quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Cientista brasileiro conecta cérebros de ratos em continentes diferentes

Ciência - Brasil

Animais colaboraram para resolver tarefas, apesar da distância

Ao criar o que foi descrito como um "supercérebro" de mentes conectadas, o cientista paulista Miguel Nicolelis afirmou nesta quinta-feira que conseguiu fazer com que um rato ajudasse outro companheiro roedor, embora os animais estivessem em continentes diferentes, conectados através de eletrodos cerebrais.

Com eletrodos instalados em seu córtex, um rato em um instituto de pesquisa da cidade de Natal enviou sinais via internet para outro roedor de um laboratório de uma universidade em Durham, na Carolina do Norte, ajudando o segundo animal a obter uma recompensa.

A façanha abre a perspectiva de conectar os cérebros entre os animais para criar um "computador biológico", afirmou o neurobiólogo. Isso também é uma ferramenta na missão de capacitar pacientes que sofrem de paralisia ou de síndrome de encarceramento, explicou.

"Estabelecemos uma ligação funcional entre dois cérebros. Criamos um supercérebro que compreende dois cérebros", disse Nicolelis em entrevista por telefone à AFP.

Com sua pesquisa publicada na revista Scientific Reports, a equipe de Nicolelis forneceu um treinamento básico para ratos com sede, que precisaram reconhecer luzes e operar uma alavanca para receber uma recompensa de água.

Eles, então, implantaram eletrodos ultrafinos nos cérebros dos ratos, que estavam ligados por um cabo a um computador. Em um tanque de vidro em Natal, o primeiro rato foi o "codificador", e seu cérebro enviava um fluxo de impulsos elétricos conforme ele descobria os truques para obter a recompensa.

Os impulsos foram enviados em tempo real para o córtex do segundo rato, o "decodificador", que estava diante da mesma situação em um tanque na Carolina do Norte. Com estas sugestões de seu camarada, o rato decodificador descobriu rapidamente como obter a recompensa.

"Os dois animais colaboraram para resolver uma tarefa juntos", ressaltou o pesquisador. O que o segundo rato recebeu não foram pensamentos, nem mesmo imagens, disse Nicolelis. Quando o rato codificador conseguiu cumprir várias tarefas, os picos dos sinais em seu cérebro foram transcritos para um padrão intrigante de sinais eletrônicos, que foram recebidos pelo rato decodificador.

Depois que o rato descobriu a utilidade destes padrões, eles se incorporaram ao seu processamento visual e tátil. "O segundo rato aprende a reconhecer um padrão, um padrão estatístico, que descreve uma decisão tomada pelo primeiro rato. Ele está criando uma associação daquele padrão com uma decisão", explicou o pesquisador brasileiro.

"Ele pode estar sentindo um pequeno estímulo tátil, mas é algo que não sabemos como descrever porque não podemos questionar a cobaia". "A ligação sugere que poderíamos criar uma rede cerebral, formada de cérebros juntos, todos interagindo", afirmou o cientista, apressando-se em ressaltar que este será um experimento que será conduzido apenas em animais de laboratório, e não em seres humanos.

"Se você conectar cérebros de vários animais, cérebros de ratos ou cérebros de primatas, você provavelmente poderia criar um computador biológico que é uma máquina não Turing, uma máquina que não trabalhe de acordo com o projeto de Turing de todos os computadores digitais que conhecemos. Seria heurístico, não usaria um algoritmo e utilizaria um processo decisório probabilístico baseado em um hardware biológico".

Ainda não está claro como o animal decodificador incorpora os sinais do codificador em seu espaço mental, um fenômeno conhecido como plasticidade cortical. "Nós basicamente mostramos que o animal decodificador pode incorporar outro corpo como extensão do mapa que o animal tem em sua próprio cérebro", disse Nicolelis, acrescentando, no entanto: "Nós não sabemos como isso é feito".

Nicolelis desenvolve pesquisas na Universidade de Duke, em Durham, e no Instituto Internacional de Neurociências de Natal Edmond e Lily Safra, ou IINN-ELS. Uma década atrás, ele se destacou ao realizar um trabalho pioneiro ao fazer com que macacos de laboratório movimentassem um braço robótico através de impulsos cerebrais.

Sua mais recente pesquisa deve contribuir para isso, afirmou: "Estamos aprendendo maneiras de interagir e enviar mensagens para o cérebro dos mamíferos que serão fundamentais para os nossos objetivos de reabilitação médica".

Seu próximo objetivo é fazer com que um paciente paraplégico dê o pontapé inicial oficial da Copa do Mundo de futebol de 2014 no Brasil através de uma interface cérebro-máquina para ativar um membro artificial.

