próximo.
O que não é nada impossível, pelo simples fato de que o Verdão voltou a jogar bem, nas duas últimas rodadas, sobretudo em razão da volta de Valdívia, que imprime o mínimo de criatividade naquele meio de campo estéril de sempre. Valdíva, porém, mais uma vez, é dúvida.
Já o Tricolor luta para salvar o ano com uma vaga para a Libertadores.
Mais do que isso: técnico e jogadores lutam pela própria sobrevivência no Morumbi, depois de tantas ameaças de um rapa geral no fim de ano, feitas pelo presidente sem senso nem rumo.
O diabo, para o São Paulo, é que não terá Lucas, sua grande revelação no ano. Justamente, Lucas que vinha se recuperando depois de um período de baixa.
Contudo, a formação insinuada por Leão, é ofensiva o bastante para levar o Tricolor à vitória.
Vejamos, vejamos.

NOVO DIRETOR

A CBF acaba de anunciar que o atual presidente do Corinthians, Andrés Sanchez, será o diretor remunerado de Seleções. Isto é: vai cuidar de todas as categorias, inclusive o time principal do Brasil.
Confesso que tinha minhas tantas ressalvas em relação ao cartola, sobretudo por sua íntima ligação com a MSI de Kia. Mas, no decorrer de sua gestão como presidente do Corinthians, as ressalvas foram substituídas por respeito ao seu profícuo trabalho.

Mudou os estatutos, democratizando-os, e está cumprindo sua palavras de não disputar novas eleições no clube, o que é um feito extraordinário nesse clube sempre submetido a pequenos ditadores de plantão., desde Trindade, passando por Matheus, Helou, Duailib e tantos outros.
Estabeleceu um período inédito de paz no Parque, e capitaneou o engenhoso plano para trazer Ronaldo Fenômeno, o que rendeu ao clube títulos e muita grana.
Enfim, realizou uma gestão digna de aplausos, em meio ao caos habitual de nossas agremiações. Além do que, conseguiu o prodígio de retirar do Morumbi o palco da abertura do Mundial em 2014, passando-o para o Itaquerão, que ainda está no chão.

Politicamente e administrativamente, foi exemplar para o seu clube.
Ah, mas é um cara que maltrata o idioma, tem rompantes patéticos e tal e cousa e lousa e maripousa. Mas, e daí? Ninguém é perfeito.
Claro que sempre defendi para essa função a figura de Carlos Alberto Parreira, um tipo com larga vivência em seleções brasileiras, técnico de futebol por excelência e dono de personalidade menos trepidante.
Mas, enfim, é o que temos. E espero que Andrés saiba bem administrar as questões do nosso time, como bem administrou as questões do Corinthians até agora. Mesmo porque esse será o pavimento certo para que ele substitua Ricardo Teixeira quando este alçar voo em direção à presidência, aspiração final de ambos, não tenho dúvidas.

Autor: Alberto Helena jr.

Dieta saudavel resulta em ESPERMA mais vforte

Saúde - Mundo


Atenção homens: sua dieta pode interferir na sua fertilidade. Segundo pesquisadores norte-americanos, existe uma ligação entre a nutrição e a qualidade do sêmen. Estudos apresentados no encontro anual da Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva, mostrou que dietas ricas em carne vermelha e grãos processados parecem prejudicar a capacidade do espermatozóide de se movimentar, enquanto dietas ricas em gorduras trans parecem diminuir a quantidade de espermatozóides encontrados no sêmen.
O estudo baseou-se na análise de 188 homens, com idades entre 18 e 22 anos, que preencheram questionários com seus hábitos alimentares e tiveram suas dietas classificadas como ocidental (rica em carne vermelha, carboidratos refinados, doces e bebidas energéticas) ou prudente (composta de peixes, frutas, verduras, legumes e grãos integrais). Depois, foram realizados espermogramas para avaliar a concentração, o movimento e a forma dos espermatozóides dos participantes.

Os resultados mostraram que uma dieta saudável com uma maior ingestão de peixes, frutas frescas, grãos integrais, legumes e verduras parece melhorar a motilidade dos espermatozóides, o que faz com que eles de fato se movem pelo útero, em vez de ficarem parados.

