sábado, 16 de março de 2013

Saúde do RN em frangalhos

Saúde - RN



Atual situação da saúde no Rio Grande do Norte

A saúde no estado do Rio Grande do Norte nunca esteve tão ruim, médicos em greve há quase um ano e o governo não faz uma proposta decente a esta categoria que quer apenas condições para trabalhar e um salárioo digno.

Pacientes que fizeram transplantes, pacientes que fazem hemodiálise, pacientes com osteoporose e tantos outros estão sofrendo com a falta de medicamentos na UNICAT.
Hoje os 167 municipios do nosso querido Rio Grande do Norte sofre com a falta dos exames de alta complexidade, ressonância magnética, tomografia computadorizada, densitometria óssea, cintilografia do miocárdio, entre outros.


A SESAP não pagou a empresa que faz a manutenção e funcionamento do sistema SIGUS – APAC e desta forma se um paciente em Jardim de Angicos (exemplo) precisar de uma cintilografia do miocárdio para sua sobrevivência,este paciente infelizmente ira a obito

Nota de Esclarecimento da empresa

Esclarecemos aos operadores do SIGUS-APAC que o sistema encontra-se temporariamente indisponível, em função de pendências financeiras com a SESAP. 
Desde outubro de 2012 o Estado não efetua os pagamentos pela utilização do sistema, além de acumular outras pendências relativas a períodos anteriores, o que inviabiliza a manutenção e funcionamento do SIGUS.
Aguardamos que uma solução seja apresentada em breve.

Com a palavra a Médica governadora Rosalba Ciarline e o Senhor Secretário de Saúde

AGENTES DE ENDEMIAS REALIZAM PALESTRAS NAS ESCOLAS DE SÃO TOMÉ

Educação e Saúde - São Tomé - RN

Objetivando fortalecer as ações de combate a proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, a Prefeitura Municipal de São Tomé através da Coordenadoria de Endemias, está promovendo desde o inicio da semana palestras educativas nas escolas estabelecidas no município.
As atividades educativas recém desenvolvidas foram ministradas por: José Luiz da Cunha - visitador sanitário; Francisco Marques de Araújo - servidor da Fundação Nacional de Saúde e por José Stênio Alves - Coordenador de Endemias.

Durante os encontros pedagógicos, os estudantes são informados como funciona o ciclo de vida do mosquito - do ovo à forma adulta, o que é a enfermidade, tipos de dengue, características do mosquito, sintomas, prevenção, modo de transmissão, tratamento da doença e diagnóstico da dengue, entre outras informações, vale salientar que os trabalhos são realizados em consonância com os Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil - RCNEIs e os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs, dessa forma respeitando as especificidades de cada educando.
“Esta é apenas uma das ações desenvolvida para impedir a propagação da dengue em São Tomé, os agentes de endemias estão inspecionando os possíveis focos da dengue, aplicando larvicida nos reservatórios, orientando as famílias e a Secretaria Estadual de Saúde Pública - SESAP está subsidiando nosso trabalho com o serviço do carro fumacê” disse Stênio Alves.

quinta-feira, 14 de março de 2013

Se não professarmos a Jesus, somos uma ONG benigna

Papa Francisco

Na homilia de sua primeira missa como Pontífice, Francisco enfatizou necessidade de se edificar a Igreja

VATICANO - Quem esperava um pronunciamento lido em tom solene, típico de um Sumo Pontífice em sua primeira missa, teve mais uma surpresa com o Papa Francisco. Na Capela Sistina, diante dos 114 cardeais que participaram do conclave, ele adotou um tom informal, gesticulando e olhando nos olhos de seus interlocutores. Em sua homilia, o novo Papa adotou um tema que parece servir como conclamação a uma Igreja em crise: o movimento.

- O primeiro movimento é o caminhar. O segundo é o trabalho de edificar a Igreja. E o terceiro é a confissão. Caminhar, edificar, confessar - disse o Papa. - Caminhamos na luz do Senhor. Isso foi o que primeiro Deus disse a Abraão: Caminha na minha presença. Nossa vida é um caminho, e quando paramos, as coisas não acontecem. Caminhar sempre na presença do Senhor, na luz do Senhor.

Em seguida, ele falou da necessidade de edificar com pedras a Igreja, “a esposa de Cristo, sua pedra angular”. E, por fim, a confissão a Jesus.
- Se não professarmos em Jesus Cristo, podemos ser uma ONG piedosa, mas não a Igreja - disse, de forma incisiva, o Pontífice. - Quando não se caminha, paramos. Quando não se constrói com pedras, o que acontece? O mesmo que acontece com crianças na praia quando fazem castelos de areia. Não há consistência. E quando não se confessa a Jesus Cristo, confessa-se à mundanidade do diabo.

Lembrando uma passagem do Evangelho em que Pedro diz que segue Jesus, o filho de Deus, mas sem a Cruz, o Papa afirmou que “quando caminhamos, edificamos e confessamos sem a cruz, não somos discípulos do Senhor”.
- Espero que todos nós, nesses dias de Graça, tenhamos a coragem de caminhar na presença do Senhor, com a cruz do Senhor. De edificar a Igreja com o sangue do Senhor. Espero que o Espírito Santo e a Virgem nos ajudem a viver isso: caminhar, edificar e confessar ao Jesus Cristo crucificado - concluiu o Pontífice.

Pontífice usa cruz de prata, em vez da tradicional de ouro

O Papa Francisco mostrou, desde o início da cerimônia diferenças bastante sutis em relação a seus antecessores. A exemplo do que fizera na véspera, ao saudar a multidão da sacada da basílica, o Pontífice chegou à Capela Sistina usando no peito uma cruz de prata, típica dos bispos, em vez da cruz dourada do papado. Da mesma forma, ele dispensou a estola papal, que vestiu apenas para dar a bênção Urbi et Orbi e tirou em seguida. Na véspera, o mestre de cerimônias Guido Marini segurou a estola o tempo todo, enquanto o Papa falava a multidão vestindo um austero hábito branco. Na missa de hoje, Mariani ajudou-o a celebrar a eucaristia.