 

Prefeitura de Natal terá que refazer projeto de recuperação do calçadão

Calçadão de Ponta Negra

Ministério da Integração Nacional exige 'estudo' para liberar recursos.
Calçadão de Ponta Negra tem 600 metros destruídos.

 
O Ministério da Integração Nacional não aprovou o projeto de recuperação do calçadão de Ponta Negra apresentado pela Prefeitura de Natal. A informação é do secretário municipal de Obras Públicas, Rogério Mariz, que está em Brasília acompanhando o prefeito Carlos Eduardo em busca de recursos para viabilizar as obras. "Eles não aprovaram o projeto da forma como está e pedriram modificações", disse o secretário.


De acordo com nota divulgada pela Prefeitura de Natal, o prefeito Carlos Eduardo se reuniu nesta terça-feira (26) com o secretário executivo do Ministério, Alexandre Navarro Garcia, e os técnicos que foram a Natal ver in loco os estragos causados no calçadão desde o ano passado quando uma parte dele desabou devido a uma maré alta.

O secretário Rogério Mariz informou que os técnicos do Ministério solicitaram modificações no Plano de Trabalho enviado pela prefeitura. “Estamos trabalhando nisso”, disse. As mudanças devem estabelecer um plano de trabalho para o reestabelecimento dos serviços essenciais - que seria a recuperação do calçadão em si - e outro plano de trabalho para a recuperação definitiva que requer um estudo que deve levar um ano para ser elaborado e deverá  levar em conta  a observação do comportamento das marés entre outros componentes.
“Na primeira queda houve um sinistro de 135 metros, hoje já há mais de 600 metros de área atingida e se nada for feito de forma emergencial, o prejuízo vai ser cada vez maior”, lembrou Rogério Mariz.

 De acordo com a nota, o prefeito Carlos Eduardo determinou que equipes da Semopi trabalhem no novo plano de trabalho. “Ponta Negra é o principal cartão postal de Natal e não é possível ficar daquele jeito levando risco a quem transita pela área e atentando contra a nossa cidade perante os turistas”, disse o prefeito, lembrando que nos quase 60 dias em que assumiu a prefeitura vem tentando liberar os recursos para que as obras possam começar o quanto antes.

“Os técnicos apontam a necessidade de uma obra maior que implique numa solução definitiva em caso de novo aumento das marés, mas isso levará mais de um ano só de estudos e a praia não pode ficar assim esse tempo todo ainda mais que no próximo ano seremos uma das cidads sede da Copa”, acrescentou Carlos Eduardo.

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Sarampo

Saúde

O que é Sarampo?

O sarampo é uma doença infecto-contagiosa causada por um vírus chamado Morbillivirus. A enfermidade é uma das principais responsáveis pela mortalidade infantil em países do Terceiro Mundo. No Brasil, graças às sucessivas campanhas de vacinação e programas de vigilância epidemiológica, a mortalidade não chega a 0,5%. 


Causas

Transmissão

A transmissão é diretamente de pessoa a pessoa, por meio das secreções do nariz e da boca expelidas pelo doente ao tossir, respirar, falar ou respirar. 


Sintomas de Sarampo

Altamente contagioso, o sarampo é propagado por meio das secreções mucosas (como a saliva, por exemplo) de indivíduos doentes para outros não-imunizados. O período de incubação dura entre oito e 13 dias. Depois começam a aparecer os principais sintomas, com o aparecimento de pequenas erupções na pele (exantemas) de cor avermelhada, febre alta, dor de cabeça, mal-estar e inflamação das vias respiratórias, com presença de catarro. 


Tratamento de Sarampo

Não existe tratamento específico para o sarampo, apenas para os sintomas. 


Prevenção

A doença torna-se mais grave quando atinge mães em período de amamentação, crianças desnutridas e adultos. Vacinar é o meio mais eficaz de prevenção contra o sarampo. A vacina está disponível nos postos de saúde para crianças a partir de 12 meses de idade.

