sexta-feira, 15 de junho de 2012

Metade dos brasileiros está acima do peso e 15% da população já é obesa

Saúde

Consultor Roberto Kalil e endocrinologista Claudia Cozer tiraram dúvidas.
Rio Branco é a capital com o maior índice, seguida do Rio e de Fortaleza.

Perder de 5% a 10% do peso em 6 meses a 1 ano já traz benefícios aos níveis de pressão, colesterol, frequência cardíaca e do coração em geral. É que, quanto menor a superfície corporal de uma pessoa, menos o músculo cardíaco precisa trabalhar para bombear sangue e menos obstruídas ficam as artérias. Isso diminui as chances de infarto e derrame cerebral, as duas principais causas de mortes no Brasil.
Mais da metade (52%) dos homens e 44% das mulheres no país têm sobrepeso. Ao todo, 15% da população está obesa. Rio Branco é a capital com o maior índice, seguida do Rio de Janeiro e de Fortaleza, enquanto Palmas fica em último no ranking, como a mais saudável.

O Bem Estar desta quinta-feira (12) teve a presença do cardiologista Roberto Kalil, que também é consultor do programa, e da endocrinologista Claudia Cozer, que falaram sobre os riscos da obesidade para o coração e a saúde em geral. Segundo a médica, o ideal é emagrecer gradativamente para não voltar a engordar. Tanto que até 40% dos pacientes bariátricos, que têm uma perda rápida, recuperam o peso total ou parcialmente.

Obesidadexcoração valendo (Foto: Arte/G1)

No estúdio, também participou o advogado Alexandre Berthe, que após uma cirurgia de redução de estômago já perdeu 30 quilos (de 124 para 94 kg) e baixou o índice de massa corporal (IMC) de 39 para 30 e o diâmetro da cintura de 122 para 107 centímetros. Ele contou como essa experiência está mudando a sua vida.

O colesterol total de Alexandre reduziu de 247 mg/dl para 150 mg/dl. O HDL (colesterol bom) era 51 mg/dl e passou para 29 mg/dl. Já o LDL (ruim) era 162 mg/dl e agora está em 102 mg/dl. Os triglicérides dele estavam em 172 mg/dl e, no novo exame, são 96 mg/dl. Kalil disse que o HDL dele ainda está baixo, mas deve subir com a prática de exercícios físicos.

O café da manhã de Alexandre, antes da operação, era apenas meio copo de água. Hoje ele ainda bebe a mesma quantidade de água, mas come 1/3 de pão francês com requeijão light. O almoço dele era baseado em picanha, torresmo, pastel, arroz, pouca cebola e tomate, e refrigerante - ou seja, uma refeição com poucas vitaminas e proteínas e excesso de gordura.
Atualmente, ele come 50 g de purê de mandioquinha, 50 g de arroz, meio filé de frango, um pouco de agrião e meio copo de água. No jantar, o advogado costumava consumir dois pedaços de pizza, queijo e presunto enrolados e um copo de refrigerante. Hoje ingere meio copo de suco de melancia, duas bolachas água e sal e dois queijinhos.

Na série Pensando Leve, a manicure Alexandra Silvério, que pesa 142 quilos, explicou que resolveu tomar uma decisão radical e eliminar pelo menos 30 quilos sem cirurgia após a morte de uma irmã e do namorado. Fábio pesava 225 quilos e esperou meses pela autorização do plano de saúde para colocar um balão gástrico que o ajudaria a emagrecer, mas não resistiu antes de isso acontecer. Agora, para Alexandra, perder peso é uma questão de sobrevivência.

A manicure passa muito tempo sentada e não gasta a energia que adquire por meio de uma alimentação desequilibrada, com muitos doces, e do sedentarismo. E a obesidade se repete na família: a irmã Adriana morreu aos 29 anos, um irmão têm excesso de peso e outra irmã fez redução de estômago.

Pré-diabetes afeta 12% da população brasileira e pode ser reversível

Saúde

Condição antecede diabetes tipo 2 e é combatida com hábitos saudáveis.
Eliminar 5% do peso com dieta e atividade física ajuda a evitar problema.

A pré-diabetes é uma condição que, como o nome já diz, precede a diabetes, mas pode ser reversível se forem adotados hábitos de vida mais saudáveis.
A situação ocorre quando a taxa de açúcar no sangue varia entre 100 e 125 mg/dl. A partir daí, a pessoa já é considerada diabética.

Segundo os endocrinologistas Alfredo Halpern e Mario José Saad, que estuda a área de resistência a insulina, a pré-diabetes atinge 12% da população brasileira e a diabetes, 15% – principalmente do tipo 2. Nos EUA, os dois estágios da doença já atingem 23% das crianças.

Pré-diabetes supervalendo (Foto: Arte/G1)
 
Existem dois tipos de exame de sangue para detectar esses problemas. Quem tem pré-diabetes deve repetir o teste anualmente.
Outros fatores de risco para desenvolver a doença são: hipertensão, triglicérides altos, síndrome dos ovários policísticos, casos da doença na família e bebês que nascem acima de 4 kg.
A diabetes também favorece o aumento de problemas cardiovasculares, como infarto e acidente vascular cerebral (AVC).

Para metabolizar o açúcar, ou seja, quebrar suas moléculas e aproveitá-lo como energia nos tecidos muscular e gorduroso, o pâncreas produz insulina.