Pessoas magras correm mais riscos de morrerem após cirurgias

Saúde - Mundo

Pessoas que são magras, com índice de massa corporal abaixo de 23, correm riscos 40% mais altos de morrerem um mês após passarem por um procedimento cirúrgico, do que pessoas com excesso de peso (massa corporal entre 26 e 29).
Os pesquisadores acreditam que a relação entre o baixo peso e maior risco de fatalidade pode ocorrer devido a uma perda recente de peso do paciente ou simplesmente por a pessoa magra ser mais frágil.

Os pesquisadores responsáveis pela descoberta (realizada na Universidade da Virgínia, EUA) aconselham que o índice de massa corporal passe a ser considerado por médicos no momento de planejamento de cuidados a serem recebidos pelo paciente após a cirurgia.

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

TJ nega habeas corpus a João Faustino

Politica - Operação Sinal Fechado - RN


O Desembargador em substituição, Herval Sampaio, negou o pedido de Habeas Corpus impetrado em favor do ex-deputado federal João Faustino Ferreira Neto e Marcus Vinícius Saldanha Procópio. O magistrado alegou que, de tão exíguo, o tempo da prisão temporária (cinco dias) não é capaz de acarretar sérios prejuízos aos pacientes.

O magistrado ressaltou que a juíza da 6ª Vara Criminal, Emanuella Cristina Pereira Fernandes, "teve o cuidado de pormenorizar em concreto cada uma das prisões temporárias deferidas, tanto é verdade que indeferiu uma justamente por não encontrar o liame necessário que justificasse a medida, logo parece imprescindível para as investigações que os pacientes continuem presos".

Ele disse ainda que a prisão se faz necessária, pois o caso diz respeito à existência de uma suposta organização criminosa muito bem estruturada, constituída por pessoas influentes no RN que podem interferir na busca de elementos probatórios. Além disso, a análise do material apreendido até o momento pode implicar na realização de outras diligências, tendo em vista a possibilidade do surgimento de novas provas, o que justifica a manutenção da prisão.

Também foi negado o pedido de prisão domiciliar formulado em favor de João Faustino, sob o argumento de que, embora se trate de pessoa idosa e acometida de cardiopatia grave, o breve período da prisão, aliado a possibilidade de se continuar o tratamento - feito a base de medicamentos - não vai comprometer a saúde do paciente. Ressaltou ainda que "a substituição da prisão domiciliar não é cabível em prisão temporária, sob pena do objetivo da mesma perder o seu sentido".

O pedido de Habeas Corpus foi impetrado na tarde de ontem (24). O processo foi distribuído, por sorteio, para a Desembargadora Maria Zeneide Bezerra que alegou suspeição, por motivo de foro íntimo, para o julgamento do HC.

Wilma desafia o MP a comprovar envolvimento no esquema fraudulento

Politica - Operação Sinal Fechado - RN


A ex-governadora Wilma de Faria emitiu nota sobre a operação Sinal Fechado, deflagrada ontem (25), pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte. A presidente do PSB potiguar, citada como possível beneficiária com o esquema de corrupção montado através da inspeção veicular, afirma que seu nome foi envolvido em noticiário escandaloso de "má fé" como se "para julgar a honra de alguém bastasse apenas substituir a verdade pela pirotecnia jurídica.


Relembrando denúnicas relacionadas ao seu Governo, como a manutenção pela própria Wilma de Faria de uma conta bancária na Suíça, onde ela afirma ter desmoralizado a denúncia perante a Justiça e o povo, ela disse que sempre foi acusada injustamente e desafiou o Ministério Público a comprovar as denúncias contra ela.






Confira a nota na íntegra.

Mais uma vez, sempre de má fé, o meu nome é envolvido em noticiário escandaloso como se para julgar a honra de alguém bastasse apenas substituir a verdade pela pirotecnia jurídica.

Toda a opinião pública se recorda que, antes mesmo da minha posse para o primeiro governo, fui vítima de denúncia escabrosa de possuir uma conta milionária na Suíça. Denúncia esta que desmoralizei perante a justiça e o povo.