Homem fica entalado

Bândido entalado

Homem fica entalado em janela ao tentar pegar um botijão de gás em Jaboticabal


Regis Alessandro Pastor da Silva, de 22 anos, ficou entalado na janela de uma creche municipal de Jaboticabal, no interior de São Paulo, na madrugada desta quarta-feira (27/02)

De acordo com a polícia, Silva ficou entalado na janela da cozinha quando tentava entrar na creche para furtar objetos que posteriormente seriam trocados por crack

 

 Vizinhos da creche escutaram os gritos de socorro do ladrão e chamaram a Polícia Militar. Confira outros casos de ladrões que ficaram entalados

PREFEITURA DE SÃO TOMÉ PERFURA CACIMBAS NAS COMUNIDADES DE COTOVELO E EXTREMA

Politica - São Tomé - RN

Objetivando garantir acesso à água nas comunidades rurais para utilidade doméstica e dessedentação animal, a Prefeitura Municipal de São Tomé através das Secretarias de Obras e Serviços Urbanos e a Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, começou a perfurar as primeiras cacimbas nas comunidades rurais do município.
No último dia 20 de janeiro, o prefeito Gutemberg Pereira, acompanhado de vários secretários participou de uma assembleia geral, na Comunidade Cotovelo, precisamente na Associação de Apoio ao Desenvolvimento Rural Sustentável das Comunidades Cotovelo e Extrema, na qual o presidente da entidade associativista, Geovani de Lima Ferreira, após concluir um levantamento, elencou os principais problemas das duas localidades. E dentre as medidas adotas naquele momento pela gestão atual, ficou estabelecido à perfuração das primeiras cacimbas nos locais mais castigados pela estiagem, a iniciasse pela Extrema.
Relatos de agricultores, a exemplo do Sr.º Josué Avelino, que reside no sítio Extrema, afirmam que há anos este serviço era esperado pelos populares daquela localidade, visto que o sítio não dispõe de reservatório d’agua de médio ou grande porte, destinado a utilização humana e animal.
Ao recebe a visita na manhã desta segunda-feira (25/02) de um profissional do município, informando que o mesmo estaria ali para executar a obra anunciada anteriormente pelo prefeito municipal, se surpreendeu, pois nunca uma máquina de São Tomé foi realizar o serviço almejado pela sua família.
A comunidade Extrema é uma das mais castigada no período da seca. Para o aposentado Lucas Rodrigues, a ação assegurada e desenvolvida com o aval da administração municipal, demonstra o quanto à nova gestão está preocupada com os problemas vivenciados pelos trabalhadores rurais. Estes que há muito tempo estão sendo punidos com os efeitos da seca.
O governo municipal determinou o início das escavações em caráter de emergência, por entender que esta região merece atenção e respeito. Segundo o Secretário de Obras, José Segundo de Medeiros (Galego de Maria José), os tratores estão paulatinamente sendo recuperados pela equipe mecânica contratada, iniciaram os trabalhos de escavação pelas Comunidades Extrema e Cotovelo, e posteriormente atenderão os demais criadores do território municipal. Na oportunidade o operado de máquinas, Paulo Paulino, aproveitou o momento para recuperar algumas vias de acesso aos mananciais construídos.
Em pronunciamento proferido na Assembleia Geral da ASADRSCCE, Gutemberg Pereira, afirmou que o momento vivenciado é sensível, no entanto, não deixará de atender os pedidos da população. Ele disse, “na minha gestão buscarei amenizar o sofrimento dos agricultores e disponibilizarei todo aparato administrativo para garantir dias melhores para o povo são-tomeense”.

Governadora do RN é condenada por improbidade administrativa

Politica - RN

Ação remete à gestão de Rosalba Ciarlini à frente da prefeitura de Mossoró.
Condenação prevê pagamento de multa no valor de R$ 30 mil.

 

A Justiça do Rio Grande do Norte condenou a governadora Rosalba Ciarlini por improbidade administrativa durante a sua gestão como prefeita do município de Mossoró (2001-2004), segundo nota divulgada pelo Tribunal de Justiça (TJRN) na manhã desta quarta-feira (27).

De acordo com a assessoria de comunicação do governo do Estado, a governadora irá se pronunciar acerca da condenação nesta tarde.
Segundo a nota divulgada pelo TJRN, a condenação, determinada pelo juiz Airton Pinheiro, Rosalba Ciarlini deverá ressarcir os custos do município com a confecção de placas publicitárias, objeto da ação, bem como deverá pagar multa civil no valor de R$ 30 mil.

De acordo com o Ministério Público, Rosalba Ciarlini praticou autopromoção nas placas de divulgação de obras do município de Mossoró, constando nas mesmas a indicação de seus nomes, o que, segundo o MP, caracteriza improbidade administrativa, por ofensa ao princípio constitucional da impessoalidade.

Para o juiz, ficou demonstrado no processo que a então prefeita promoveu em favor de si e de terceiros promoção pessoal em placas de propaganda institucional. No entanto, ainda de acordo com a nota, o magistrado entendeu que houve “gravidade moderada dos fatos, uma vez que se tratou de propaganda pessoal por placa, apenas no local da obra e com visibilidade limitada (diferente do que alcance de um propaganda em televisão, por exemplo)”.