sábado, 10 de maio de 2014

Dia das Mães

Homenagem de Flávio do Carmo a Todas as mães Serrinhenses


Governo estuda fechar 75 escolas

Educação - RN

A Secretaria Estadual de Educação do RN (Seec) pretende reordenar escolas que tenham menos de cem alunos matriculados. Consta na secretaria 75 unidades, que serão estudadas individualmente, para relocação de estudantes e professores. Elas compreendem 11% da rede estadual de ensino, com registro de 648 escolas em todo o estado e 268.462 matriculados. Somente em 2014, 11 escolas foram fechadas.
Joana Lima(foto).Isabel Gondim, nas Rocas, é uma das que será fechada pela Secretaria de Educação. Unidade tem 187 matriculados, mas a frequência diminuiu e salas estão esvaziadasIsabel Gondim, nas Rocas, é uma das que será fechada pela Secretaria de Educação. Unidade tem 187 matriculados, mas a frequência diminuiu e salas estão esvaziadas

O reordenamento consiste na extinção das atividades da escola e mudança dos alunos matriculados para unidades próximas de suas residências, com turmas escolares compatíveis. O objetivo é unir turmas, ou escolas,  com número reduzido de alunos para “otimizar os recursos e profissionais”. “Estamos vendo como ação estratégica da secretária”, diz o secretário adjunto Joaquim Oliveira.

Ele explica que a manutenção de uma escola, com matriculados em menor quantidade do que a capacidade, eleva o custo por aluno. “O custo benefício fica muito baixo, e o custo aluno sobe demais. E o FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) monitora todo estado, isso impacta também na liberação de recursos”, argumenta. Com dados do FNDE, o valor anual de gasto por aluno estimado no RN é entorno de R$ 2.6 mil.

Após a conclusão do reordenamento dessas escolas com menos de 100 alunos, o secretário disse que serão avaliadas as escolas com menos de 200 alunos e tenham uma alta diferença entre a capacidade e matrícula. O mapeamento da rede se deu graças ao Sistema Integrado de Gestão e Educação (Sigeduc), pelo qual todas as escolas do Estado processaram suas matrículas, além de atualizar a frequencia dos estudantes. Por isso, esclarece, a ação de reordenamento acontece após o início do ano letivo.

No caso, as 79 unidades escolares listadas, de ensino fundamental e médio, serão caso a caso estudadas. Elas estão distribuídas em todo o RN, sendo três locadas na capital potiguar. Segundo Oliveira, nem todas deverão ser fechadas, pois existe a situação de escolas que estão localizadas no meio rural e não teriam outra unidade próxima para onde enviar os estudantes.

As escolas variam com o mínimo de 5 matriculado e máximo de 98. Em Natal, a E.E. General Antonio V Santos Rocha, localizada no Tirol, está om 60% da sua capacidade, que é de 130 alunos. Hoje, apenas 80 estão matriculados.

O cenário de baixa de alunos não é exclusivo dessas escolas, mas de toda a rede estadual. Com dados da Seec, em 2013, haviam 666 escolas estaduais no estado, com 280.095 mil estudantes matriculados. Já são 11.633 estudantes e 18 escolas a menos para o ano atual.

Joaquim elenca quatro motivos para a redução de alunos: a diminuição da taxa de natalidade, que tem como consequencia menos jovens na sociedade; a elevação do poder aquisitivo, proporcionando às famílias colocarem os filhos em escolas particulares; a mobilidade urbana, com a criação de novos bairros e mudança de casa moradia, para centro comercial; e o descrédito da escola pública pela sociedade.

Para Fátima Cardoso, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do RN (Sinte-RN), existem outras soluções que não seja o fechamento de escolas. “Para nós fechar escola não é a solução. É criar mais um problema”, afirma. “A secretaria está ao invés de construir, destruindo a estrutura da rede”, acredita.