Pessoas com resistência a esse hormônio têm dificuldade de executar o processo, e aí o açúcar se acumula na corrente sanguínea.

Estudos apontam que indivíduos com pré-diabetes desenvolvem o tipo 2 da doença em dez anos se não perderem pelo menos 5% do peso corporal por meio de dieta e atividade física.
Um controle nutricional e 150 minutos de exercícios semanais já são capazes de reduzir até 58% o risco de diabetes em quem é pré-diabético.
 

Micarla de Sousa comunica ao Partido Verde que é candidata

Politica - Natal,RN


Prefeita, que enfrenta 93,4% de desaprovação popular, vai tentar garantir mais quatro anos à frente do Palácio Felipe Camarão.

A prefeita Micarla de Sousa comunicou à direção de sua legenda, o Partido Verde, que é candidata à reeleição. A convenção que homologará sua candidatura está marcada para o dia 30 no Espaço América, informou ao Nominuto.com o presidente de honra do PV, Rivaldo Fernandes.

Segundo ele, os pré-candidatos à Câmara Municipal de Natal se reúnem hoje na sede do partido, em Lagoa Nova, no início da noite, para discutir suas candidaturas e os apoios que podem ser alinhavados para dar sustentação ao projeto da prefeita.

Micarla de Sousa conta atualmente apenas com o apoio do PP, partido do vice-prefeito, Paulinho Sousa. Paralelamente, o os verdes conversam com o PPR, PRB, PTdoB e PMN.

A prefeita do Natal embarca amanhã para o Rio de Janeiro, onde participa de mesas de discussões da Rio+20 e conversa com a cúpula nacional de seu partido sobre o seu projeto.

Micarla enfrenta índices de desaprovação popular à sua gestão que ultrapassam 93%. Para eleição, seu nome é rejeitado por mais de 75%, conforme indicam pesquisas.

terça-feira, 12 de junho de 2012

Aline Riscado - Playboy

Entretenimento - Playboy


Dançarina mais gostosa do Faustão mostra como abrir as pernas de verdade




Cabelo mais claro e figurino informal compõem o novo estilo de Fátima Bernardes

Entretenimento

Apresentadora estreia programa matinal no próximo dia 25.

No novo programa "Encontro com Fátima Bernardes", que começa a ser exibido na grade matinal da Rede Globo no próximo dia 25, a jornalista e apresentadora vai aparecer com um estilo renovado. Além do cabelo mais comprido e com mechas loiras, Fátima também promete surpreender com um figurino mais informal. Confira o que muda no estilo da jornalista.

O novo estilo de Fátima Bernardes (Foto: EGO)
 
O novo estilo de Fátima Bernardes (Foto: EGO)

Adriana e Rodrigão - Paparazzo

Entretenimento


Foi a primeira vez que os ex-BBBs Adriana e Rodrigão fizeram um ensaio sensual juntos. A estreia teve dupla comemoração: além de completarem 14 meses de namoro, o Paparazzo dos dois foi feito especialmente para o Dia dos Namorados (...)










Veja + de Adriana e Rodrigão no link abaixo

Desaprovação de Rosalba Ciarlini dispara oito pontos em um mês

Politica - RN

Governadora foi mal avaliada por 75,1% dos natalenses, quase 8% a mais do que os 67,4% registrados em maio.

A desaprovação da administração da governadora Rosalba Ciarlini (DEM) disparou oito pontos percentuais em um mês e marcou 75,1%, segundo levantamento Sinduscon/Consult. Em maio, a democrata tinha 67,4%, contra 59,7% marcados em abril.
Arte: Nominuto.com
Margem de erro da pesquisa é 3% e o índice de confiabilidade de 95%.


A margem de erro da pesquisa é 3% e o índice de confiabilidade de 95%. O levantamento foi realizado entre os dias 7 e 10 deste mês e registrada sob o protocolo RN-00020/2012 - TSE - TRE.

Rejeição a Micarla de Sousa cresce e marca 82,5%

Politica - Natal,RN

Às vésperas de anunciar que pode concorrer à reeleição, a rejeição ao nome da prefeita Micarla de Sousa (PV) cresceu de 79,4% para 82,5%.

Às vésperas de anunciar que pode concorrer à reeleição, a rejeição ao nome da prefeita Micarla de Sousa (PV) cresceu de 79,4% para 82,5%, segundo levantamento Sinduscon/Consult.

Com a saída de Wilma de Faria do páreo, o segundo lugar agora é ocupado por Fernando Mineiro, que marcou 20,8%. Depois dele, a ordem é a seguinte: Rogério Marinho (14.6%), Hermano Morais (14,5) e Carlos Eduardo (5,2%). Todos foram rejeitados por 8,6% dos entrevistados, e 5,5% não souberam responder.
Arte: Nominuto.com
Pesquisa foi realizada entre os dias 7 e 10 deste mês.

A margem de erro é de 3%. A pesquisa foi realizada entre os dias 7 e 10 deste mês e registrada sob o protocolo RN-00020/2012 - TSE - TRE.

Carlos Eduardo cresce 12% e marca 59,2% de intenções de voto

Politica - Natal,RN

Após apoio da ex-governadora Wilma de Faria, ex-prefeito cresceu no levantamento Sinduscon/Consult.

O ex-prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT) cresceu quase 12 pontos no levantamento estimulado divulgado hoje pela Consult, contratada pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil, o Siduscon.