Pela manhã, após tomar café calmamente com os demais cardeais e cumprimentar as pessoas na Casa de Santa Marta, Francisco seguiu em um carro comum, e não na limousine papal, até a Basílica de Santa Maria Maggiore, onde pediu a proteção de Nossa Senhora para seu pontificado.
Com menos de um dia de pontificado, Francisco já está com a agenda cheia de compromissos. Na sexta-feira, às 11h (7h no Brasil), ele irá receber em audiência todos os cardeais na Sala Clementina. No dia seguinte, no mesmo horário, participará de audiência com jornalistas.
No domingo, o Pontífice recitará o Angelus do Apartamento Papal, às 12h (8h no Brasil). Já a missa inaugural do Pontificado será celebrada na Praça São Pedro, na próxima terça-feira, às 9h30m (5h30m no Brasil).

Mizael é condenado pela morte da ex-namorada Mércia Nakashima

Policia - Caso Mércia

Pena é de 20 anos de prisão em regime fechado, segundo sentença.
Decisão dos jurados saiu nesta quinta-feira no Fórum de Guarulhos.

 O policial militar aposentado Mizael Bispo de Souza foi condenado na tarde desta quinta-feira (14) pela morte da advogada Mércia Nakashima, ocorrida em 2010. A pena é de 20 anos de prisão em regime inicial fechado.

O júri popular durou quatro dias e terminou por volta das 17h40 no Fórum de Guarulhos, na Grande São Paulo. O juiz Leandro Cano afirmou, na sentença, que o réu demonstrou "insensibilidade" e conduta "desprezível e repugnante".
Mércia era ex-namorada de Mizael e foi encontrada morta em uma represa em Nazaré Paulista, no interior de São Paulo, em junho de 2010. Ela havia desaparecido em 23 de maio, após sair da casas dos pais em Guarulhos.

O juiz falou, na sentença, sobre uma das qualificadoras do crime, motivo torpe ou fútil. Segundo o magistrado, não foi "amor", mas "delírio de posse" que levou ao crime. "Sentimento amor não faz sofrer. O instinto de propriedade, que é o contrário do amor, é que faz sofrer."
Presente em plenário, a família de Mércia ficou feliz com a decisão. A irmã Cláudia Nakashima comemorou a pena e gritou "assassino" e "maldito". Enquanto isso, a mãe, Janete Nakashima, chorou. Mizael ouviu a sentença quieto e cabisbaixo.

Debates

Antes da decisão dos jurados, houve os debates entre defesa e acusação. O promotor Rodrigo Merli Antunes afirmou que Mizael tinha motivos para cometer o crime. Segundo ele, o réu se sentia rejeitado pela ex-namorada. O promotor ainda declarou que, para tirar o PM aposentado da cena do crime, seria preciso que todas as provas presentes no inquérito fossem coincidências.

"O réu Mizael Bispo de Souza matou, sim, Mércia Nakashima e tinha, sim, motivos para isso, se sentia rejeitado, se sentia 'o lixo dos lixos' em email trocado [com a vítima] em abril de 2010", declarou o promotor.

Na sua fala, ele rebateu a tentativa da defesa de Mizael de desqualificar a série de provas. "Não existem excesso de coincidências. É preciso acreditar que o sangue não é sangue, que a alga não é alga, que a prostituta existe, que o rastreador falhou, que o Evandro foi torturado para que ele seja inocente", afirmou o promotor.

Para o Antunes, as provas técnicas colocam o réu na cena do crime. “As antenas de celular demonstram que ele ficou no encalço da vítima junto com o senhor Evandro", observou. Ele lembrou que Mizael tinha uma linha telefônica cujo número não foi informado para polícia. Com ele, Mizael fez diversas ligações no dia do crime para o vigia Evandro Bezerra da Silva. Ao ser questionado por que parou de usar essa linha após dia 23 de maio, segundo Antunes, Mizael responde: “[Parei] porque eu virei suspeito”. “Para mim, isso é confissão. Se não fez besteira nenhuma, não precisava [parar de usar]”, observou.
O advogado de defesa, Samir Haddad Júnior, afirmou que o réu “é incapaz de matar alguém”. A apresentação da defesa durou cerca de duas horas, e Mizael acompanhou a argumentação sentado, com a cabeça baixa e as mãos no rosto. O Ministério Público abriu mão da réplica.

O defensor afirmou que a equipe de advogados que representa Mizael ‘desmontou’ toda a tese da acusação e disse que nos autos existem “pinóquios e mentirosos”. A crítica foi na mesma linha da feita pelo advogado Ivon Ribeiro, que disse que o promotor Rodrigo Merli e o assistente de acusação “não foram capazes de abrir um volume e mostrar onde está a prova".

Ribeiro chamou de "fanfarrão" o delegado Antônio de Olim, que investigou o caso no Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e disse que "todo mundo quis a cabeça" de Mizael. "O doutor Olim chegou aqui com a maior cara de pau. Estou para ver um cara mais mentiroso do que ele", afirmou. "Precisaram mudar o horário do crime para encaixar as ligações", disse, em relação às ligações feitas por Mizael em Guarulhos e que tirariam o réu da cena do crime.

Interrogatório do réu

Nesta quarta-feira, Mizael depôs no Tribunal do Júri. A acusação afirmou que não faria perguntas em razão de ele já ter apresentado diferentes versões sobre o caso e que as provas são claras.
O réu mostrou a mão direita, onde não tem um dos dedos, afirmando que não consegue atirar com essa mão. Mizael é destro. O policial reformado usou a palavra "Deus" diversas vezes e afirmou que não tem "coragem de tirar a vida de nenhum ser humano". Suas duas armas estavam regularizadas, relatou, e tinham até "casa de aranha dentro" pela falta de uso.