Todos os créditos reservados ao jornal TRIBUNA DO NORTE

sexta-feira, 9 de maio de 2014

Datafolha: Dilma tem 37%, Aécio 20% e Campos 11%

Política - Pesquisa Data Folha

O Instituto Datafolha publicou nesta sexta-feira (9) pesquisa para saber a intenção de voto da população para a Presidência da República. A presidente Dilma Rousseff (PT) segue na liderança, com 37%, contra 20% de Aécio Neves (PSDB) e 11% de Eduardo Campos (PSB). A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais.

Arquivo/TNDilma Rousseff, Aécio Neves e Eduardo Campos são os principais candidatos na disputa presidencialDilma Rousseff, Aécio Neves e Eduardo Campos são os principais candidatos na disputa presidencial

Na pesquisa, o Datafolha montou quatro cenários diferentes, inclusive com a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que já garantiu não ter a intenção de disputar a eleição. Enquanto Dilma tem 37% com a presença dos candidatos dos pequenos partidos na pesquisa, Lula apresenta 49%. Já em cenário sem os "nanicos", Dilma lideraria com 41% dos votos, contra 52% de Lula.

A pesquisa Datafolha, publicada no jornal Folha de São Paulo, ouviu  2.844 pessoas, em 174 cidades do país, entre os dias 7 e 8 de maio e está registrada no TSE sob o número BR-00104/2014.

Confira os números nos quatro cenários montados pelo Datafolha:

Cenário 1
Dilma Rousseff (PT): 37%
Aécio Neves (PSDB): 20%
Eduardo Campos (PSB): 11%
Pastor Everaldo (PSC): 3%
Denise Abreu (PEN): 1%
Eduardo Jorge (PV): 1%
José Maria (PSTU): 1%
Randolfe Rodrigues (PSOL): 1%
Eymael (PSDC): 0%
Levy Fidelix (PRTB): 0%
Mauro Iasi (PCB): 0%
Brancos/nulos/nenhum: 16%
Não sabe: 8%

Cenário 2 (sem pequenos partidos)
Dilma: 41%
Aécio: 22%
Campos: 14%
Brancos/nulos: 16%
Não sabe: 7%

Cenário 3 (Lula candidato)
Lula: 49%
Aécio: 17%
Campos: 9%
Pastor Everaldo: 2%
Denise Abreu: 1%
Eduardo Jorge: 1%
José Maria: 1%
Randolfe Rodrigues: 1%
Eymael: 0%
Levy Fidelix: 0%
Mauro Iasi: 0%
Brancos/nulos: 12%
Não sabe: 7%

Cenário 4 (Lula candidato e sem pequenos partidos)
Lula: 52%
Aécio: 19%
Campos: 11%
Brancos/nulos: 12%
Não sabe: 6%

Todos os direitos reservados ao jornal TRIBUNA DO NORTE

'Não tem presente melhor', diz anã mãe de trigêmeas em Natal

Saúde - RN

Maria Dulcinéia da Silva deu à luz a três meninas no dia 3 de abril.
A anã passará o Dia das Mães em enfermaria de maternidade de Natal.

Maria Dulcinéia com Maria Eduarda e Maria Helena na enfermaria da Maternidade Januário Cicco, em Natal (Foto: Felipe Gibson/G1)Maria Dulcinéia com Maria Eduarda e Maria Helena na enfermaria da maternidade (Foto: Felipe Gibson/G1)

Mesmo sabendo que vai passar o Dia das Mães na enfermaria da Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC), em Natal, Maria Dulcinéia da Silva tem certeza que passará o próximo domingo (11) feliz. Mãe de trigêmeas, a anã de 1,20 metro de altura já está na companhia de duas das três filhas, que deixaram recentemente a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da MEJC. As crianças estavam internadas pois nasceram prematuras. "Não tem presente melhor do que estar ao lado das minhas filhas", afirma.


As filhas Maria Eduarda, Maria Helena e Maria Heloísa nasceram em abril com 29 semanas e cinco dias. Eduarda e Helena já estão aos cuidados da mãe na enfermaria da maternidade, mas Heloísa continua na UTI. "A previsão é que ela saia em 13 dias pois ainda precisa de medicação", diz Dulcinéia.