Em maio, o pedetista tinha 47,3% de intenções de voto e agora aparece com 59,2%, após a desistência da ex-governadora Wilma de Faria (PSB), seguida por manifestação de apoio ao nome do ex-prefeito.

Os demais candidatos não avançaram ou regrediram além da margem de erro da pesquisa, de três pontos percentuais. Rogério Marinho (PSDB) marcou 8,5%, seguido por Hermano Morais(PMDB - 5%), Fernando Mineiro (PT - 3,2%) e Micarla de Sousa (PV - 1,8%).
Equipe Nominuto.com

A pesquisa foi realizada entre os dias 7 e 10 deste mês e registrada sob o protocolo RN-00020/2012 - TSE - TRE.



Partidos de oposição lançam chapa de Larissa Rosado e Josivan

Politica - Mossoró,RN


No total, 14 partidos manifestaram apoio à chapa oposicionista, formada à revelia da vontade do ex-reitor da Ufersa.


A oposição em Mossoró apresentou ontem a chapa encabeçada pela deputada estadual Larissa Rosado (PSB), que tem como vice o ex-reitor da Ufersa, Josivan Barbosa (PT).

Ao discursar, Larissa classificou o momento como um marco histórico na política mossoroense. "Hoje temos aqui um marco da política de Mossoró. Josivan está do lado certo porque está com quem quer trabalhar para incluir os que estão fora do crescimento da cidade", destacou.

Para Larissa, a chegada de Josivan representa um caminho aberto, via PT, para que Mossoró tenha acesso a um volume maior de recursos federais. "Quero dirigir uma palavra muito especial ao nosso companheiro Josivan Barbosa, que estará ao meu lado nessa caminhada.

A deputada falou ainda que a união de 14 partidos será voltada para conduzir um projeto de desenvolvimento social para a cidade. "O povo de Mossoró vai retomar a posição que nunca poderia ter perdido, que é o posto de conduzir os destinos da nossa cidade. Vamos trabalhar para que Mossoró que é uma cidade rica pelos recursos que tem e impostos que arrecada divida isso com o povo", destacou.

 

Ao discursar, Josivan Barbosa demonstrou sintonia com o projeto político do PSB em torno de trazer para Mossoró mais investimentos no social: "Em primeiro de janeiro, Mossoró terá uma grande prefeita. Quero colocar o Partido dos Trabalhadores à disposição para elaborar um grande projeto de governo".

O ex-reitor se dispôs a servir de elo entre a Prefeitura de Mossoró e o Governo Federal na busca por mais investimentos para a cidade. "Quero me colocar como o elo entre Mossoró e o Governo Federal para trazer projetos importantes para a nossa cidade", acrescentou.

 

Henrique propõe votação de jornada de 30 horas para enfermeiros

Politica - Saúde

O projeto ainda tipifica como crime o exercício ilegal da enfermagem, assim como já prevê o Código Penal Brasileiro, desde 1940.

Uma proposta apresentada pelo deputado federal Henrique Eduardo Alves (PMDB), vai permitir a votação do projeto que reduz para trinta horas semanais, ou seis horas diárias, a jornada de trabalho de enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares e parteiras.

O projeto ainda tipifica como crime o exercício ilegal da enfermagem, assim como já prevê o Código Penal Brasileiro, desde 1940, para o exercício ilegal de outras profissões ligadas à saúde, entre elas, a medicina, odontologia e farmácia.

Matéria semelhante já tramita na Casa, mas não prevê punição para o exercício ilegal da enfermagem. Pelo regimento da Câmara dos Deputados, esse tipo de matéria só pode ser votada em sessão ordinária e, como a pauta está trancada por Medidas Provisórias, o projeto entrou numa fila de espera sem data para ser apreciada em plenário.

A alteração no texto do Código Penal, com previsão de penalidades que variam de multa à prisão, vai possibilitar a inclusão da matéria na pauta extraordinária da Câmara dos Deputados. A proposta do líder do PMDB será apensada ao projeto original e,por se tratar de matéria penal, entra no rol de projetos que independem do trancamento da pauta para serem votados.

O deputado Henrique Eduardo Alves disse que vai sugerir ao Colégio de Líderes prioridade para o assunto no plenário. A jornada de 30 horas semanais para os profissionais da enfermagem já vem sendo discutida pelas categorias ligadas à profissão com todas as bancadas da Câmara dos Deputados.

TCE divulga lista dos políticos e gestores que tiveram prestação de contas reprovadas

Lei da ficha limpa

Os conselheiros do TCE divulgaram hoje, após a sessão plenária da Corte, a lista dos políticos e gestores que tiveram prestação de contas reprovadas e, por isso, poderão ficar inelegíveis com base na Lei da Ficha Limpa. Depois da votação pelos conselheiros, a lista vai ser entregue ao Tribunal Regional Eleitoral na tarde desta terça-feira (12). Mais de 500 nomes estão no documento.

A presença do nome do gestor na lista não implica em inelegibilidade automática. O político para ficar inelegível tem que ser julgado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) ou Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Mas o documento do Tribunal de Contas será uma referência com base na qual o registro de candidaturas poderão ser rejeitadas.

Confira a lista aqui.