Ao longo dos meus dois governos fui, várias vezes, acusada injustamente da prática de conviver com ilicitudes, sem sequer ser ré em qualquer ação judicial que apure crimes de corrupção.

Há nove meses os fatos anunciados na chamada operação "Sinal Fechado" são objeto de investigação do Ministério Público Estadual que, não incluiu meu nome na relação dos acusados e não pediu qualquer medida contra mim.

A má fé se caracterizou quando indagado pela imprensa durante entrevista coletiva, sobre as acusações objetivas contra mim, um representante do ministério público limitou-se, de forma precária, a dizer que não há provas contra a minha pessoa.

Sou ré, sim, de uma má fé que insiste em transformar em verdade desejos, frustrações e medos políticos inconfessáveis.

Na elaboração da mensagem criando a Lei de n. 7290, em dezembro de 2009, que instituiu o serviço de inspeção veicular no Rio Grande do Norte, os ritos legais foram, rigorosamente, observados e cumpridos.

O Gabinete Civil do governo submeteu a mensagem aos órgãos de assessoramento jurídico do Estado, para, só então, encaminhar ao Poder Legislativo, onde a lei foi aprovada, em sessão pública.

A inspeção veicular, prevista na legislação federal, foi também cobrada pelo próprio Ministério Público, preocupado com o controle da poluição ambiental.

A lei que sancionei nunca foi questionada pelo Ministério Público ou pelo Poder Judiciário.

O envolvimento do meu nome é um ato de absoluta má fé. não sou ré e as 189 laudas da petição do Ministério Público mostram que não sou. não há na peça acusatória nenhuma denúncia que exija de mim pelo menos uma explicação.

Não quero acreditar que a insistência da má fé tenha se transformado em prestação de serviço político da parte de uma instituição que tem o dever de bem acusar os culpados, mas também de bem defender a verdade, para não pré-julgar inocentes, expondo à sanha da opinião pública, intencionalmente confundida.

Desafio que provem qualquer envolvimento da minha pessoa nas denúncias de recebimento de propinas ou de conivência com lobistas.

Sempre estive e continuo à disposição do povo e da justiça para prestar todos os esclarecimentos que a sociedade julgar necessário.

Nada temo. Nem as mais sórdidas ameaças. Partam de onde partirem. A minha honra não conseguirão ferir.

Wilma Maria de Faria

Denunciados pelo MP rebatem as acusações

Politica - RN - Operação Sinal Fechado


"É uma investigação que não sei nem a origem, nem o meio, nem o fim. Não sei porque fui preso". Foi assim que o suplente de senador, João Faustino Ferreira Neto, respondeu nas primeiras horas da manhã de ontem às acusações dirigidas a ele. Quase a totalidade dos suspeitos detidos e investigados durante o dia de ontem foram enfáticos ao negar a participação em qualquer esquema de corrupção.



Através de nota, o ex-governador Iberê Ferreira de Souza se mostrou surpreso com a ligação do seu nome com atos de corrupção na administração pública. "Repudio qualquer tentativa de envolvimento do meu nome em acusações de recebimento de propina, baseadas em escutas telefônicas entre dois senhores que desconheço completamente".

Ele segue. "Espero que os fatos expostos na denúncia sejam rigorosamente apurados com presteza e celeridade, e que os eventuais culpados sejam devidamente punidos, mas repilo veementemente qualquer insinuação e ilações que levem a um pré-julgamento sobre minha conduta por parte do Ministério Público Estadual.

O ex-governador não hesita em repassar a culpa para as gestões passadas do Executivo, ao esclarecer que os contratos contestados foram celebrados em um momento anterior à sua posse. Acrescente ainda: "O Departamento de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran) tem autonomia administrativa e financeira sobre os processos licitatórios e contratuais realizados naquela autarquia".

Até o fechamento desta edição, a ex-governadora Wilma Maria de Faria não havia se pronunciado sobre as denúncias e o seu possível envolvimento. À tarde, através da assessora de comunicação, confirmou que estudava a denúncia para poder elaborar uma nota.