A anã está há sete meses na Maternidade Januário Cicco, onde chegou quando ainda estava grávida. "É a vida. Às vezes choro por ainda estar aqui, mas o importante é que as meninas tenham saúde. Quero ir embora logo com as crianças", conta a mãe.

Quando sair da maternidade, Dulcinéia vai morar com as trigêmeas no bairro Planalto, na zona Oeste de Natal. "Seremos só eu e elas", afirma. A anã vive sozinha e não tem contato com os pais biológicos nem com o casal que a adotou. A gravidez não foi planejada e o pai das crianças a abandonou quando soube da gravidez.

Gravidez de risco
A gestação trigemelar é rara entre anãs, ainda mais quando a mulher engravida de forma natural. Além do fato de Maria Dulcineia esperar trigêmeos, seu nanismo e a idade considerada avançada para ser mãe tornaram a gestação ainda mais arriscada. A ginecologista Patrícia Fonseca explicou na época que a gravidez da paciente era de alto risco porque não havia espaço no ventre dela para os bebês poderem crescer.

Dulcinéia está há sete meses na maternidade, onde chegou ainda grávida (Foto: Felipe Gibson/G1) 
Dulcinéia está há sete meses na maternidade
(Foto: Felipe Gibson/G1)
 
Para a anã, foi uma surpresa descobrir que estava gestante de três meninas. "Pensei que o médico estava brincando comigo", conta.

A médica Patrícia Fonseca  explicou que Dulcinéia estava com desconforto respiratório e os bebês deixaram de adquirir peso, por isso o parto foi feito antes do tempo. "Por causa do volume do útero houve diminuição da capacidade de expansão pulmonar materna, que significa que a mãe estava com dificuldades para respirar. Além disso, os bebês deixaram de adquirir peso e foi necessária a intervenção", disse.

 

Agredida no RN, mulher desfigurada recebe pedido de perdão pelo celular

Policia - RN - Agressão a Mulher

Fabiene Martins, de 25 anos, fará cirurgia para reconstruir ossos da face.
Suspeito do crime, Leandro José de Lima ainda é procurado pela polícia.

Anderson Barbosa Do G1 RN
Fotos mostram Fabiane antes e depois de sofrer as agressões (Foto: Arquivo da família e Matheus Magalhães/G1)Fotos mostram Fabiene antes e depois de sofrer as agressões (Foto: Arquivo da família e Matheus Magalhães/G1)
Segundo Fabiene, mensagens foram enviadas pelo ex-companheiro que é procurado pela polícia (Foto: Anderson Barbosa/G1) A dona de casa Fabiene Gonzaga Martins, de 25 anos, que ficou com o rosto desfigurado ao ser espancada em Natal, vem recebendo mensagens com pedidos de perdão e declarações de amor que ela acredita terem sido enviados pelo tatuador Leandro José de Lima, de 23 anos. Ex-companheiro da vítima, ele foi denunciado à polícia como sendo o homem que a agrediu com socos e pauladas.
Segundo Fabiene, mensagens foram enviadas pelo
ex-companheiro que é procurado pela polícia
(Foto: Anderson Barbosa/G1)
Nesta sexta-feira (9), a mulher repassou com exclusividade ao G1 duas das mensagens que recebeu pelo celular. A polícia ainda procura pelo suspeito. Na primeira, é possível entender que o autor se declara: 'Te amo nunca vou apagar seu nome vai ta sempre no meu corpo pra sem' (SIC). Na segunda, ele pede perdão: 'Ta certo meu amor me perdoa pelo amor de deus tenta evitar o pior p' (SIC).
O ex-companheiro de Fabiene, com quem ela manteve um relacionamento de 3 anos, teve a foto e o nome divulgados pela Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher (Deam) da zona Sul de Natal uma semana após a vítima prestar queixa. Segundo a delegada Karen Cristina Lopes, responsável pela investigação, um mandado de prisão preventiva já foi expedido contra Leandro.
Fabiene diz que vai procurar a polícia novamente, pois teme sofrer uma nova violência. Ela conta que se recupera bem, apesar de ainda aguardar por uma procedimento médico que irá reconstruir dois ossos da face. "Agora estou melhor. Graças a Deus consegui marcar para a próxima semana a minha cirurgia. Depois vou fazer uma plástica para voltar a ficar bonita como antes", alegrou-se.
O espancamento
A dona de casa afirma que foi espancada entre a noite de 20 de abril e a madrugada do dia 21, dentro da casa de Leandro, que fica no Passo da Pátria, na Zona Leste da cidade. Ela disse que fazia uma semana que havia se separado dele porque não aguentava mais apanhar, mas teve que procurá-lo porque foi buscar o filho do casal, um garoto de 4 anos. "Mandei meu filho para visitá-lo pelo irmão dele. Mas na hora de buscar o menino ele (Leandro) quis que eu fosse até lá", explica Fabiene.