Juiz suspende decreto da Câmara que rejeitava contas do ex-prefeito Carlos Eduardo

Politica - Natal - RN

O juiz da 3ª Vara da Fazenda Pública, Geraldo Antônio da Mota, suspendeu ontem o decreto legislativo da Câmara Municipal de Natal (CMN), que desaprovou as contas do exercício de 2008 na gestão do ex-prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT). A decisão do magistrado, em primeira instância, imuniza o pedetista de ser impedido de registrar candidatura, com base na lei da Ficha Limpa. "Entendo que a Câmara pode não concordar com o exame feito pelo Tribunal de Contas, reprovando o que foi objeto de aprovação e vice-versa, mas não pode dispensar o parecer prévio (…) porque, assim agindo, viola o devido processo legal", observou Geraldo Mota. Em entrevista coletiva, na tarde de ontem, o ex-prefeito afirmou que "confia na Justiça" e voltou a atacar os vereadores. "Eles, de uma forma casuística, tentaram golpear a eleição", criticou.
Rodrigo SenaCarlos Eduardo reafirma crítica à decisão dos vereadores contra a prestação de contasCarlos Eduardo reafirma crítica à decisão dos vereadores contra a prestação de contas

Ao ingressar com a Ação Anulatória com pedido de medida antecipatória, a defesa do ex-prefeito sustentou que a CMN ultrapassou os limites das atribuições legais, negou o direito de contestação após parecer da Comissão de Finanças e Fiscalização e, para completar, julgou matéria sem que a mesma tivesse sido objeto de análise prévia do Tribunal de Contas do Estado (TCE).

O juiz acatou todas as considerações dos três advogados que assinaram a petição de Carlos Eduardo Alves. Para tanto, Geraldo Mota confrontou os elementos que levaram os parlamentares a reprovar as contas do ex-prefeito com o relatório anual do TCE e constatou que, em momento algum, os pontos abordados no ato administrativo dos parlamentares foram submetidos ao crivo do TCE.

Para reprovarem as contas do ex-prefeito, os parlamentares apontaram como irregularidades cometidas pelo pedetista um saque no fundo previdenciário, no valor de R$ 22 milhões; a venda da conta única da Prefeitura ao Banco do Brasil por R$ 40 milhões; e atos administrativos do ex-prefeito para concessão de gratificações, incorporações e enquadramentos nos vencimentos dos servidores. Sobre este último aspecto, enfatizaram os vereadores, houve prejuízos financeiros por causa do crescimento da folha de pessoal. Mas sobre isso o magistrado destaca que o relatório da Corte de Contas constatou que no exercício de 2008 os limites permitidos pela Constituição Federal e regulamentados pela Lei de Responsabilidade Fiscal, quanto às despesas com o pagamento de servidores, foram legalmente cumpridos por todos os Poderes.

Ao assinalar a inexistência de parecer prévio do TCE nos pontos abordados pelos vereadores e que motivaram a reprovação das contas do ex-prefeito o juiz sentenciou: "Julgar o controle externo das contas municipais, especialmente aquelas pertinentes ao chefe do Poder Executivo, representar uma das mais expressivas prerrogativas institucionais da CMN, terá que ser exercido com o auxílio do Tribunal de Contas".

Decisão é fundamentada e consistente, diz o advogado

O advogado de Carlos Eduardo, Rodrigo Alves Andrade, destacou que a decisão do juiz Geraldo Mota é "consistente, fundada na melhor doutrina e jurisprudência dos tribunais superiores" e que não vê causa de dano irreparável na determinação do magistrado que faça com que a Câmara Municipal recorra da decisão. "Além do teor da decisão tem também os fundamentos que embasam a pretensão de Carlos Eduardo, que são igualmente consistentes", assinalou. Ao acatar o pedido liminar, o magistrado considerou ser imprescindível o exame urgente da matéria, porque entendeu que a reprovação das contas do ex-prefeito implicaria em supressão da garantia do contraditório e o conseqüente desrespeito à ampla defesa.

"Não reconhecendo tal direito, evidentes prejuízos serão impostos ao autor, sobretudo no âmbito eleitoral, em face das conseqüências resultantes da inelegibilidade para o pleito deste ano", enfatizou Geraldo Mota. A Câmara Municipal será notificada para, em 10 dias, dar cumprimento à decisão do juiz. Na prática, com a nova ordem, o legislativo não poderá mais encaminhar ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RN) o decreto que reprovou as contas do ex-prefeito, tornando-o em um primeiro momento inelegível.

Se optar por recorrer da decisão, o presidente da CMN, Edivan Martins, ingressará com requerimento na segunda instância, e o processo ficará sob o crivo dos desembargadores do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJ/RN).

Definição sobre recurso será após notificação

A Câmara de Natal, por intermédio da Assessoria de Comunicação, informou que ainda não foi notificada da decisão do juiz Geraldo Mota. O Legislativo municipal, ainda segundo a Assessoria, só se pronunciará oficialmente sobre a possibilidade de entrar com um recursos após receber cópia da decisão.

A TRIBUNA DO NORTE tentou entrevistar o procurador geral da Câmara, Thiago Fernandes, sobre o assunto. Ele não atendeu ao telefone celular, mas afirmou, através de mensagens, que "certamente" a Câmara recorrerá da decisão.

A Câmara terá dez dias, segundo determinação da Justiça, para publicar a suspensão dos efeitos do decreto que reprovou as contas do ex-prefeito Carlos Eduardo.