PARTIDO

À tarde, o PSDB do Rio Grande do Norte emitiu nota sobre a prisão do presidente de honra e co-fundador da legenda, João Faustino Ferreira Neto. O presidente estadual do PSDB, Rogério Marinho, prestou solidariedade à família do ex-deputado e espera que João Faustino prove a inocência. Porém, também quer a averiguação dos fatos e punição dos que comprovadamente forem culpados.
No comunicado, o PSDB informa que "não conhece nenhum fato desabonador da conduta do ex-deputado federal João Faustino".

O empresário Lauro Maia foi contatado pela reportagem da TRIBUNA DO NORTE na tarde de ontem, mas não atendeu nem retornou aos telefonemas realizados.

Em contraste com os comunicados apresentados, o empresário José Gilmar de Carvalho Lopes assumiu a participação no esquema fradulento. Lopes repassou ainda detalhes da atuação supostamente criminosa da organização.

Promotores continuam investigações

De acordo com o promotor de Defesa do Patrimônio Público, Sílvio Ricardo Gonçalves de Andrade Brito, o MP analisará todo o material apreendido durante a Operação Sinal Fechado em até 30 dias num trabalho conjunto entre as Promotorias. "As investigações continuarão através de uma análise criteriosa dos documentos. O que não interessar à Operação, será devolvido aos respectivos responsáveis. Nosso objetivo é oferecer a primeira denúncia à Justiça antes do término dos 30 dias", enfatizou o promotor.

Ele comentou, durante entrevista coletiva, que a Lei Estadual nº 9.270/2009, que instituiu o Plano de Controle de Poluição Veicular, foi constituída pela organização criminosa. "Ávidos pelos lucros, eles conseguiram impor a prestação de serviços através de concessão e pagamento de imposto e não taxa", advertiu Sílvio Brito.
O promotor Eudo Rodrigues Leite afirmou que os envolvidos no processo fraudulento de enriquecimento ilícito poderão responder por até seis crimes diferentes. São eles: corrupção ativa e passiva, formação de quadrilha, tráfico de influências, lavagem de dinheiro e fraude em processos licitatórios. Ele ressaltou, ainda, que o atual Governo Estadual foi procurado para reverter a suspensão das inspeções em troca de propina. "Ocorreram várias investidas a agentes públicos para que ocorresse a reversão da situação da Inspar. O modus operandi, porém, não logrou êxito. O atual Governo não cedeu às investidas", ressaltou. Eudo disse, ainda, que quase todas as solicitações do Ministério Público foram atendidas pela juíza Emanuella Cristina Pereira Fernandes, que deferiu 14 dos 15 pedidos de prisões preventivas e temporárias, bem como todos os 25 pedidos de buscas e apreensões.

O procurador-geral de Justiça, Manoel Onofre Neto, ressaltou que o MP não é contrário à inspeção veicular. Ele disse que existe a possibilidade do ressarcimento dos pagamentos feitos indevidamente por proprietários de veículos ao Instituto que pertence à família de George Olímpio e à Central de Registros de Contratos. O pagamento poderá ser feito com os bens sequestrados pela Justiça durante a operação chegam ao patamar de R$ 35 milhões.

MP-SP investiga Kassab após alerta de promotores do RN

O Ministério Público Estadual de SP pediu ontem o afastamento de Gilberto Kassab (PSD) do cargo de prefeito de São Paulo. Kassab, o secretário municipal do Verde e Meio Ambiente, Eduardo Jorge, seis empresas - entre elas a CCR e a Controlar - e 13 empresários são acusados de participar do que seria uma fraude bilionária: o contrato da inspeção veicular em São Paulo.

A ação da Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público e Social pede o bloqueio dos bens dos envolvidos, a perda dos direitos políticos e a condenação por improbidade administrativa dos acusados. O valor da causa dado pelos promotores Roberto de Almeida Costa e Marcelo Daneluzzi é de R$ 1,05 bilhão. A ação pede a suspensão imediata da inspeção veicular, a devolução dos valores de multas cobradas dos moradores de São Paulo, além de indenização por danos morais aos proprietários de veículos.