Há um mandado de prisão em aberto contra Leando José de Lima (Foto: Divulgação/Polícia Civil do RN) 
Segundo a polícia, Leandro José tem mandado de
prisão em aberto (Foto: Divulgação/Polícia Civil)
 
Quando chegou à residência do ex-companheiro, a mulher conta que Leandro "foi super amoroso no começo, mas quando percebeu que não tinha acordo passou a ficar agressivo". Fabiene diz que foi espancada com o cabo de um rodo, além de ter levado socos no rosto.
No dia seguinte, Fabiene foi ao Instituto Técnico-Científico de Polícia para fazer exame de corpo de delito. Na ocasião, ela tinha vários pontos na cabeça, hematomas por todo o rosto e sangue coagulado nos glóbulos oculares.
A delegada Karen Cristina reforça que a Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher está recebendo informações sobre o caso no telefone (84) 3232-2526. "O mandado de prisão está na internet e qualquer policial pode fazer o cumprimento", explica.

quinta-feira, 8 de maio de 2014

Mais Médicos: cubanas grávidas precisariam escolher entre fazer aborto ou voltar a Cuba

Saúde - Mais Médicos - Brasil


Notícia chocante divulgada pela revista Isto É revela que cinco cubanas estariam grávidas e seriam obrigadas a abortar, pois em caso contrário voltariam a Cuba - contrariando as leis brasileiras e as mais básicas garantias de liberdade individual.

dilma raul castro cuba maismédicos Mais Médicos: cubanas grávidas precisariam escolher entre fazer aborto ou voltar a Cuba
Parece notícia absurda de corrente de email ou boataria de Facebook, né? Pois bem… Segue nota da revista Isto É:
A gravidez de cubanas no programa “Mais Médicos” – O programa “Mais Médicos” viu-se diante de duas questões legais na semana passada. Cinco profissionais cubanas teriam engravidado aqui. O governo de Raúl Castro estaria exigindo o regresso dessas mulheres grávidas, determinando que só poderão continuar no Brasil se abortarem.Eis a primeira questão:o aborto é crime em nosso país. Mais: o acordo de trabalho firmado entre os dois países estabelece que é a Missão Médica Cubana no Brasil que autoriza ou não o namoro das profissionais com homens não nascidos em Cuba. Essa é a segunda questão legal: o Brasil, regido pelo Estado Democrático de Direito, proíbe a discriminação de nacionalidades em namoros ou casamentos.” (grifos nossos)
A notícia é tão estarrecedora que parece coisa de filmes de ficção em que governos ditatoriais são retratados com exagero na maldade. Mas, tragicamente, é um dado dos dias de hoje, acontecendo justamente no Brasil.
Gostaria de saber especialmente a opinião da turma que defende (com razão) o lema “meu corpo, minhas regras” e, ao mesmo tempo, também defende o sistema de contratação do Mais Médicos, que restringe as cubanas quanto à disposição sobre o próprio corpo, a própria liberdade e até os próprios desejos – obrigando-as, agora que estão grávidas, a escolher entre aborto e extradição.
E quis o destino que esse absurdo viesse à tona em plena véspera do Dia das Mães. Aguardemos se o governo fará demagogia, escondendo o caso, ou se “permitirá” que as cubanas grávidas não sejam extraditadas caso não queiram fazer aborto.
Ainda sobre o “Mais Médicos”, recomendo a leitura deste texto.