Partidos têm dificuldades na chapa proporcional

A aliança em torno do nome de Carlos Eduardo Alves tem alguns pontos a superar para alinhar a chapa proporcional, que formará as coligações dos candidatos ao cargo de vereador. Além do PDT, partido do candidato majoritário, o grupo é formado ainda pelo PPS, PSD, PSB, PC do B e PPL. O ex-prefeito de Natal reconhece as dificuldades, mas garante que as legendas aliadas estão próximas de um consenso. "Podemos formar uma aliança em torno da chapa majoritária e acomodar os aliados em mais de uma chapa proporcional", destacou. Carlos Eduardo destacou, porém, que não há uma definição sobre o assunto e que os aliados continuam "conversando incessantemente".

O impasse inicial gerado ocorreu com o PC do B, que anunciou a discordância em compor uma coligação proporcional com o PSB. A ponderação dos comunistas, no entanto, acabou por desdobrar outras. O PPS, por exemplo, tem externado que não concorda que se dê palanque para os vereadores bispo Francisco de Assis e Adenúbio Melo apresentarem as propostas de campanha. Ambos votaram pela desaprovação das contas de Carlos Eduardo Alves na CMN, inclusive desobedecendo uma decisão partidária. O PSB estuda a possibilidade de puni-los em reunião que deve ocorrer ainda hoje. Esses parlamentares têm sido questionados inclusive por colegas de bancada na Câmara. Júlia Arruda, Júlio Protásio e Franklin Capistrano já informaram à presidente estadual do PSB, Wilma de Faria, que são favoráveis à punição de ambos.

PP quer informações sobre candidatura

A prefeita Micarla de Sousa terá hoje mais um encontro político para tentar acertar os detalhes de uma possível candidatura dela à reeleição. Ela se reunirá com o vice-prefeito e presidente municipal do PP, Paulinho Freire. O encontro ainda não tem horário e local definido.

A gestora da capital, que ainda não anunciou sua decisão sobre a disputa da reeleição, tenta compor um bloco de partidos para ingressar na disputa do pleito. O PP, que ainda no início desse ano declarou apoio a reeleição da gestora, vem pressionando a prefeita para anunciar a definição.

Os líderes do PP observam que com o início do período das convenções é preciso que a prefeita decida para, caso ela desista de ir para reeleição, o partido já deflagrar a articulação com outro palanque na chapa proporcional.

Se no apoio da majoritária o partido está ainda indefinido, o PP fechou questão quanto a proporcional: não fará coligação. O vice-prefeito Paulinho Freire, os vereadores Albert Dickson e Chagas Catarino serão alguns dos postulantes a uma vaga no Legislativo da capital potiguar.

Amanhã o diretório municipal do PP fará uma reunião para discutir a data da convenção e avaliar a definição da prefeita Micarla de Sousa, que deverá ser anunciada hoje na reunião com a cúpula pepista.

A data da convenção do PP não foi definida. O PV, legenda presidida pela prefeita Micarla de Sousa, também ainda não marcou a data.


"Ninguém pode descrer da Justiça", diz Carlos Eduardo


O ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo (PDT) comentou a decisão do juiz da 3ª Vara da Fazenda Pública de Natal, Geraldo Mota, que deferiu, nesta segunda-feira (11), o pedido de tutela antecipada para suspender os efeitos do Decreto Legislativo da Câmara Municipal do Natal que rejeitou as contas anuais relativas ao exercício de 2008, quando era chefe do Executivo. Para o ex-prefeito, "ninguém pode descrer da Justiça".

Na ação judicial, Carlos Eduardo Alves alegou, em suma, que o Legislativo natalense exorbitou as atribuições que lhe são conferidas, ao negar-lhe o direito de defesa - especialmente porque não o notificaram a respeito do parecer da Comissão de Finanças e Fiscalização - e ao não apreciar a matéria que havia sido objeto de debate na Corte de Contas do Estado (TCE), que culminou na aprovação das contas da Prefeitura no exercício de 2008.

Ao examinar a matéria objeto de análise no âmbito do TCE, o juiz Geraldo Mota entendeu que a CMN ultrapassou os limites prerrogativos de julgador. "Entendo que a Câmara pode não concordar com o exame feito pelo TCE, reprovando o que foi objeto de aprovação e vice-versa, mas não pode dispensar o parecer prévio e específico a respeito do que está decidido porque, assim agindo, viola o devido processo legal", assinalou o magistrado.

Carlos Eduardo comentou a decisão do juiz Geraldo Mota. "Este caso mostra que ninguém deve descrer da Justiça, pois ela sempre se afirma. E eu sempre confiei na nossa Justiça", destacou o pré-candidato do PDT à Prefeitura de Natal.

Presidente estadual do PDT, Carlos Eduardo dá agora sequência à sua agenda eleitoral. Ele confirmou o adiamento da convenção partidária que homologará sua candidatura. Ao invés do próximo sábado (16), como estava previsto inicialmente, o partido optou por realizar sua convenção no próximo dia 23, o sábado seguinte. O local será a sede social do América.

O objetivo da mudança na data foi dar mais tempo para o PDT concluir os entendimentos com os partidos aliados em torno da chapa proporcional. Na entrevista coletiva, Carlos Eduardo informou que está mantendo diálogos para ampliar o arco de alianças em torno da sua candidatura e, consequentemente, da chapa proporcional. "Há outros partidos que estão chegando", disse ele, que preferiu não antecipar o nome desses partidos.

Partidos questionam no Supremo tempo de TV do PSD

Politica - Brasil

Sete partidos entraram nesta terça-feira (12) com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) no Supremo Tribunal Federal (STF) para questionar ação do PSD que pede à Justiça eleitoral direito à parcela do fundo partidário e ao tempo da propaganda eleitoral na TV e no rádio, proporcional ao número de parlamentares que possui atualmente.