O problema, segundo o MPE, não é a ideia da inspeção, mas a forma como ela foi executada na cidade. Desde a constituição da empresa Controlar até as sucessivas prorrogações do contrato teriam sido feitas por meio de fraudes, como a apresentação de garantias falsas, documentos e informações falsas e, além de possíveis fraudes tributárias e fiscais. A ação foi apresentada no Fórum Helly Lopes Meireles, sede das Varas da Fazenda Pública de São Paulo.

A Controlar diz que ainda não foi notificada sobre a ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público. Segundo a empresa, a concessionária prestou todos os esclarecimentos solicitados pela Promotoria e teria assim comprovado a "lisura na implementação e no cumprimento do contrato de concessão." Entre os benefícios do contrato declarados pela Controlar estão uma economia de R$ 78 milhões para o sistema de saúde municipal por causa da redução da poluição veicular.

INVESTIGAÇÃO

O MPE/RN já havia alertado os Ministérios Públicos de todo o país sobre a possibilidade de ações fraudulentas nos processos de contratações das empresas de inspeção veicular. O comunicado foi feito, segundo o procurado-geral, Manoel Onofre Neto, após a descoberta de irregularidades no âmbito no processo estadual. Ao mesmo tempo em que era deflagrada a ação no Rio Grande do Norte, o Ministério Público de São Paulo afirmava que constatara fraudes na licitação ocorrida naquele estado e pediu o afastamento do prefeito da cidade, Gilberto Kassab (PSD), por envolvimento com a suposta ilegalidade. De acordo com o MPE, Kassab e o secretário municipal do Verde e Meio Ambiente, Eduardo Jorge, treze empresários e mais seis empresas estariam participando de uma fraude bilionária, envolvendo o contrato de inspeção veicular em São Paulo.

O procurador-geral Manoel Onofre confirmou que o pedido do MPE paulista tem ligação com o de Natal. "Há uma relação pois a operação feita em SP teve como inspiração a ação feita no Rio Grande do Norte", assinalou o chefe do MPE. A ação em São Paulo solicita ainda o bloqueio dos bens dos envolvidos, além da suspensão imediata da inspeção veicular no Estado, exigindo a devolução dos valores de multas cobradas dos moradores e indenização por danos morais. A ação da Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público e Social solicitou que os envolvidos no esquema percam os direitos políticos, e sejam condenados por improbidade administrativa. O valor da causa é de R$ 1,05 bilhão.

Bate-papo

» João Faustino, suplente de senador

Ontem pela manhã, quando deixava o Instituto Técnico-científico de Polícia (Itep) após realizar o exame de corpo de delito, o suplente de senador João Faustino Ferreira Neto concedeu entrevista à imprensa. Tranquilo, respondeu a todas as perguntas pausadamente e chegou a ironizar o nome escolhido para batizar a operação que resultou na sua prisão. "Só passo em sinal aberto", disse. Confira o que o político declarou:

O que você poderia nos falar sobre a operação do Ministério Público?

O Rio Grande do Norte todo me conhece e sabe que sou um homem de bem. Tenho uma história de honradez. Estou sendo vítima de um equívoco que não sei ainda traduzir a sua dimensão. Confio na Justiça e entendo que haverá no momento oportuno uma decisão para elucidar esse processo, o qual não sei nem a origem, nem o meio, nem o fim.

O senhor foi preso por um mandado de prisão...

Realmente houve um mandado de prisão temporária para que fizesse averiguações. Estou entrando agora com habeas corpus pedindo a suspensão dessa medida. Tem um outro detalhe que é o meu estado de saúde. Sou um cidadão de terceira idade, estou com 70 anos. Tenho cardiopatia grave e já me submeti a diversas cirurgias. Tudo isso é levado em consideração quando se concede um habeas corpus.

O Ministério Público denominou a operação como "Sinal Fechado". O nome relaciona isso com algum assunto que o senhor conheça?

Não sei que operação é essa. Não passo em sinal fechado. Só passo em sinal aberto.