Caso Mércia arte (Foto: Arte/G1)

Sobre o fato de ter ficado foragido, o policial reformado disse que é atitude normal de um inocente. "Quem deve tem que pagar. Quem não deve tem que se rebelar", afirma. "Estou sofrendo tanto com isso. Três anos. Melhor a morte do que ficar preso", afirmou.
Mizael afirmou que foi vítima de uma armação da polícia, que "queria um culpado". Foi o argumento usado para justificar a alga compatível com a da represa de Nazaré Paulista achada em seu sapato. "Levaram meu sapato lá [para a represa]. Eu nunca estive na represa de Nazaré. Juro pela vida da minha filha." Mizael afirmou que foi torturado, assim como seus irmãos, e que policiais chegaram a apontar-lhe uma arma em um posto de gasolina obrigando que ele confessasse que tinha matado Mércia.
O réu disse que tinha um relacionamento normal com Mércia, e que tinha apenas brigas de casal comuns. Um jurado perguntou por que a família quer culpar Mizael. O réu recordou então que não foi ao casamento da irmã de Mércia, no qual seria padrinho, e que isso causou mágoa na família.
Testemunhas
As testemunhas de defesa e acusação falaram nos três primeiros dias de julgamento. Entre os ouvidos, estavam o delegado Antonio Assunção de Olim e o irmão da vítima, Márcio Nakashima. O delegado foi o responsável por investigar o caso pelo Departamento de Homicídio e de Proteção à Pessoa (DHPP). “Eu não tenho dúvida nenhuma de que o Mizael matou a Mércia”, disse Olim no júri.
Durante mais de cinco horas, o delegado falou sobre o percurso feito pelo réu no dia da morte de Mércia, com base no rastreador instalado no veículo. Segundo Olim, Mizael desconhecia o fato de seu veículo possuir um rastreador que foi instalado pela seguradora a pedido de Mércia. O delegado falou também sobre ligações telefônicas feitas por Mizael e que, segundo o registro das antenas de telefonia, mostram que o réu esteve em Nazaré Paulista.
Durante quatro horas, Márcio Nakashima alinhou os argumentos que sustentam sua desconfiança em relação a Mizael , que ele o descreveu como possessivo. "No início era um relacionamento normal. Depois ele se transformou, virou um sujeito possessivo", afirmou.
Júri
Segundo o Tribunal de Justiça, o julgamento de Mizael foi o primeiro do país transmitido ao vivo. Pelo vídeo foi possível acompanhar não só os depoimentos como as brigas quase que diárias entre acusação e defesa, que já chegaram a chamar a outra parte de 'mentirosa'.
O vigia Evandro Bezerra Silva, que também é réu do caso, acusado de ajudar Mizael, só será levado a julgamento no dia 29 de julho.

quarta-feira, 13 de março de 2013

Cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio é o novo Papa, Francisco

Igreja Católica Apostolica Romana

Ele é o primeiro papa latino-americano e o primeiro jesuíta da história.
Decisão foi anunciada nesta quarta (13) após dois dias de conclave.

O conclave elegeu nesta quarta-feira (13) o cardeal Jorge Mario Bergoglio, argentino, como novo Papa, sucessor de Bento XVI à frente da Igreja Católica Apostólica Romana.
Após uma eleição histórica, ele se torna o 266º Papa da Igreja -o primeiro latino-americano e também o primeiro jesuíta.

O nome do escolhido pelos 115 cardeais foi anunciado com a tradicional fórmula latina "Habemus Papam!" ("Temos um Papa!"), pelo mais velho dos cardeais-diáconos, o francês Jean-Louis Tauran, e recebido com aplausos pelos fiéis que enfrentaram frio e chuva na Praça de São Pedro, no Vaticano.
Também houve festa na Basílica de Buenos Aires, em que 200 fiéis argentinos assistiam à missa no momento do anúncio.
Bergoglio, de 76 anos, escolheu se chamar Papa Francisco, sem o numeral.

A decisão dos cardeais pelo Papa argentino surpreendeu, pois ele, apesar de citado inicialmente, não aparecia nas últimas listas de favoritos, que incluíam o brasileiro Dom Odilo Scherer e o italiano Angelo Scola.

Minutos após ser anunciado, o novo pontífice apareceu na varanda central da Basílica de São Pedro para dar sua primeira bênção 'Urbi et Orbi' (para a cidade de Roma e para o mundo).
Ele foi bastante aplaudido e saudado. Antes, a aparição da "fumaça branca" que, na chaminé da Capela Sistina, indica a eleição do novo pontífice, já havia emocionado os fiéis.
Assista ao relato da enviada do G1 ao Vaticano.
Na breve aparição na varanda, falando em italiano com leve sotaque, ele agradeceu ao Papa Emérito Bento XVI e pediu orações para seu pontificado que se inicia.
O Vaticano informou que o Papa Francisco deve fazer uma oração nesta quinta, e depois se encontrar com os cardeais votantes na Capela Sistina.


No domingo, ele celebra a Hora do Angelus, na Praça de São Pedro.
A missa de Inauguração do pontificado ocorre na terça-feira, dia 19.
O novo Papa assume com a função de manter a unidade de uma igreja que, nas palavras de seu próprio antecessor, o agora Papa Emérito Bento XVI, está dividida e imersa em crises.

Perfil

Arcebispo de Buenos Aires e primado da Argentina, Jorge Mario Bergoglio é um homem tímido e de poucas palavras, que goza de grande prestígio entre seus seguidores, que apreciam sua total disponibilidade e seu estilo de vida sem ostentação.