 

terça-feira, 6 de maio de 2014

Desequilíbrio marca o futebol brasileiro em 2013

FUTEBOL - BRASIL


O consultor de marketing e gestão esportiva Amir Somoggi apresentou a edição 2013 de seu estudo anual Finanças dos Clubes Brasileiros. Para ele, o desequilíbrio é a marca desse ano, com os clubes trabalhando de forma alavancada, com forte aumento dos custos do futebol contra um baixo crescimento das receitas, conforme vocês verão integralmente nesse post.
O pequeno crescimento das receitas foi atenuado pelo volume das operações de transferências de atletas, que, apesar disso, ficaram fortemente concentradas em poucos clubes e atletas.
Segundo Amir, o “aumento dos déficits dos clubes comprova a falta de equilíbrio entre as receitas e despesas, não apenas com os custos com futebol, mas também em suas despesas administrativas e principalmente despesas financeiras. Os clubes buscam nos empréstimos recursos para financiar suas atividades, aumentando seu endividamento e consequentemente suas despesas”.
Indo além, ele concluiu que a bolha financeira de nosso futebol é uma realidade, e deve ser enfrentada com “austeridade e racionalidade” nas decisões a serem tomadas futuramente, concluindo que “os grandes clubes brasileiros precisam rever seu modelo descontrolado de gastos e sem viabilidade comercial. As receitas geradas não são suficientes para o tamanho de suas despesas”.
Vamos, então, ao estudo, que considera sempre os 20 maiores clubes em receitas de cada ano. Atlético Paranaense e Bahia não haviam apresentado seus balanços até o final do trabalho e por isso ficaram fora dessa análise.

Receita total dos maiores clubes brasileiros
Os 20 maiores clubes em receitas do Brasil apresentaram um faturamento conjunto de R$ 3,1 bilhões em 2013, praticamente o mesmo valor registrado em 2012. Esse resultado representou um crescimento de 0,2% em um ano.
Desde 2003 os 20 clubes em receitas do Brasil viram suas receitas crescerem 375%. O resultado de 2013 foi o que teve o pior crescimento de toda a série histórica, somente melhor que 2006, quando houve retração das receitas.
 

A distribuição das fontes de receita
O ano de 2013 foi muito impactado pela redução das receitas de TV, por conta das luvas recebidas pela Rede Globo em 2012 e que não se repetiram em 2013. Por outro lado houve um aumento substancial das receitas com transferências de atletas que contribuíram decisivamente para o pequeno aumento das receitas em 2013.
Com isso houve uma mudança na participação das fontes de receitas com queda das Cotas de TV e aumento das transferências de atletas. Um destaque positivo foi o aumento da bilheteria de alguns clubes, que possibilitou que essa fonte crescesse em participação em 2013.
 


Receitas sem transferências de atletas
Analisando o crescimento das receitas dos maiores clubes brasileiros sem o impacto das transferências dos atletas é possível ter uma visualização mais exata do crescimento operacional dos clubes.
Os clubes analisados viram suas receitas sem as transferências de atletas caírem em -2%, o pior resultado em toda a série histórica.
 


Custos do Departamento de Futebol
Em 2013, os custos com futebol dos clubes analisados atingiram R$ 2,3 bilhões, contra R$ 1,9 bilhão de 2012, um crescimento de quase 20%. No mesmo período as receitas cresceram apenas 0,2%.
Esse valor de 2013 representa 73% das receitas. Em 2012 o indicador era de 62%. Os custos com futebol dos clubes não param de subir, realidade verificada desde 2003. Enquanto as receitas no período cresceram 375% os custos com futebol se elevaram em 452%.
Nas receitas dos clubes há mais de R$ 700 milhões em transferências de atletas, que trouxeram um certo equilíbrio ao indicador. Em 2012 foram as luvas da Globo que equilibraram os números.
 