DivulgaçãoAgripino, Dorneles, Guerra e Raupp foram ao STF apresentar a Adin contra o tempo de TV ao PSDAgripino, Dorneles, Guerra e Raupp foram ao STF apresentar a Adin contra o tempo de TV ao PSD

Para os presidentes do DEM, PMDB, PSDB, PR, PPS, PP e PTB, partidos que assinaram a Adin, a medida é inconstitucional. Eles alegam que, de acordo com a lei eleitoral, somente os partidos que elegeram deputados federais no último pleito têm o direito aos 2/3 do tempo da propaganda eleitoral no rádio e na TV.

"Esse pleito é absolutamente inconstitucional uma vez que a lei é clara no que se refere a partido que não participou de eleição pleitear participação no tempo de rádio de televisão", afirmou o presidente nacional do Democratas, senador José Agripino.

De acordo com a Adin, "uma alteração a menos de quatro meses do início da eleição e a menos de 75 dias do início da propaganda eleitoral viola sem só dó o princípio da anterioridade eleitoral presente no artigo 16 da Constituição Federal". Outra intenção expressa na Adin é defender a vontade do cidadão que votou em determinado representante devido às ideias de seu partido de origem.

Agripino e os presidentes partidários Sérgio Guerra (PSDB), Francisco Dornelles (PP) e Valdir Raupp (PMDB) foram pessoalmente ao STF entregar a Adin. A ação do PSD sobre fundo partidário está na pauta do Tribunal Superior Eleitoral da sessão desta terça-feira (12).

domingo, 10 de junho de 2012

Mega-Sena acumula e pode pagar até R$ 25 milhões no próximo sorteio

Loterias - Mega Sena

44 apostas acertaram a Quina, com prêmio de R$ 51.823,24 para cada bilhete.
A Quadra premiará 4.577 apostas com R$ 711,70.
Bilhete da Mega-Sena  (Foto: Raul Zito/G1) 

Mega-Sena 1.396 acumulou. (Foto: Raul Zito/G1)

Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 1.396 da Mega-Sega, cujo sorteio foi realizado neste sábado (9) em Jacutinga (MG), informou a Caixa Econômica Federal (CEF). Acumulado, o prêmio deve ir a R$ 25 milhões na próxima quarta-feira (13), segundo estimativa da própria CEF.

As dezenas: 29 - 48 - 52 - 54 - 55 - 58

A Quina registrou 44 apostas certas. Cabe a cada uma R$ 51.823,24. A Quadra premiará 4.577 bilhetes com R$ 711,70 para cada um.

Balotelli erra de um lado, Torres vacila do outro: Fúria empata com a Itália

Futebol - EUROCOPA 2012


Italiano enfeita, perde gol incrível e vê substituto Di Natale marcar para Azzurra. Fàbregas, em dia de centroavante, evita derrota da Espanha


De um lado, um Balotelli disposto a provar que é decisivo. Titular, perdeu uma chance incrível sozinho na área e deu lugar para Di Natale, que aproveitou a sua e balançou a rede. Do outro, um Fernando Torres no banco viu Fàbregas começar como centroavante e marcar o gol da atual campeã Espanha. Quando entrou, foi a vez do "Niño" desperdiçar a oportunidade de ser decisivo. Sem poder contar com um dia inspirado de seus principais atacantes, Fúria e Itália acabaram com 1 a 1 no placar pela primeira rodada do Grupo C da Eurocopa, em Gdansk (Polônia).

Os gols só saíram no segundo tempo. Assim como as chances perdidas por Balotelli e Torres, que acabaram marcando a partida. Primeiro, o polêmico atacante do Manchester City ficou sozinho cara a cara com Casillas na área, mas demorou a concluir e foi desarmado por Sergio Ramos. Cesare Prandelli sacou Balotelli e colocou em campo Di Natale, que abriu o placar aos 14. Na Espanha, aconteceu o contrário. Fàbregas começou como centroavante e marcou aos 17, depois deu lugar a Fernando Torres e viu o centroavante do Chelsea quase fazer um golaço por cobertura sobre Buffon, mas a bola saiu rente ao travessão.

O jogo deve ter agradado a personalidades do mundo afora que foram acompanhar o clássico in loco. O primeiro ministro da Espanha, Mariano Rajoy, além dos ex-craques poloneses Lato e Boniek e os treinadores Fabio Capello e José Mourinho, estavam presentes no estádio.

A Espanha volta a campo na próxima quinta-feira, quando enfrentará a Irlanda novamente na Arena Gdansk, às 15h45m (de Brasília). Antes, a Itália jogará diante da Croácia, às 13h, em Poznan. A última rodada será realizada na outra segunda-feira, dia 18. Todos os jogos têm a transmissão ao vivo do GLOBOESPORTE.COM, SporTV.com e SporTV.

Os clichês do futebol apontavam para um primeiro tempo de domínio espanhol. Posse de bola, paciência, chances de gol. A Itália, caracterizada pelo "catenaccio" - esquema forte na defesa -, não teve dúvidas de que atacar também é o melhor remédio. E deixou o primeiro tempo na Arena Gdansk com a certeza de que havia feito mais do que se esperava. E muito bem.