Ele é admirado por seus dotes intelectuais e, dentro do Episcopado argentino, é considerado um moderado.
Nascido em 17 de dezembro de 1936, em Buenos Aires, na Argentina, Bergoglio formou-se técnico em química, mas escolheu posteriormente o sacerdócio, entrando para o seminário em Villa Devoto. Em março de 1958, ingressou no noviciado da Companhia de Jesus (jesuítas). Em 1963, ele estudou humanidades no Chile, retornando posteriormente a Buenos Aires.
Entre 1964 de 1965, Bergoglio foi professor de literatura e psicologia no Colégio Imaculada Conceição de Santa Fé e, em 1966, ensinou as mesmas matérias em um colégio de Buenos Aires. De 1967 a 1970, estudou teologia.

Em 13 de dezembro de 1969, foi ordenado sacerdote.
Bergoglio foi reitor da Faculdade de Filosofia e Teologia de San Miguel, entre 1980 e 1986.
Após completar sua tese de doutorado na Alemanha, serviu como confessor e diretor espiritual na cidade de  Córdoba.

Em 1992, Bergoglio foi nomeado bispo titular de Auca e auxiliar de Buenos Aires. Em 1997, ele foi nomeado arcebispo titular de Buenos Aires.
Também atuou como presidente da Conferência Episcopal da Argentina de 2005 até 2011.
Foi criado cardeal pelo então Papa João Paulo II, em 2001.


Conclave

O conclave, votação secreta que escolhe o novo pontífice, foi convocado após a renúncia de Bento XVI, anunciada em 11 de fevereiro e concretizada em 28 de fevereiro.
Bento XVI saiu alegando que não tinha mais forças para a tarefa de liderar a igreja. Seu pontificado foi marcado por várias crises, pelo escândalo do acobertamento da pedofilia e pelo vazamento de documentos secretos no chamado escândalo VatiLeaks.

O conclave ocorreu após dez congregações gerais de cardeais, nas quais os problemas da igreja foram debatidos exaustivamente, em meio a muitas especulações e conversas de bastidores sobre os prováveis papáveis.
A imprensa italiana afirmou que um dos principais temas das congregações foi um dossiê preparado no ano passado, a pedido do hoje Papa Emérito Bento XVI, sobre irregularidades na Cúria Romana. Cardeais estariam pressionando pelo acesso ao documento.
Questionados abertamente, o Vaticano e cardeais minimizaram a importância do documento.


Renúncia de Bento XVI

O alemão Bento XVI, desde 28 de fevereiro Papa Emérito, anunciou em 11 de fevereiro que havia decidido renunciar.
Ele foi o primeiro pontífice a renunciar em mais de seis séculos, o que criou situações praticamente inéditas para a Igreja Católica Apostólica Romana.

Desde a renúncia, Bento XVI está em Castel Gandolfo, a residência de verão dos Papas, que fica a cerca de 25 km do Vaticano. Ele permanecerá lá por dois meses e depois ficará recluso num antigo convento sobre as colinas do Vaticano, com vista para a cúpula da Basílica de São Pedro.

 

Sem água suficiente, presos quebram cadeados e se rebelam em Natal

Segurança - RN

Presos estão amontoados nos corredores do Presídio Raimundo Nonato.
Direção ainda não sabe se haverá visitas íntimas nesta quarta (13).

 Dezenas de presos estão amontoados nos corredores do Presídio Provisório Professor Raimundo Nonato Fernandes, na zona Norte de Natal, desde a noite desta terça-feira (12). Segundo a direção, os detentos se rebelaram em razão da falta d'água na unidade. Cadeados foram quebrados e celas danificadas. Wellington Marques, diretor do presídio, disse ao G1 que ainda não sabe se as visitas íntimas que acontecem nesta quarta (13) serão liberadas.

“A caixa de 5 mil litros que abastece o prédio não é suficiente para atender as necessidades dos presos. Estamos tendo que racionar água. Aqui só tem capacidade para 160 presos, mas atualmente a lotação é de 430 detentos”, afirmou Wellington.
A Polícia Militar foi informada da situação, mas ainda aguarda uma decisão da Secretaria de Justiça e da Cidadania para saber se será necessária uma intervenção dentro do presídio. “Se for preciso entrar para reconduzir os presos às carceragens, o faremos”, disse o comandante geral da PM, coronel Francisco Araújo.

terça-feira, 12 de março de 2013

Três lojas de eletrodomésticos são fechadas pelo Procon Natal

Procon - Natal - RN

Ação foi motivada por falta de informações sobre juros e parcelamentos.
Fiscalização aconteceu no Alecrim; outros pontos ainda serão fiscalizados.

 

O Instituto Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) fechou  três lojas de eletrodoméstiscos no bairro do Alecrim, em Natal, nesta terça-feira (12). Segundo o diretor geral do Procon, Kleber Fernandes, o fechamento é temporário, até que os gerentes adequem os estabelecimentos ao Código de Defesa do Consumidor (CDC). A fiscalização do comércio de rua e shoppings da capital faz parte do calendário anual de vistorias do instituto.

A ação começou pelo bairro do Alecrim, com distribuição de cartilhas informativas, divulgação dos direitos dos consumidores e vistoria nos centros comerciais. O trabalho educativo continua nesta quarta (13) com o estande rotativo montado no Norte Shopping, na zona Norte; na quinta (14),  no Natal Shopping (zona Sul) e na sexta (15), no Midway Mall (zona Leste). Os principais pontos comerciais localizados nas referidas regiões também serão fiscalizadas pelo Procon, a exemplo do que ocorreu no bairro do Alecrim.

