sexta-feira, 8 de março de 2013

Sucuri gigante é fotografada em rio na fronteira do Acre com a Bolívia

Meio Ambiente

Imagem foi registrada no Rio Abunã.
Presença do animal é comum na região.

 Uma cobra Sucurujuba (a popular sucuri), medindo aproximadamente 10 metros, foi fotografada no último sábado (2) por um caçador no momento em que se movimentava pelo leito do rio Abunã, na fronteira do Brasil com a Bolívia, na região do município de Acrelândia, situado a 111 km de Rio Branco, capital do Acre.

Senac oferta mais de 3 mil vagas em cursos gratuitos no RN

Cursos - SENAC

Oportunidade foi divulgada pela instituição nesta quinta (7).
Até o final do ano serão mais de 7 mil vagas, em 38 cursos.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) divulgou, nesta quinta-feira (7), que irá ofertar mais de sete mil vagas gratuitas para alunos de escolas estaduais do Rio Grande do Norte em 2013. As vagas serão abertas por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), uma parceira dos Governos Federal e Estadual.

Neste primeiro semestre, serão 3.028 vagas. As inscrições estão abertas e seguem até o dia 15 de março nas secretarias das escolas estaduais e no site www.pronatec.rn.gov.br. O estudante só poderá se inscrever no curso ofertado em turno oposto ao frequentado por ele na escola.
As capacitações abrangem formação em áreas como informática, turismo, gestão, beleza, saúde e comércio, em um total de 38 cursos distintos. As aulas serão realizadas nos municípios de Assu, Caicó, Macaíba, Mossoró, Natal e Parnamirim.

Os interessados em concorrer às vagas devem ser alunos do ensino médio regular ou do 5º período ou ensino médio da educação de jovens e adultos de qualquer entidade da rede estadual de ensino. Quando os inscritos forem em número maior que o quantitativo de vagas ofertadas, ocorrerá um sorteio eletrônico pela Secretaria de Estado da Educação e da Cultura. O resultado será divulgado no dia 01 de abril, através do site do Pronatec.

O Diretor Regional do Senac, Helder Cavalcanti, explica que, além da capacitação gratuita, que inclui o material didático e equipamentos necessários, o aluno ainda tem acesso a uma Bolsa-Auxílio, a fim de contribuir com as despesas de transporte e alimentação.

Para o Presidente do Senac, Marcelo Queiroz, esta é mais uma ação que irá contribuir para que os jovens potiguares possam se qualificar, a fim de estarem aptos a ingressar no mercado de trabalho.
“Em 2013, o Sistema Fecomércio RN, por meio do Senac, destinará 22.885 vagas gratuitas à população de baixa renda, por meio dos diversos programas com os quais atua, oportunizando a democratização do acesso ao ensino profissional no Rio Grande do Norte e ampliando as chances daqueles que querem o primeiro emprego ou necessitam de maior qualificação na atividade que desempenham”, afirmou.
Outras informações podem ser obtidas no site do Senac ou pelo telefone (84) 4005-1000.

Veja a lista de cursos disponibilizados pelo Senac:

Administrador de Bancos de Dados, Almoxarife, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Pessoal, Auxiliar de Recursos Humanos, Auxiliar Financeiro, Balconista de Farmácia, Bombeiro Civil, Cabeleireiro, Cabeleireiro Assistente, Costureiro, Depilador, Editor de Animação, Manicure, Maquiador, Massagista, Monitor de Recreação, Montador e Reparador de Computadores, Operador de Computador, Operador de Supermercados, Organizador de Eventos, Programador de Sistemas, Programador Web, Recepcionista, Recepcionista de Eventos, Recepcionista em Meios de Hospedagem, Recepcionista em Meios de Saúde, Técnico em Enfermagem, Técnico em Estética, Técnico em Guia de Turismo, Técnico em Logística, Técnico em Podologia, Técnico em Recursos Humanos, Técnico em Saúde Bucal, Técnico em Secretariado, Técnico em Segurança do Trabalho, Técnico em Transações Imobiliárias, Vendedor de Produtos Ópticos.

 

segunda-feira, 4 de março de 2013

Quinze municípios do RN têm recursos para PSF suspensos

Saúde - RN

Quinze municípios do Rio Grande do Norte terão a transferência de dinheiro destinado ao programa Saúde da Família e Saúde Bucal suspensa por irregularidades. A informação foi publicada na edição do Diário Oficial da União desta segunda-feira (4). O pagamento de agentes comunitários de saúde que apresentaram duplicidade no Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde também foi bloqueado pelo Ministério da Saúde.