A torcida, no entanto, era da Fúria. Seja de espanhóis - a imensa maioria, localizada à esquerda das tribunas - ou até mesmo dos poloneses, encantados com o futebol praticado nos últimos anos pelo time de Vicente del Bosque, também adaptado ao estilo do Barcelona. Mas do Barça que está acostumado a decidir pouco se viu.

sergio ramos espanha balotelli itália (Foto: Agência Reuters)Balotelli e sua grande chance no jogo: Sergio Ramos desarma italiano na área (Foto: Agência Reuters)
Um dos motivos pode ter sido a ausência de um centroavante. Fernando Torres, candidato a ser titular durante toda a semana, começou o jogo no banco de reservas. Fàbregas foi a campo e deixou a Espanha carente de alguém na área. Se já era fiel ao seu estilo de toque de bola até a última oportunidade, a falta de um finalizador fez a Fúria praticamente não concluir - o primeiro chute saiu apenas aos nove minutos, com David Silva, de fora da área.

A Azzurra, por sua vez, era objetiva. Primeiro por se garantir na defesa, com o volante De Rossi em grande tarde como terceiro zagueiro. E, no ataque, tinha Pirlo quase sempre acionando Balotelli e Cassano. Foi assim que os italianos deram trabalho a Casillas. O meio-campista do Juventus obrigou o goleiro a fazer boa defesa em cobrança de falta, aos 13. O atacante do Milan assustou aos 22, quando recebeu de Marchisio e emendou cruzado, para fora.

A Espanha estava claramente incomodada em campo, chegando inclusive a ter de dividir a posse de bola (50% para cada lado), algo raríssimo nos últimos tempos. O entrosamento, porém, ainda fazia a diferença, como quando Iniesta chutou de primeira, aos 29 e 44, ambas após passe de Xavi. Buffon se safou. Só que a melhor chance ainda estava por vir, aos 45, em cabeçada de Thiago Motta que Casillas saltou para salvar a Fúria. Não seria de todo injusto.

Não se sabe o teor da conversa de Del Bosque com os seus comandados durante o intervalo, mas é fato que a Espanha voltou diferente para a etapa final. E sem precisar realizar uma substituição. Logo aos quatro, Fàbregas chutou de fora da área para a defesa de Buffon. No minuto seguinte foi a vez de Iniesta, em passe de Cesc, invadir e finalizar cruzado. A bola triscou a trave esquerda dos italianos.

A Itália, é claro, não estava acuada. Tampouco sentiu o golpe. Em seguida, Sergio Ramos vacilou na defesa e viu Balotelli avançar sozinho. O atacante do Manchester City achou que não seria importunado e, calmamente, se preparou para o chute. Foi aí que o defensor do Real Madrid se recuperou e desarmou na bola, limpamente, para desespero de Cesare Prandelli.

O lance foi o empurrão para que o treinador colocasse Di Natale no lugar do polêmico italiano. E não há como negar que deu certo. Em seu primeiro lance, o atacante do Udinese abriu o placar: eram 14 minutos quando ele recebeu linda enfiada de Pirlo. Um toque foi o necessário para tirar de Casillas e fazer a festa da minoria na Arena Gdansk.

Os espanhóis gritaram para empurrar a seleção de imediato, mas talvez não esperassem uma reação tão rápida, antes sequer que Del Bosque buscasse alguma solução no banco de reservas. Aos 17, David Silva achou Fàbregas livre pelo meio. O meia do Barça, que jogava como o falso centroavante, não perdoou e empatou.

Àquela altura, as substituições começaram a aparecer com maior frequência. O ritmo do jogo se manteve corrido, com chances de lá ou cá. Jesus Navas e Fernando Torres tiveram a oportunidade de virar o jogo, mas não a aproveitaram. Principalmente o atacante do Chelsea, que recebeu livre aos 30 minutos e não passou pela marcação de Buffon, que o desarmou com os pés. Aos 32, Di Natale respondeu ao completar cruzamento de Giovinco. Saiu por pouco.

A resposta espanhola veio sete minutos depois, com Fernando Torres. O camisa 9 arrancou pelo meio, driblou Chiellini e ficou cara a cara com Casillas na entrada da área. O atacante do Chelsea acertou um belo toque por cima de Buffon, mas a bola foi para fora, rente ao travessão.
Aos 43, a última chance da Azzurra. Marchisio tabelou com Thiago Motta, invadiu a área e tentou o chute, que saiu fraco e para nas mãos de Casillas.

Hamilton vence no Canadá, assume liderança e mantém escrita de 2012

Formula 1 - 2012

Em fim de prova emocionante, britânico supera Alonso e Vettel e fatura GP do Canadá. Grosjean e Pérez completam pódio. Massa é 10º e Bruno, 17º

Em uma prova repleta de emoções nas últimas voltas, chegou a vez de Lewis Hamilton triunfar em 2012. Bem que Fernando Alonso e Sebastian Vettel tentaram impedir, mas o piloto da McLaren faturou o GP do Canadá e manteve a escrita de vencedores diferentes em sete provas disputadas na atual temporada. De quebra, o britânico assumiu a liderança do mundial com 88 pontos.
Após partir da segunda posição no grid, Hamilton assumiu a liderança após a primeira rodada de pit stops. No entanto, foi surpreendido com a estratégia de Alonso e Vettel de apenas uma parada nos boxes e precisou superar os bicampeões na pista. A tática dos dois se mostrou ineficaz em razão do desgaste dos pneus. Tanto que o piloto da RBR precisou ir para os boxes e terminou em quinto. O espanhol teimou em permanecer e foi superado pelos surpreendentes Romain Grosjean (Lotus) e Sergio Pérez (Sauber) - que completaram o pódio - e também por Vettel. O dia não foi bom para os brasileiros. Felipe Massa fechou na décima posição, enquanto Bruno Senna ficou apenas em 17º.