As agências bancárias estão incluídas na ação. De acordo com Kleber Fernandes, a expectativa é de que o órgão possa cumprir o papel de instrumento de fiscalização. "Vamos proporcionar ao consumidor, com segurança e clareza, nas informações sobre transações financeiras e comerciais na hora da compra. Tudo para que seja garantido a ele os direitos previstos no Código de Defesa do Consumidor", finalizou Kleber.

Juiz determina funcionamento de ao menos uma maternidade de Natal

Saúde

Homero Lechner deu prazo de 15 dias para determinação ser cumprida.
Unidade deve ter apoio de pessoal e escalas completas de médicos.

O juiz da 3ª vara da Infância e Juventude de Natal, Homero Lechner, deferiu pedido de liminar do Ministério Público do Rio Grande do Norte em ação cautelar determinando ao Município que assegure o funcionamento pleno de pelo menos uma das maternidades da cidade, no prazo de 15 dias. A unidade deverá contar com apoio de pessoal, escalas completas tanto de médicos como de outros profissionais de saúde, além de estrutura, medicamentos e insumos necessários para garantir o atendimento digno e humanizado da gestante e do bebê.

A ação cautelar é uma medida requerida antes da propositura do processo principal e o Ministério Público já se reuniu com o Secretário Municipal de Saúde, Cipriano Maia, que ficou de avaliar a possibilidade de firmar um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o MP para atender a providência determinada pelo Poder Judiciário em caráter de liminar.

A ação foi ajuizada para tentar resolver o problema da rede materno-infantil, principalmente no tocante aos partos e cesarianas oferecidos à população,  serviços que encontram-se em flagrante estado de precariedade na capital, uma vez que as unidades de saúde municipais não estão realizando atendimentos, ocasionando a superlotação dos demais hospitais como a maternidade Januário Cicco e a maternidade do hospital Santa Catarina, na zona Norte, que deveriam ser somente responsáveis pela realização de partos de alto risco de Natal e do interior, já que são hospitais da rede estadual de saúde.

Na decisão, o juiz diz que “havendo provas robustas acerca da precariedade do sistema de atendimento a gestantes e neonatais da Capital, impõe-se a intervenção do Poder Judiciário objetivando assegurar o direito à vida e a dignidade das parturientes e dos recém nascidos”.

 

segunda-feira, 11 de março de 2013

Prefeito da cidade de São Tomé Gutemberg Pereira participa de jantar em homenagem ao Dep Fed Henrique Eduardo Alves

Politica - São Tomé - RN

O Prefeito de São Tomé, Gutemberg Pereira da Rocha (PMDB) participou, na noite da última sexta-feira (08/03), do jantar em homenagem ao Deputado Federal Henrique Eduardo Alves em função da eleição do parlamentar para a Presidência da Câmara dos Deputados.
Evento promovido pelo Sistema Fecomércio, Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (Fiern), Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Nordeste (Fetronor) e da Federação da Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Norte (Faern). A comemoração realizada no Boulevard Recepções reuniu ministros, senadores, deputados federais, estaduais, secretários de Estado, prefeitos e o empresariado local.
O convite foi feito pelo parlamentar homenageado, Gutemberg Pereira representou a população são-tomeense na solenidade, durante o encontro o administrador conversou com a Governadora Rosalba Ciarlini, o Presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, o Senador-Ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, o Deputado Estadual, Walter Alves, o Prefeito de Lajes e Presidente da FEMURN - Federação dos Municípios do RN, Luiz Benes Leócadio de Araújo, dentre outras lideranças políticas do estado.
Na ocasião, o prefeito, dialogou com assessores parlamentares e representantes das diversas secretarias do governo estadual, para solicitar liberações de recursos destinadas ao município de São Tomé.

Brasil tem 13 milhões de pessoas com doenças raras, diz pesquisa

Saúde

Levantamento diz que ausência de política nacional dificulta acesso a medicamentos e tratamento.

Há estimados 13 milhões de pessoas com doenças raras no Brasil, número superior à população da cidade de São Paulo, informa uma pesquisa divulgada nesta segunda-feira (11) pela Interfarma (Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa), em um seminário sobre o tema, realizado na capital paulista.
O estudo diz ainda que, diante da falta de uma política nacional para lidar com esse tipo de doença - cujo conceito, ainda que não seja unânime, é de doenças que atinjam uma parcela pequena da população -, as pessoas afetadas muitas vezes têm dificuldades em obter o tratamento adequado ou precisam recorrer à Justiça para ter acesso a medicamentos.

Entre as doenças raras estão males como a esclerose lateral amiotrófica (doença degenerativa dos neurônios motores), o hipotireoidismo congênito, a Doença de Pompe (mal genético que causa hipertrofia cardíaca na infância), a fibrose cística do pâncreas ou do pulmão e até mesmo a doença celíaca (intolerância ao glúten).
Estima-se que haja 7 mil doenças raras diagnosticadas, sendo 80% delas de origem genética. Outras se desenvolvem como infecções bacterianas e virais, alergias, ou têm causas degenerativas. A maioria (75%) se manifesta ainda na infância dos pacientes.

"Se individualmente atingem um número restrito de pessoas, em conjunto elas afetam uma parcela considerável da população mundial - entre 6% e 8%, ou 420 milhões a 560 milhões de pessoas", diz o levantamento.
"O desafio é considerável, levando-se em conta que 95% das doenças raras não possuem tratamento e dependem de uma rede de cuidados paliativos que garantam ou melhorem a qualidade de vida dos pacientes."