Superávits/Déficits do exercício
Os clubes fecharam com grandes perdas em 2013, um total de déficits de R$ 258,4 milhões. Uma piora de 186% em relação a 2012.
Nos últimos 3 anos, os 20 clubes somaram R$ 726 milhões em déficits, nos últimos 6 anos R$ 1,8 bilhão e desde 2003 tiveram perdas acumuladas de R$ 2,5 bilhões.
 

Dívida total dos clubes
As dívidas dos clubes analisados somaram R$ 5,1 bilhões, um aumento de 6% em comparação com 2012, quando as dívidas foram de R$ 4,8 bilhões.
Isso foi ocasionado pela apresentação de nossas dívidas dos clubes em 2012 em seus balanços de 2013. Os números de 2012 foram reapresentados e isso fez com que as dívidas de 2011 para 2012 crescessem em 25%.
Em 3 anos as dívidas desses clubes cresceram 33% e desde 2003 aumentaram em 415%.
 

Dividas fiscais dos clubes
As dívidas fiscais dos clubes analisados somaram R$ 2 bilhões, um aumento de 11% em comparação com 2012, quando as dívidas foram de R$ 1,8 bilhão.
Em 3 anos as dívidas fiscais desses clubes cresceram 33% e atualmente representam 40% do total de suas dívidas.


 
Todos os direitos reservados ao GLOBO.COM

domingo, 4 de maio de 2014

Vitória de Francisco José Junior em Mossoró fortalece Robson Faria

Política - Mossoró - RN

Francisco José Júnior é eleito prefeito de Mossoró

O candidato Francisco José Júnior (PSD) venceu a eleição suplementar para a Prefeitura de Mossoró. Com 95,54% das urnas apuradas, candidato já somava 65.554 votos, não podendo ser alcançado por nenhum dos adversários. No fim da apuração, o candidato somou 68.915 votos.

Francisco José Júnior é o novo prefeito de MossoróFrancisco José Júnior é o novo prefeito de Mossoró

Em uma eleição marcada pela tranquilidade nas ruas, a Justiça Eleitoral apurou denúncias sobre possíveis crimes, como compra de votos e propaganda irregular. No entanto, de acordo com o juiz José Herval Sampaio, nada foi constatado - três pessoas chegaram a ser detidos, mas foram liberados em seguida.

Após a totalização dos votos, o candidato do PSD comemorou e garantiu que vai manter a mesma postura adotada quando exerceu o cargo de prefeito de maneira interina. "O povo reconheceu, apoiou, e, se antes tínhamos esse reconhecimento sendo colocados (no cargo) pela Justiça, agora aumenta a responsabilidade sendo colocado pelo povo", disse o candidato.

De acordo com Francisco José Júnior, não haverá retaliação aos adversários e, a partir de agora, "ele será o prefeito de todos os mossoroenses". "Tentarei ao máximo para fazer por merecer essa brilhante vitória", disse.

Confira o resultado final da eleição:


Franciso José Júnior (PSD)- 68.915 votos (88,32% dos votos válidos)
Larissa Rosado (PSB) - 37.053 votos*
Cinquentinha (PSOL)- 3.825 votos (4,9% dos votos válidos)
Josué (PSDC) - 3.025 votos (3,88% dos votos válidos)
Gutemberg Dias (PCdoB) - 2.265 votos (2,9% dos votos válidos)

Abstenção - 30.429 (18,45%)
Comparecimento - 134.511 (81,55%)
Branco - 4.428 (3,29%)
Nulos - 52.053 (38,7%)

*A validação dos votos de Larissa Rosado depende da decisão sobre o registro da candidatura.