Além dos municípios do RN, mais 464 de todo o Brasil tiveram os recursos suspensos. Os agentes quebraram a regra para cadastramento de profissionais de saúde. Eles são proibidos de acumular mais de dois cargos ou empregos públicos e de se cadastrar em mais de uma equipe do programa. Segundo o ministério, as equipes são responsáveis pelo acompanhamento de um número definido de famílias em uma comunidade; atuam na promoção da saúde, prevenção, recuperação e reabilitação de doenças, e na manutenção da saúde das comunidades.

No RN, os municípios com irreguraridades são: Augusto Severo, Bom Jesus, Caicó, Ipueira, Jucurutu, Lagoa dos Velhos, Lagoa Salgada, Macau, Monte Alegre, Mossoró, Pedro Velho, Rio do Fogo, São Gonçalo do Amarante, São José do Campestre e Tibau.

 Informações da Agência Brasil

Duas agências dos Correios do interior do RN são assaltadas

Violência - Assalto - Correios

Assaltos aconteceram nos municípios de Parazinho e São Rafael.
Nos dois casos os bandidos fugiram. Policiais seguem em diligências.

Nas primeiras horas da manhã desta segunda-feira (4) as agências dos Correios de São Rafael, município a 216 quilômetros de Natal; e de Parazinho, distante 116 quilômetros da capital potiguar, foram assaltadas. A informação é do Comando do Policiamento do Interior do Rio Grande do Norte (CPI).

De acordo com o sargento Ciro, do CPI, o assalto em Parazinho aconteceu por volta das 8h40. "Dois homens chegaram à agência em uma moto escura. Eles entraram na agência usando capacete e anunciaram o assalto. Após a ação, eles fugiram em direção ao municpío de Boa Saúde", informou. Ainda segundo informações do CPI, os assaltantes levaram o dinheiro que estava no caixa, mas a quantia não foi informada à PM. O CPI informou ainda que a guarnição da Polícia Militar de Touros e João Câmara está em diligências na região para tentar encontrar os suspeitos.
Já o assalto em São Rafael aconteceu por volta das 10h. De acordo com o cabo Vicente Freire, do 10º Batalhão da PM, três homens chegaram a pé, entraram na agência e anunciaram o assalto. "Segundo informações de populares, os homens chegaram e saíram a pé, mas um veículo Palio foi visto nas proximidades e, provavelmente, deu fuga aos assaltantes", disse o cabo.
Ainda de acordo com informações da PM, os assaltantes levaram todo o dinheiro que estava nos caixas da agência. Os criminosos conseguiram fugir.
 

domingo, 3 de março de 2013

Filhos de vereador e de subtenente da PM são executados no RN

Violência - Espirito Santo e Goianinha,RN

Manoel Gomes Neto e José Costa Júnior levaram tiros na cabeça.
Corpos foram encontrados numa estrada entre Espírito Santo e Goianinha.

 Dois jovens universitários foram executados a tiros na madrugada deste domingo (3) na beira de uma estrada entre os municípios de Espírito Santo e Goianinha, a pouco mais de 50 quilômetros de Natal. Uma das vítimas, Manoel Gomes Teixeira Neto, de 20 anos, segundo a Polícia Militar, é filho do vereador Wober de Souza Teixeira (DEM), eleito em Espírito Santo.  O outro rapaz assassinado chama-se José Costa de Lima Júnior, de 21 anos, filho de um subtenente aposentado da PM, cujo nome não foi divulgado.


“Os corpos foram encontrados na beira da estrada. Cada um levou um tiro na cabeça”, afirmou o capitão Fábio Sandrine, comandante do policiamento ostensivo de Goianinha. Ainda de acordo com o oficial, informações preliminares dão conta de que os dois rapazes saíram de Espírito Santo em um Fiat Uno.
 O carro não foi encontrado.
“Se foi latrocínio ainda não sabemos. Só posso afirmar que eles foram executados. Tiros na cabeça são características claras de execução”, disse Sandrine. “A polícia foi chamada ao local por moradores da região, que encontraram os corpos estirados na beira da pista. Mas ninguém tem informações sobre os assassinos”, acrescentou.

A PM também suspeita de emboscada. Ainda segundo o capitão, existe a possibilidade de os criminosos terem chamado os rapazes até o local do crime, por razões ainda desconhecidas, e lá terem assassinado os dois.

Os corpos de Manoel e José Costa foram levados ao Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep) em Natal. Familiares se encontram na sede do órgão, onde providenciam a liberação para velório e sepultamento.

Familiares de Manoel confirmaram que ele estudava Matemática na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). "Na próxima semana ele iria ingressar na Marinha", disse  Marilene Carvalho Teixeira, mãe do rapaz. Já José Costa, estudava Fisioterapia, afirmou um tio que preferiu não se identificar.

Todos os direitos reservados ao G1.com.br/rn