'Barreiras'

No Brasil, pacientes com doenças raras enfrentam "diversas barreiras" para conseguir tratamento especializado e medicamentos, afirma a Interfarma. Como não existe uma política integrada de tratamento desses males, o atendimento ocorre de forma "fragmentada", na opinião da associação.
Dados do Ministério da Saúde citados pelo estudo apontam que há 26 protocolos clínicos para doenças raras no âmbito do SUS (Sistema Único de Saúde) - esses protocolos são a "porta de entrada" para a assistência para doenças raras na saúde pública.
O ministério contabiliza 45 medicamentos, tratamentos cirúrgicos e clínicos para doenças raras, 70 mil consultas realizadas e mais de 560 procedimentos laboratoriais para tratamento e diagnóstico, a custos de mais de R$ 4 milhões por ano.

Mas, segundo a Interfarma, além de algumas doenças não estarem inseridas em nenhum protocolo, apenas um dos 18 protocolos (o da doença de Gaucher, mal em que restos de células envelhecidas se acumulam sobre órgãos como fígado, baço e medula óssea), prevê o uso de "drogas órfãs", que são medicamentos específicos para doenças raras ou negligenciadas.
Com isso, muitos pacientes do SUS acabam tendo acesso apenas a medicamentos paliativos, "que amenizam os sintomas das doenças, mas não interferem em sua evolução".

O estudo contabiliza 14 doenças raras que têm medicamentos órfãos já registrados na Anvisa (agência de vigilância sanitária) e comercializados no país, mas não disponíveis no SUS. Muitos pacientes recorrem então à Justiça, numa espécie de 'corrida de obstáculos' para obter o tratamento adequado.
Segundo o estudo, "o fato de o Brasil não possuir uma política oficial específica para doenças raras não significa, porém, que os pacientes não recebam cuidados e tratamento. Os medicamentos acabam chegando até eles, na maioria por via judicial. E o SUS, de uma maneira ou de outra, atende essas pessoas - porém, de forma fragmentada, sem planejamento, com grande desperdício de recursos públicos e prejuízo para os pacientes".

Outro problema é o déficit de geneticistas para desenvolver pesquisas a respeito e o fato de a maior parte dos centros de estudo de doenças raras se concentrarem apenas nas áreas mais ricas do Brasil.
Nos cálculos do estudo, faltam ao país 1,8 mil geneticistas.
"Faltam pesquisas e informações sobre essas doenças; os profissionais da área carecem de treinamento e capacitação - o que compromete ou retarda o diagnóstico - e, muitas vezes, o próprio sistema de saúde não oferece meios para que seja realizado a tempo."

Previna-se de 10 ameaças à saúde cardiovascular feminina

Saúde

Tratar apneia do sono e até se proteger de DSTs garantem coração saudável

São seis os principais fatores de risco para doenças cardiovasculares, hipertensão, obesidade, sedentarismo, tabagismo, diabetes e colesterol elevado. E o que era preocupação quase que exclusiva do público masculino também começa a ameaçar o sexo oposto. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, a incidência de infarto em mulheres tem crescido e deverá passar a de homens em poucos anos. Além disso, um estudo publicado pela Associação Médica Americana aponta que mulheres de 45 anos correm um risco 30% maior de sofrer um infarto sem dor no peito do que os homens.

Para mudar o quadro atual das estatísticas apresentadas pela Organização Mundial da Saúde, que mostra doenças cardiovasculares como principal causa de morte entre as mulheres, ficando acima de problemas como câncer de mama, listamos ameaças pouco conhecidas ao coração feminino. Mergulhe de cabeça no vermelho e proteja-se: 

Enxaqueca

Como se não bastasse as frequentes dores de cabeça, mulheres que sofrem de enxaqueca também apresenta um risco elevado de doenças cardiovasculares. Um estudo publicado pela Academia Americana de Neurologia aponta, inclusive, que o risco pode ser maior até se comparado ao de mulheres com diabetes e tabagistas. Para chegar à conclusão, foram acompanhadas 27.860 mulheres por 15 anos. No período, foram registrados 1.030 casos de ataque cardíaco, acidente vascular cerebral (AVC) ou morte por algum problema cardiovascular. A conclusão? A enxaqueca foi o segundo fator de risco que contribuiu para algum desses eventos, ficando atrás apenas da hipertensão e à frente do diabetes, do tabagismo e da obesidade. Ao tratar o problema, entretanto, os riscos diminuem.

Estresse

Mulher estressada - Foto Getty Images"O estresse é extremamente prejudicial ao organismo, pois promove a liberação de substâncias inflamatórias que, em longo prazo, aumentam o risco de problemas cardiovasculares", aponta o cardiologista Orlando. Isso é o que confirma um estudo publicado na revista PLoS ONE que acompanhou 22 mil mulheres durante 10 anos. Aquelas consideradas muito tensas tinham um risco 40% maior de sofrer ataques cardíacos fatais e 67% de sofrer um ataque cardíaco não-fatal do que as mulheres menos estressadas. Para o cardiologista, uma característica feminina que favorece o problema é a dupla jornada a qual grande parte delas precisa se submeter, trabalhando e cuidando da casa e dos filhos.

Alimentos de alto índice glicêmico

Mulher comendo chocolate - Foto Getty ImagesNão é só a gordura saturada que é vilã do coração. Uma pesquisa da Fundação Nacional do Câncer de Milão, na Itália, descobriu que o consumo exagerado de carboidratos pode duplicar o risco de doenças cardíacas em mulheres. O nutrólogo Roberto explica: "alimentos de alto índice glicêmico promovem grande liberação de insulina no sangue, hormônio que, quando em níveis elevados estimula processos inflamatórios que degradam os vasos sanguíneos". O mesmo problema afeta mulheres que não abrem mão de bebidas com adição de açúcar, como aponta um estudo feito pelo Centro de Saúde da Universidade de Oklahoma, nos Estados Unidos.