Hamilton no pódio do GP do Canadá (Foto: Reuters)Hamilton comemora vitória no Canadá (Foto: Reuters)
 
A Fórmula 1 volta daqui a duas semanas para o GP da Europa. A prova nas ruas de Valência está programada para o dia 24 de junho e terá transmissão ao vivo da TV Globo e em Tempo Real, com vídeos, pelo GLOBOESPORTE.COM.

Como foi a corrida

A largada transcorreu normalmente, sem incidentes. Vettel manteve a ponta, seguido de perto por Hamilton, Alonso e Webber. Massa começou bem, pressionando Rosberg durante toda a primeira volta. Na passagem seguinte, o piloto da Ferrari conseguiu uma bela ultrapassagem por fora sobre o alemão, antes da chicane que antecede a reta de chegada. Entretanto, de nada adiantou a boa largada do brasileiro. Na sexta volta, Massa rodou sozinho na curva 1 e acabou caindo para a 12ª posição. Partindo de 16º no grid, Bruno chegou a ganhar uma posição, mas perdeu rendimento e, na sexta volta caiu para 19º após ser ultrapassado pelo companheiro de Williams, Maldonado, que largou em 22º em razão de uma troca de câmbio.

Em razão da rodada, Massa alterou a estratégia de corrida e foi o primeiro a parar nos boxes, na 13ª passagem. No pelotão da frente, Hamilton e Alonso começaram a diminuir drasticamente a diferença para o líder Vettel, que ainda deu uma pequena escapada no hairpin e quase foi atingido pela McLaren do inglês.

A primeira rodada de pit stops inverteu a situação dos três primeiros colocados. Vettel seguiu para os boxes na 16ª volta. Hamilton parou na seguinte e ganhou a posição do piloto da RBR. Alonso permaneceu na pista por mais duas voltas e retornou à frente dos dois após a parada. Mas o britânico deu o troco rapidamente: ultrapassou o espanhol antes da última chicane e assumiu a ponta após Grosjean ir para os pits.

Atrás do trio, a cerca de cinco segundos, vinham Raikkonen e Pérez, que optaram por uma estratégia de apenas uma parada. Os dois só foram para os boxes na volta 41, voltando logo atrás de Massa, o sexto. O brasileiro conseguiu imprimir um bom ritmo de prova, se manteve entre os mais rápidos da pista e recuperou diversas posições após os pits dos rivais.

Surpresas reservadas para o fim
A corrida seguia sem muitas emoções, mas a temporada 2012 da Fórmula 1 mostrou, mais uma vez, o quanto pode ser surpreendente. Na 50ª volta, o líder Hamilton parou nos boxes e voltou na terceira posição. Daí em diante, era só aguardar os pits de Alonso e Vettel e cruzar em primeiro. Ledo engano. Os bicampeões surpreenderam e arriscaram permanecer na pista até o fim, e Hamilton se viu obrigado a recuperar as posições na pista. O campeão mundial de 2008 tirou a diferença, ultrapassou o alemão a oito voltas do fim, superou o espanhol duas passagens depois, retomou a ponta e cruzou a linha de chegada em primeiro. A estratégia de Alonso e Vettel se mostrou equivocada e os dois ainda perderam seus lugares no pódio para Grosjean e Pérez, que comemoram muito o resultado inesperado. O piloto da RBR diminuiu o prejuízo ao parar nos boxes na volta 64 e conseguiu tomar o quarto lugar do rival da Ferrari.

Hamilton vence GP da Canadá (Foto: AP)Lewis cruza em primeiro e fatura emocionante GP do Canadá (Foto: AP)
Confira a classificação final do GP do Canadá, sétima etapa da temporada 2012:
1- Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) – 1h32m29s586
2- Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) – a 2s513
3- Sergio Perez (MEX/Sauber-Ferrari) – a 5s260
4- Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) – a 7s295
5 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari) – a 13s411
6 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes) – a 13s482
7 - Mark Webber (AUS/RBR-Renault) – a 15s085
8 - Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault) – a 15s567
9 - Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) – a 24s432
10 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) – a 25s272
11 - Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) – a 37s693
12 - Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes) – a 46s236
13 - Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault) – a 47s052
14 - Daniel Ricciardo (AUS/STR-Ferrari) – a 1m04s475
15 - Jean-Eric Vergne (FRA/STR-Ferrari) – a 1 volta
16 - Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) – a 1 volta
17 - Bruno Senna (BRA/Williams-Renault) – a 1 volta
18 - Heikki Kovalainen (FIN/Caterham-Renault) – a 1 volta
19 - Vitaly Petrov (RUS/Caterham-Renault) – a 1 volta
20 - Charles Pic (FRA/Marussia-Cosworth) – a 2 voltas

Não completaram

 Timo Glock (ALE/Marussia-Cosworth) – volta 57
Michael Schumacher (ALE/Mercedes) – volta 34
Pedro de la Rosa (ESP/HRT-Cosworth) – volta 25
Narain Karthikeyan (IND/HRT-Cosworth) – volta 23