Apneia do sono

Apneia do sono - Foto Getty Images"A apneia do sono caracterizada pela interrupção da respiração durante o sono é um problema crescente e que favorece alterações metabólicas extremamente perigosas para a saúde cardiovascular", aponta o cardiologista Orlando Otávio de Medeiros, presidente do Departamento de Cardiologia da Mulher da Sociedade Brasileira de Cardiologia. Tais alterações levam, entre outros problemas, ao desenvolvimento de doenças como o diabetes. O problema é destacado em um estudo publicado no periódico Annals of Internal Medicine, que acompanhou 1.116 mulheres. A pesquisa mostrou maior taxa de mortalidade cardiovascular entre aquelas que sofriam de apneia. Neste caso, a prevenção, de acordo com o especialista, começa com a realização da Polissonografia, exame que monitora o sono do paciente para entender a gravidade da doença.

Frituras

Peixe frito - Foto Getty ImagesO peixe é conhecido por ser amigo da saúde cardiovascular, graças ao ômega 3, ácido graxo poli-insaturado que realiza uma faxina nas artérias evitando a formação de placas e ainda controla as taxas de colesterol no sangue. O modo de preparo do alimento, entretanto, pode torná-lo um vilão. Isso é o que mostra um estudo publicado no periódico Circulation: Heart Failure. Depois de acompanhar o diário alimentar de mais de 84 mil mulheres, pesquisadores concluíram que aquelas que consumiam peixes grelhados apresentavam menor risco de desenvolver doenças cardíacas do que as que ingeriam mais peixe frito. De acordo com o nutrólogo Roberto Navarro, da Associação Brasileira de Nutrologia, quando o óleo é submetido a altas temperaturas produz substâncias inflamatórias que prejudicam os vasos sanguíneos, favorecendo infartos e derrames. Assim, prefira optar não só por essa carne magra, mas também pelo tipo grelhado, protegendo seu coração em dobro.

HPV

Mulher entregando camisinha para o parceiro - Foto Getty ImagesDoença sexualmente transmissível que aumenta o risco de câncer de colo de útero, o HPV também parece ser uma ameaça ao coração feminino. A descoberta, que faz parte do Women's Health Initiative Observational Study, aponta que o vírus pode atuar como modificador de genes ligados à saúde cardiovascular. "Algumas viroses tendem a prejudicar o metabolismo de gorduras no corpo, favorecendo a aterosclerose, que é o endurecimento das artérias", explica o cardiologista Orlando. Com o tempo, o fluxo sanguíneo por esses vasos vai diminuindo, o que pode culminar em um ataque cardíaco. Para se prevenir da DST, especialistas recomendam não só o uso da camisinha como também a vacinação contra o vírus.

Suplementos de cálcio

Idosa tomando suplemento - Foto Getty ImagesCom a menopausa, caracterizada pela queda de estrogênio no organismo, aumenta o risco de desenvolvimento da osteoporose, o que faz com que muitas mulheres recorram a suplementação de cálcio. Entretanto, um estudo divulgado no British Medical Journal mostra que os suplementos podem ser uma ameaça ao coração feminino. "A ingestão de cálcio por meio da dieta ocorre em pequenas quantidades, diferente da suplementação, que fornece grandes quantidades do nutriente de uma só vez", explica o nutrólogo Roberto. O resultado disso é uma possível calcificação dos vasos e crescimento das placas de gordura, podendo levar ao entupimento de uma artéria. O especialista recomenda, portanto, que um bom profissional seja consultado para avaliar a necessidade de incluir a suplementação na alimentação e, se confirmada, a quantidade a ser ingerida.

Artrite

Artrite - Foto Getty ImagesEmbora pareçam problemas distantes, a artrite e as doenças cardiovasculares parecem ter uma relação bastante próxima. Um estudo apresentado no Congresso Anual da Liga Europeia Contra o Reumatismo descobriu que quem sofre da doença apresenta seis vezes mais chances de sofrer um ataque cardíaco. A doença, que afeta principalmente o público feminino, é conhecida por desencadear processos inflamatórios no organismo que, possivelmente, afetam os vasos sanguíneos. "A doença favorece o surgimento de placas de gordura nas artérias, fazendo com que fiquem endurecidas, o que reduz o fluxo sanguíneo", explica o cardiologista Orlando.

Detran do RN define data para leiloar veículos apreendidos

Detran - RN

Leilão deve acontecer na semana de 15 a 20 de abril.
Último leilão realizado pelo Detran do RN foi há mais de dez anos.

O Departamento Estadual de Trânsito do RN divulgou no Diário Oficial do Estado (DOE) deste sábado (09) a lista discriminando todos os veículos que deverão ir a leilão na semana de 15 a 20 de abril deste ano. São 670 unidades, dentre automóveis e motocicletas, apreendidos e retidos no pátio do órgão por prazo superior a 90 dias.

De acordo com nota divulgada pelo Detran/RN nesta segunda (11), a relação compreende 478 veículos que devem permanecer em circulação, sendo 374 motocicletas e 104 carros, além de outros 192 destinados à sucata. O Detran/RN disponibilizou o período de 15 a 17 de abril para que os interessados possam ter acesso aos bens a serem leiloados, que vão se encontrar disponíveis à visitação no novo pátio de apreensão do departamento, situado no antigo galpão da Viação Guanabara, na avenida Capitão Mor Gouveia, bairro do Bom Pastor, zona Oeste de Natal.

Já as datas de 18 a 20 de abril serão destinadas para a realização efetiva dos arremates dos veículos, cujo local será divulgado até o fim do mês de março. O último leilão do Detran/RN foi realizado em 2002.
Segundo o presidente da Comissão do Leilão e Coordenador de Educação e Fiscalização do Detran/RN, Adryano Barbosa, todos os interessados em participar do leilão devem realizar um pré-cadastro de participação da hasta pública, que vai estar disponível no site da instituição até o final deste mês. “É importante ainda acrescentar que a equipe técnica responsável pelo leilão vem trabalhando para que os bens leiloados sejam entregues a seus devidos compradores no prazo de 10 dias úteis”, informou.

Os proprietários dos veículos relacionados para serem vendidos no leilão têm agora um prazo de 30 dias, a partir da publicação no DOE, para realizarem o pagamento dos devidos débitos e de posse legal do Certificado de Registro de Licenciamento de Veículos (CRLV) comparecerem na sede do Detran/RN, no horário de 8h às 14h, para retirada do bem. Após esse prazo, os veículos que não tiverem suas dívidas quitadas serão vendidos pela maior oferta apresentada em leilão.

A relação completa dos carros, com a especificação do modelo e do ano de fabricação, pode ser conferida no endereço eletrônico www.detran.rn.gov.br.

Após o leilão, o Detran/RN deve ficar ainda com cerca de 1900 veículos apreendidos no seus pátios espalhados pelo estado. Esse montante também deve ir a leilão assim que suas pendências judiciais forem resolvidas. A intenção é dividir esses bens em lotes e agrupá-los por condição de conservação, para serem ofertados em futuros leilões, que devem ocorrer em municípios do interior do RN.

Musa do Brasiliense

Musa do Brasiliense - Keli x Kelly




Veja tudo de das musas do Brasiliense Keli e Kelly no link abaixo

http://www.brasiliensefc.com.br/multimidia/album.asp?id=230

todos os direitos reservados ao Brasiliense Futebol Clube

Proibido para menores de 18 anos

domingo, 10 de março de 2013

América vence Santa Cruz por 2 a 1 pelo Campeonato Estadual

Futebol - Campeonato Potiguar

Na reestreia do treinador Roberto Fernandes, o América emendou a segunda vitória consecutiva na Copa RN (fase de ida do 2º turno do Estadual), chegou aos seis pontos e agora terá uma briga direta contra o Potiguar de Mossoró na próxima quarta-feira, ambos são candidatos a chegar na final da competição e farão uma espécie de duelo "mortal" no estádio Nogueirão. No confronto deste domingo, o alvirrubro fez um primeiro tempo bom, marcou duas vezes com o garoto Bruno e com Cléo e numa desatenção acabou sofrendo o gol de Herivelton, mas o resultado de 2 a 1 ficou dentro daquilo que a comissão técnica esperava.

América venceu o Santa Cruz por 2 a 1 na reestreia de Roberto Fernandes

Ciente de que um tropeço dentro de casa poderia significar um tremendo prejuízo para o time, o América tratou logo de tentar encurralar o time visitante e, bem ao estilo Roberto Fernandes, foi logo em busca da abertura do placar. Aos seis minutos, após uma cobrança de escanteio, Edson Rocha desviou e obrigou o lateral Fernandes salva a bola em cima da linha de gol. Depois Fabinho arriscou de longe e assustou o goleiro tricolor Marcelo Galvão.

O Santa Cruz sentia dificuldade em sair bem organizado da defesa para o ataque, porém na primeira jogada ofensiva que conseguiu armar, Alvinho foi até a linha de fundo, cruzou e achou Maurício Pantera livre na área. Só que o camisa nove se precipitou ao dominar a bola e acabou desperdiçando a melhor oportunidade até então. Como, um dia Muricy Ramalho lembrou que a "bola castiga" a penitencia para o Santa Cruz aconteceu no lance seguinte. Numa descida rápida, Tiago Adan dominou a bola, protegeu do zagueiro e deu um passe açucarado para o garoto Bruno entrar na área, bater cruzado e marcar 1 a 0 aos 19 minutos de jogo.

O gol não fez a equipe natalense diminuir o ritmo, os americanos se acomodarem esperando a saída do adversário. O time continuou desenvolvendo um ritmo forte e a cada novo ataque era uma oportunidade que criava. Sem se encontrar em campo e bastante vulnerável, o Santa Cruz acabou não conseguindo impedir, que em outra bela jogada, o América ampliasse o placar com o atacante Cléo, que antes de bater para fazer 2 a 0, ainda se livrou do seu marcador com extrema facilidade. Nem a boa vantagem fez o alvirrubro diminuir a voracidade atrás do terceiro gol, com Cascata e Fabinho atundo bem e servindo tanto os laterais quantos os atacantes, o América entrava como queria na zaga do representante do interior.

Mas depois de perder uma excelente oportunidade num cruzamento de Norberto que passou na frente do gol sem que aparecesse nenhum pé para encostar para o fundo da rede, dessa vez o castigo recaiu sobre os natalenses, que viram Alvinho e Maurício Pantera organizar uma boa troca de passe, até que o centroavante deixou a bola na medida para Herivelton, livre, tocar e vencer o goleiro Dida.

A vontade das duas equipes são foi a mesma no segundo tempo, desenvolvido de forma mais lenta, a partida perdeu em emoção. Melhor marcado, o América tinha dificuldade de entrar na defesa adversária, enquanto apesar de ter subido um pouco de produção, o Santa Cruz se resumia a tentar chutes de longa distância. A primeira jogada de emoção ocorreu apenas aos 21 minutos, quando o lateral Luiz Carlos, cobrando falta na entrada da área, acertou o travessão de Dida.

O América depois disso despertou e chegou bem em duas jogadas seguidas, na primeira com Cascata, que recebeu de Taiberson, entro na área e quando tentou chutar, sofreu um esbarrão do zagueiro, a torcida pediu pênalti, mas o juiz não deu. Depois foi a vez de Cléo, bater da entrada da área e obrigar o goleiro do Santa Cruz a realizar uma boa defesa.

Mas a partida voltou a cair de produção, enquanto teve fôlego Cascata conseguiu colocar alguns companheiros em boas condições, mas o complemento da jogada não saia de forma correta e facilitava a vida dos defensores tricolor.